Home / Natureza / Como Anda um Urso?

Como Anda um Urso?

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre os ursos, esses animais grandes e de aparência tão fofa apesar de ferozes. Por isso fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação tá joia?

Nome Científico dos Ursos

São conhecidos cientificamente como Ursidae. 

Fazem parte da família dos mamíferos que andam com os dedos dos pés e os cinco ossos anteriores dos pés apoiados no chão. 

São animais de porte grande, e tem alimentação baseada na carne de outros animais, dentro do grupo estão os ursos e também os pandas.

Curiosamente os pandas já foram classificados como ursos, depois como Procionídeos, agrupado com o panda ruivo que agora tem a sua própria família chamada de Ailuridae.

O Ailuropoda melanoleuca conhecido também como panda gigante foi agrupado novamente com as novas pesquisas de volta à família ursídeos. 

Características dos Ursos

Grande Urso na Natureza
Grande Urso na Natureza

Podemos citar algumas características que esses animais possuem em comum, como suas garras que não se retraem, seu olfato super aguçado, cauda curta e pelagem densa. Os animais pertencentes à família dos ursídeos na maior parte das vezes consegue ter uma alimentação variada, que engloba proteínas e vegetais, mas maior parte das vezes consome carne.

Dentro do gênero Ursavus podemos encontrar as espécies mais antigas da família dos ursídeos do Miocénico, com grande semelhança com os seus ancestrais também chamados de Hemicyonidae.

Esses animais podem ser encontrados em praticamente todos os continentes do mundo, mas não na África, embora algumas pessoas afirmem terem vistos uma espécie por lá nada foi confirmado, seria essa espécie kerit.

Como Anda um Urso?

Muitas pessoas têm curiosidade sobre como os ursos se locomovem e podemos dizer que isso pode variar um pouco conforme a espécie do animal. No geral podemos dizer que esses animais conseguem percorrer uma distância curta caminhando apoiado em suas patas de trás, por isso alguns americanos começaram a dizer que ursos caminham como homens. Por pouco tempo ficam nesta posição pois facilita com que sintam o cheiro do que está ao redor, além de dar uma visão mais ampla.

Vamos descrever um pouco sobre a locomoção de algumas espécies:

Urso de Óculos

Face do Urso de Óculos
Face do Urso de Óculos

Assim como animais terrestres andam com os dedos dos pés e com a planta apoiados no chão, com apenas as patas traseiras podem correr também. Essa espécie também consegue escalar, além de nadar muito bem. É um animal de muitas atribuições.

Urso Beiçudo

Urso Beiçudo na Natureza
Urso Beiçudo na Natureza

Assim como os seres humanos, esses animais também são Plantígrados, são animais bem fortes e pesados.

Urso do Sol

Urso do Sol no Tronco
Urso do Sol no Tronco

São animais de músculos fortes, toda essa musculatura fortificada torna possível que ele possa ficar em pé apoiado apenas nas patas traseiras. Importante dizer que as patas de trás possuem cinco dedos cada.

É curiosamente também a espécie menor, adultos podem alcançar algo em torno de 1,20 a 150 m e pesar entre 27 e 80Kg. Possuem grandes patas, que apesar de bem almofadadas não possuem pelagem, alguns estudiosos garantem que a razão para isso se deve ao fato de conseguirem escalar árvores com facilidade.

Urso Negro Asiático

Urso Negro Asiático no Tronco
Urso Negro Asiático no Tronco

Um urso de fácil adaptação mesmo que tenha as patas de trás quebradas ainda conseguem escalar árvores com maestria. Comparados com os ursos polares, por exemplo, esses animais possuem o corpo mais preparado para escaladas, por outro lado possuem as patas de trás um pouco fracas, também menores que a de outros ursos.

Saiba que esses fazem parte de uma espécie com mais facilidade de serem bípedes como os homens, possuem mais resistência para ficar em pé por mais tempo, e conseguem caminhar assim por cerca de 403 m.

Nas patas da frente seu calcanhar é mais almofadado do que outras espécies de ursos. Uma curiosidade é a respeito das garras desses animais, muito habilidosas para cavar e também escalar, nas patas da frente as garras são um pouco mais alongadas e alcançam cerca de 30 a 45 mm, nas patas de trás medem cerca de 18 a 36 mm.

Urso Negro Americano

Face do Urso Negro Americano
Face do Urso Negro Americano

Esses animais também conseguem ficar eretos e caminhar se apoiando nas patas de trás, essas são um pouco mais compridas 13 a 18 cm, as da frente são ligeiramente menores. Cada pata desse animal possui 5 dedos e com garras que não se retraem, servem para escalar árvores, raspar e cavar o chão, rasgar presas e etc. Com patas fortes, um golpe aplicado com sua pata de trás pode ser o que basta para matar um veado já adulto.

Embora seja um urso bem grande e pesado, podem ser ao mesmo tempo bem ágeis. Com facilidade podem subir em árvores para escapar de predadores, isso devido a sua musculatura forte no tronco e as suas garras. Esses também podem nadar até 55km por hora, como um exímio nadador que consegue atravessar um lago, por exemplo.

Urso Polar

As patas desse animal foram perfeitamente pensadas para andar pelo Ártico. São patas grandes que podem alcançar até 31 cm, dessa forma o peso desse curso é distribuído sob seus pés, mesmo quando caminham por camadas finas de gelo. Na hora de nadar também não perde em nada, suas patas da frente funcionam como pás enormes, e as de trás funcionam como lemes. Suas garras também são eficientes para fazer tração no gelo.

Como dissemos que os ursos polares são bons nadadores além de sua força são capazes de nadar por muitas horas e por bastante tempo. Existem estudos que mostram ursos que nadaram sem parar por 100 km. Nadando por alcançar uma velocidade de 10 Km/h.

Também se equilibram bem em pé sob as patas de trás. Podem correr cerca de 50km /h, também subir em árvores como os outros.

Urso Panda

Urso Panda Comendo Planta
Urso Panda Comendo Planta

O Urso Panda é um animal bem pesado, o mais pesado da espécie, possui grandes ossos que são bem resistentes.

Olhando de frente você percebe que é um animal muito forte, inclusive com patas fortes e dentes fortes. Curiosamente as patas de trás não são tão fortes como as da frente, por esse motivo talvez seja mais lento que os outros. Vivendo na natureza não se movimentam mais do que 20 metros por hora.

Veja também

Animais e Plantas

Qual é a Relação entre os Animais e as Plantas?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o ambiente que vivemos, se você gosta de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.