Home / Natureza / Quais os Sintomas de Intoxicação Por Produtos de Limpeza?

Quais os Sintomas de Intoxicação Por Produtos de Limpeza?

Itens domésticos comuns, como produtos de limpeza, detergente, suprimentos para automóveis e tinta, podem conter produtos químicos perigosos. Aqui estão algumas dicas para armazenar e manusear essas substâncias com segurança, de forma que principalmente não sejam ingeridos e causem intoxicação.

Sintomas De Intoxicação Por Produtos De Limpeza

Produtos para lavar a roupa: entre os componentes estão enzimas (conforme observado pelos nomes “catiônicos”, “aniônicos” ou “não iônicos” no rótulo) para tirar as manchas e a sujeira moída. Detergentes catiônicos certamente irão intoxicar qualquer um que ingerir este produto.

A intoxicação se ingerido poderá causar náusea, vômito, choque, convulsões e coma. Detergentes “não iônicos” provocam menos problemas, mas ainda assim podem causar irritação nos olhos, na pele ou outros efeitos de sensibilização em qualquer pessoa, em especial as mais suscetíveis.

Pessoas que por acaso ingerir quantidades excessivas de produtos detergentes podem sofrer falta de ar ou asma; e esses produtos também podem provocar envenenamentos domésticos por deglutição acidental.

Existem no mercado os chamados produtos multi-uso de inúmeras marcas e componentes que são vendidos para todo o tipo de finalidade. Em geral são itens que contém detergentes, agentes de corte de graxa, solventes e / ou desinfetantes, e merecem especial cuidado e atenção para evitar uso indevido ou ingestão.

Entre os componentes químicos contidos nesses produtos estão amônia, acetato de etileno glicol monobutil, hipoclorito de sódio e / ou fosfato trissódico, entre outros. Conforme a especificação químico contida nesses itens, os efeitos nocivos poderão incluir irritação da pele, olhos, nariz e garganta. E a ingestão casual ou provocada pode causar envenenamento leve a até letal conforme a quantidade.

Alvejante: O alvejante doméstico contém o hipoclorito de sódio químico em diferentes concentrações, variando de 0,7% a 5,25%. Isso indica o quanto de química está contida no líquido misturada a água. Líquido alvejante e vapores de cloro também provocam irritações em olhos, garganta, nariz e pele (inclusive a ponto de resultar em dermatite).

E o alvejante se ingerido, conforme a quantidade, será nocivo a ponto de provocar lesões no esôfago, irritação estomacal, náuseas e vômitos intermitentes.

E atenção: a mistura de alvejantes com outros produtos químicos, eme especial qualquer um que contenha amônia, pode liberar gases nocivos capazes de envenenamento imediato e problemas respiratórios muito graves.

Inseticidas: Os inseticidas contêm alguns dos mesmos componentes químicos usados para combater pulgas e carrapatos. Além da permetrina, outros pesticidas geralmente usados incluem diazinon, propoxur e clorpirifós. Todos esses componentes químicos podem provocar náuseas, vômitos, dores de cabeça e tonturas.

Intoxicação Por Produtos De Limpeza De Cozinha

Detergentes para lavar louça: O principal ingrediente dos detergentes para lavar louça automática e manual é o fosfato. Sabe-se que os detergentes automáticos para lavar louça produzem irritações ou queimaduras na pele e podem ser venenosos se ingeridos.

Os detergentes de louça para as mãos são mais suaves que os para os automáticos. Se ingeridos, podem causar irritação na boca e garganta, náusea, mas não são fatais.

Detergentes Para Lavar Louça
Detergentes Para Lavar Louça

Limpadores de forno: O ingrediente básico dos limpadores de forno é a soda cáustica (que consiste em hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio). A soda cáustica é extremamente corrosiva e pode queimar a pele e os olhos. Pode causar graves danos aos tecidos e pode ser fatal se ingerido.

Limpadores de forno
Limpadores de forno

Limpador antibacteriano: tais produtos usados no combate a bactérias costumam incluir água, uma fragrância, um surfactante (para quebrar a sujeira) e um pesticida. Entre os componentes pesticidas encontrados geralmente estão incluídos o amônio quaternário ou produtos químicos fenólicos. Produtos de limpeza antibacterianos podem irritar os olhos e queimar a pele e a garganta.

Limpador Antibacteriano
Limpador Antibacteriano

Limpador de janelas e vidros: Os ingredientes básicos dos limpadores de janelas/ vidros são amônia e isopropanol. Esses produtos podem ser irritantes para os olhos, pele, nariz e garganta. Se ingeridos, podem causar sonolência, inconsciência ou morte.

Resumo De Outros Produtos De Limpeza Tóxicos

Outros produtos de limpeza que podem causar intoxicações sérias são os usados em banheiros, que estão dentro de garagens para quem tem carro ou moto, produtos usados na sala de estar e no quintal, piscina ou jardim.

No banheiro, é comum limpadores de vaso sanitário, removedores de mofo e bolor. Ambos se ingeridos ou entrados em contato podem trazer sintomas como irritação na pele e olhos ou queimação na garganta, além de trazerem problemas respiratórios graves.

Na garagem é comum anticongelante, tinta látex, óleo de motor, tinta a base de óleo e líquido lavador de pará-brisa. Alguns desses produtos podem ser fatais se ingeridos, pois causam dor de cabeça, náuseas, tontura, fadiga, danos a órgãos como os rins, fígado e coração e cérebro.

Na sala de estar é comum serem utilizados produtos de limpeza para limpar tapetes e estofados, produtos para polimento de móveis e desodorizadores. os produtos para estofados e tapetes podem conter percloroetileno, os para polimento de móveis e os desodorizadores podem conter destilados de petróleo, fenol e aerossóis.

Todos esses produtos usados em sala de estar causam sintomas como irritação na pele, olhos, garganta, pulmões e traqueia, Causam náuseas e vômitos e especificamente os desodorizadores por serem altamente inflamáveis, se ingeridos, causam a morte.

Produtos comuns de quintal, piscina e jardim são comprimidos de cloreto de piscina, algicidas para a piscina, repelente de insetos, herbicidas e iscas para controle de roedores.

Os produtos de piscina citados causam principalmente sérios problemas respiratórios se ingeridos, o repelente para insetos causa irritação nos olhos, pele e garganta e também altera o comportamento, dá confusão mental e perda de coordenação.

Herbicidas causam praticamente o mesmo que os produtos de piscina e o produto de isca para controle de roedores, por ter o produto químico chamado varfarina, causa sangramento interno se ingerido em grandes quantidades.

Prevenções De Intoxicação

Para evitar o risco de acidentes:

  • Mantenha os produtos de limpeza e manutenção fora do alcance das crianças: em locais altos, se possível, ou coloque fechaduras de segurança de portas e gavetas em móveis com pouco armazenamento;
  • Compre apenas produtos perigosos quando você realmente precisar usá-los. Jogue a embalagem na lixeira, não no fogo, pois um vestígio de produto restante pode ser suficiente para causar uma explosão ou incêndio;
  • Deixe os produtos de limpeza e manutenção, jardinagem ou bricolage em sua embalagem original: decantá-los em recipientes de alimentos velhos é uma das principais causas de envenenamento por ingestão;
  • Nunca use dois produtos juntos ou um logo após o outro, por exemplo, bicarbonato de sódio para desbloquear banheiros e água sanitária. As reações químicas causadas pela mistura de dois produtos podem resultar na emissão de gases tóxicos;
  • Leia atentamente as instruções antes de usar um produto.

Veja também

Quando Posso Usar Compressa Quente ou Fria?

Em algumas situações podemos não saber se o ideal é utilizar a compressa fria ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *