Home / Plantas / Framboesa Adubação e Substrato para Planta: Qual o Melhor?

Framboesa Adubação e Substrato para Planta: Qual o Melhor?

Cultivar plantas pode ser algo extremamente interessante, principalmente porque por meio desse cultivo podemos fazer com que o dia a dia seja menos corrido e estressante, já que o ato de cultivar diversas espécies justamente faz com que as pessoas possuam um ritmo de vida muito menos acelerado.

Assim, pensando por esse lado pode ser uma excelente ideia procurar por algumas espécies para cuidar no seu dia a dia, principalmente se existe alguma especiaria que você gostaria de ter em casa, já que você pode justamente plantar por si mesmo, e isso é a parte mais legal de todas!

Dessa forma, podemos dizer que plantar framboesas pode ser uma excelente ideia, já que essa é uma espécie não muito encontrada no Brasil e por isso ter o seu próprio cultivo pode ser uma excelente forma de ter alimentos orgânicos e ainda aproveitar dos benefícios de plantar seus alimentos.

Portanto, neste artigo falaremos de maneira mais profunda sobre o cultivo de framboesa. Continue lendo o texto para saber quais são os melhores substratos e a melhor forma de adubação para essa planta, já que ela é considerada bem diferente da maioria espécies que temos no Brasil, e por isso requer cuidados especiais!

O Solo Ideal para a Framboesa

Antes de mais nada, é importante que você entenda qual é a importância do solo para o cultivo dessa planta, já que ele é um elemento essencial para o cultivo de qualquer espécie, e muitas pessoas não entendem muito bem qual é a função que o solo possui nesse processo.

Dizemos isso porque é nele que a planta se desenvolve, o que significa que ele é literalmente a base para o crescimento da framboesa em todas as suas fases e por isso precisa estar nas condições ideais para essa variedade crescer de maneira plena.

Plantio de Framboesa
Plantio de Framboesa

Em primeiro lugar, é importante que o solo para plantio da framboesa seja bem drenado, caso contrário há uma grande possibilidade de que a raiz da planta acabe ficando encharcada, e isso faz com que a planta morra em um período muito menor do que o natural da espécie.

Em segundo lugar, o solo também precisa ser rico em minerais essenciais para o crescimento da framboesa, já que dessa maneira você fará com que a planta se desenvolva de maneira mais plena e muito mais forte, o que é essencial para ter uma framboesa bonita.

Por fim, é importante utilizar justamente o substrato e a maneira de adubação correta justamente para que o solo possua os minerais de que precisa. Assim, vamos ler um pouco mais sobre isso!

Quando Usar Adubo

Antes de saber qual adubo deve ser utilizado, é essencial que você entenda exatamente quando esse uso deve ser feito, já que dessa maneira não há desperdício de produto e ao mesmo tempo você não corre o risco de acabar gerando uma hipernutrição na planta, o que também não é nada bom.

Assim, vamos analisar agora dois casos que podem ocorrer quando você se deparar com o solo de um pé de framboesa.

  • Solo forte

O solo forte nada mais é do que um solo com uma grande quantidade de nutrientes, ou seja, já é um solo que dá as condições que a planta precisa para crescer de uma maneira natural.

Solo Forte
Solo Forte

Nesse caso, fica claro que não há a necessidade de utilização de adubo, sendo que essa utilização pode até mesmo gerar a hipernutrição que citamos anteriormente, e isso com certeza não é algo interessante para o cultivo da planta.

  • Solo fraco

Por definição, o solo fraco é justamente o contrário do forte: ele sozinho não consegue fazer com que a planta cresça de maneira saudável, e é exatamente por isso que ele precisa de um complemento extra para que tenha tudo o que a planta necessita. Nesse caso, podemos dizer que a aplicação de adubo é necessária para que a planta cresça de maneira saudável.

Solo Fraco
Solo Fraco

Portanto, agora você já sabe exatamente em qual tipo de solo há a necessidade de aplicar adubo. Qual é o tipo de solo que você possui?

Qual Adubo Utilizar

Depois de descobrir exatamente quando deve utilizar o adubo da maneira correta, nada mais certo do que entender um pouco mais sobre qual adubo você deve utilizar no processo de cultivo, já que dessa maneira você não corre o risco de cometer erros em seu solo.

No caso da árvore de framboesa, podemos dizer que o melhor adubo a ser utilizado é qualquer um que possua como base o NPK (10-10-20). No caso da utilização desse tipo de adubo, é sempre importante que você aplique no máximo 25 gramas a cada metro quadrado de terra, já que dessa forma não há chances de causar uma hipernutrição no solo.

Portanto, chegou a hora de investir nesse tipo de adubo caso o solo onde o seu pé de framboesa está instalado seja fraco! Lembre-se de seguir as medidas que passamos para que tudo corra bem com toda a certeza.

Substrato de Calcário

Por fim, também é interessante e importante que você saiba exatamente qual substrato é melhor para o plantio do pé de framboesa. Isso porque o substrato também irá fortalecer a base da planta e, consequentemente, irá influenciar de maneira direta no seu crescimento com o passar do tempo.

No caso do pé de framboesa, é interessante que você utiliza um substrato de calcário quando a planta precisar, já que isso basicamente significa que os níveis de oxigênio no solo onde o substrato foi aplicado serão maiores e isso é muito benéfico para a planta.

Portanto, siga todas essas dicas que passamos e com certeza você terá um pé de framboesa extramente saudável e de dar inveja! Você já tem um pé de framboesa ou vai começar a cultivar um agora?

Gostou do artigo e agora quer aprender um pouco mais sobre cultivo de outras espécies? Sem problema nenhum, pois temos uma grande diversidade de artigos disponíveis para você! Dessa forma, você pode ler também aqui em nosso site: Planta Erica Cultivo, Cuidados, Como Fazer Muda e Imagens.

Veja também

Cactos no Vaso

Para Que Serve o Cacto? O Que Simboliza Cacto?

O reino das plantas prospera onde a luz do sol e a água se interligam. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *