Home / Natureza / Como Conservar Uma Rosa Cortada

Como Conservar Uma Rosa Cortada

As rosas são flores que simbolizam o amor, e por isso, servem como um excelente presente nas mais diversas culturas ao redor do mundo. Porém, por se tratar de uma flor frágil ela tende a durar pouco tempo após ser cortada de sua raiz.

Por conta dessa fragilidade, muitas pessoas se questionam sobre como conservar uma rosa cortada por mais tempo dentro de suas casas. Assim, é possível mante-la bonita, aberta e linda de maneira mais duradoura!

Portanto, no artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre a rosa e dar algumas dicas de como conserva-la cortada por mais tempo. Continue lendo para aprender alguns truques simples que te ajudarão muito na próxima vez que você comprar ou ganhar uma rosa.

Forma de Cortar o Caule – Como Conservar a Rosa Cortada

Antes de mais nada, é importante destacarmos que o processo de cuidado começa desde a hora do corte do caule. Isso porque a maneira com que o caule da rosa é cortado irá influenciar diretamente na sua “durabilidade” pós-corte.

Por isso, certifique-se de que o caule da flor será cortado na diagonal, e nunca na horizontal. Essa atitude por parecer extremamente simples (e é), mas ela é extrema importância para facilitar a absorção de água pela planta. Isso porque ao cortar o caule na diagonal você estará facilitando essa absorção.

A Parte Submersa Influencia na Hora de Conservar a Rosa

A ideia de que “quanto mais água para a planta, melhor” nem sempre está certa, isso porque a única parte que precisa estar submersa na água é o caule. Logo, você deve retirar todos os espinhos e folhas que estão localizados ao longo do caule (pelo menos a parte que estará na água).

Isso ajuda a deixar a planta mais leve, facilita a absorção de nutrientes e ao mesmo tempo faz com que ela fique mais bonita, já que as folhas não ficarão com excesso de água internamente e parecerão mais vivas.

Aspirina Com Açúcar Para Conservar a Rosa

Algumas receitas na internet prometem fazer com que as flores durem mais após o corte; além disso, algumas receitas são tão famosas que são passadas de geração em geração, essas são ainda mais confiáveis!

Por isso, anote a receita a seguir para que sua rosa cortada fique conservada por muito mais tempo:

  • Uma colher de chá de açúcar;
  • 1/2 colher de café de água sanitária;
  • 1 aspirina;
  • 1L de água.
    Aspirina Com Açúcar Para Conservar a Rosa
    Aspirina Com Açúcar Para Conservar a Rosa

Pronto! Essa é a água na qual sua flor deverá estar para que ela dure muito mais tempo depois de cortada. Lembre-se que a receita é proporcional, então se você utilizar apenas 0,5L de água todos os outros ingredientes deverão ser reduzidos à metade.

Essa receita funciona pois o açúcar, a água sanitária e a aspirina irão aumentar a concentração da água, e por um processo de osmose ela tende a passar apenas na quantidade necessária para a flor, o que fará com que ela se conserve por muito mais tempo e fique leve e firme.

Troque a Água Para Conservar a Rosa Cortada

Conservar a Rosa Cortada
Conservar a Rosa Cortada

Um erro muito comum da maioria das pessoas é por a rosa cortada na água e nunca mais troca-la, afinal, a água não muda, né? A verdade é que ela muda sim! Com o passar dos dias a água tende a ficar mais suja e perde os nutrientes que deverão ser oferecidos para a planta.

Por isso, é de extrema importância que você troque a água da sua rosa de 2 em 2 dias; da mesma forma a receita anterior tende a durar cerca de 2 dias e também precisa ser trocada para que a planta fique conservada por mais tempo.

O Ambiente em Que  a Rosa Está

Além do vaso precisar estar bem limpo, o ambiente em que a rosa está também influencia muito na sua durabilidade. Isso porque como qualquer planta, a rosa precisa de um ambiente propício para o seu desenvolvimento; e no caso de ela já estar cortada, um ambiente propício para que ela dure mais mesmo após o corte.

Algumas Dicas Muito Úteis São:

  • Não deixar a rosa perto de frutas. As frutas liberam gás etileno, e ele é muito prejudicial, já que deixa a flor com um aspecto amarelado e com certeza acelera o processo de oxidação;
  • Não molhe as pétalas. Ao ter contato a água, a tendência é que as pétalas apodreçam com o tempo. Se você é o tipo de pessoa que gosta de guardar a flor mesmo depois de murcha, com certeza molhar as pétalas não é uma opção;
  • A temperatura é outro fator muito importante na conservação da rosa. Ela deve estar entre 10°C e 20°C, já que tanto o excesso de frio quanto o excesso de calor são muito prejudiciais para a conservação da flor.

Essas dicas com certeza deixarão o ambiente da sua rosa mais saudável e farão com que ela dure mais após ser cortada; por isso, não meça esforços para atender a todos os requisitos anteriores na hora de cuidar da rosa.

Tesoura Para o Corte

Mais uma vez, o corte é muito importante na hora de definir o quanto sua flor irá durar. Por isso, utilize sempre uma tesoura específica para rosas e lembre-se de cortar na diagonal; ambas as ações farão com que a flor dure bem mais, pois elas evitam a proliferação de bactérias ao redor do caule da planta.

Muitas vezes ao cuidar de uma planta cometemos erros que nem percebemos, e com certeza após ler esse artigo você descobriu que cometia muitos erros na hora de conservar sua rosa recém cortada! Mas não se preocupe, da próxima vez que você tiver uma rosa, basta seguir essas dicas de conservação e você notará a grande diferença na saúde e durabilidade da planta.

Ficou interessado nesse assunto e quer saber um pouco mais sobre as rosas? Não se preocupe! Você também pode ler em nosso site: Como plantar rosas pelos galhos. Assim, você começa sua própria plantação e todo o processo ficará muito mais divertido; afinal, nada melhor do que cuidar de uma planta que você viu crescer!

Veja também

Agapanto no Vaso

Agapanto Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Flor

Essa linda flor que esbanja beleza por vários jardins, é nativa da África do Sul. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *