Home / Plantas / Como Plantar Pera a Partir Do Caroço? E Com Galho?

Como Plantar Pera a Partir Do Caroço? E Com Galho?

A pera é uma das frutas mais consumidas em países de clima temperado, e também tem uma grande popularidade aqui no Brasil e outros lugares tropicais. Advinda da pereira, você pode ter uma dessas em casa, no sítio ou na fazenda. No post de hoje lembraremos algumas das características gerais da pera, e também ensinaremos como plantar pera a partir do caroço, ou a partir do galho. Continue lendo para aprender mais!

Características Gerais Da Pera

A pera, é um fruto que vem da árvore pereira, ou pereiro em alguns lugares, que faz parte da família das Rosaceae. Ela é considerada uma das frutas mais importantes e consumidas de países com climas temperados, se tornando popular depois pelo restante do mundo. Outro lugar muito comum de cultivo dessa planta é em regiões serranas com um solo bem fértil. Acredita-se que a origem da pereira seja asiática, mas hoje temos espécies nativas da Europa também.

Além do seu sabor gostoso, a fruta é cheia de benefícios. Alguns desses nutrientes são a vitamina A, B e C, além de sais minerais como o cálcio, enxofre, magnésio, silício, ferro, fósforo, potássio e sódio. A pera segue sendo uma das frutas com maior quantidade de sais minerais existentes. Outra vantagem é que ela é uma fruta com baixas calorias, sendo aproximadamente 50 calorias por 100 gramas da fruta. Logo, ela é muito recomendada para quem está fazendo dietas, por ser facilmente absorvida pelo organismo. No nosso corpo ela trabalha para evitar problemas cardiovasculares, prisão de ventre, inflamações no intestino e até para a formação de ossos e dentes.

Pela boa quantidade de fibras, ela é ótima para manter a saúde do coração em bom estado. Já que ela consegue eliminar os sais biliares, reduzindo assim o colesterol ruim (LDL). De acordo com pesquisas, o consumo de pera sempre reduz o risco de ter um derrame cerebral em até 50%. Essas mesmas fibras também ajudam a diminuir o apetite, ótimo para quem está de dieta. A pera também é rica nos chamados antioxidantes, que trabalham para proteger o organismo dos radicais livres que causam danos celulares, e consequentemente o envelhecimento precoce e alguns outros problemas como câncer. E um outro benefício é para quem tem diabetes, que pode comer a pera sem muita preocupação, já que ela é uma das que tem menor índice glicêmico.

Existem algumas espécies de peras nativas na Europa, mas a maioria segue sendo na Ásia, em especial na China. No Brasil, a maioria das peras consumidas são importadas da Argentina, Chile e de Portugal. Mas, nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul também há cultivos de peras orientais que passaram por algumas mudanças genéticas para se adaptarem. Pouco a pouco o país tenta aumentar sua produção. Essa pera nacional é comercializada nos meses entre janeiro e abril, e o restante do ano são importadas dos países citados.

Seu consumo pode ser feito in natura, como na maioria dos casos, mas também pode ser consumida em doces, tortas, geleias e até mesmo em saladas. Basta usar a imaginação e escolher o tipo de pera certa para o prato.

Veja a seguir a classificação científica da pera e pereira:

  • Reino: Plantae (planta);
  • Clado: Angiospérmicas;
  • Clado: Eudicotiledôneas;
  • Clado: Rosídeas;
  • Ordem: Rosales;
  • Família: Rosaceae;
  • Subfamília: Maloideae ou Pyreae;
  • Gênero: Pyrus.

Como Plantar Pera a Partir Do Caroço? E Com Galho?

Para quem decide plantar uma pera em sua casa, sítio ou fazenda, é preciso escolher primeiramente a espécie a ser plantada. No Brasil existem 3 espécies para serem cultivadas: P. communis L.; P. serotina R. e a P. bretschneideri R. É também preciso considerar o clima do local da cultivação, pois precisam de clima fresco e com um solo bastante fértil. Para realizar o cultivo, pode ser feito através de mudas enxertadas ou do próprio caroço, apesar desse último não garantir a máxima excelência da planta.

Árvore de Pera
Árvore de Pera

A época do plantio é entre julho e agosto, também conhecido como período das águas. O espaçamento varia entre 7×5 metros ou 5×2 metros. Após retirar a semente da pera, é preciso preparar o substrato no qual a semente será estratificada. Uma das formas mais baratas e também simples é usando: filtro de café, dividindo-o em duas partes iguais e umedecendo-os. Você vai utilizar esses papéis para forrar um pote, e colocar as sementes dentro e depois colocar a segunda parte em cima das sementes. Coloque na geladeira por alguns dias até as raízes começarem a nascer.

Depois que ela já estiver desenvolvida, é hora de realizar o plantio. Escolha um vaso de cerâmica com terra vegetal e deixa-a umedecida. Depois é só fazer um buraco pequeno, colocando a semente com a raiz para baixo. Cubra-a com um centímetro de terra e umedeça novamente para que fique acomodada. Para quem quer plantar diretamente no solo, deve ser um plantio em nível, para evitar a erosão. A saturação por bases do solo deve ser em torno de 70%, aplicando então o calcário.

Plantio de Pera
Plantio de Pera

Durante a formação do pomar, é interessante aplicar de 20 a 60 gramas dos nutrienets N, P2O5 e K2O. O nutriente nitrogênio deve ser feito de dois em dois meses, desde o momento da brotação. Em relação a irrigação, é preciso que ela esteja com uma boa umidade, e durante as estiagens da primavera manter o equilíbrio hídrico do solo. As podas são feitas de limpeza, frutificação e também as de formação somente. Para controle de pragas e doenças é interessante usar: cianamida hidrogenada, calda sulfocálcica concentrada, óleo mineral e outros.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre a pera, e também como realizar o plantio dela a partir do caroço ou do galho. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre peras e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Pimenteira-Bastarda

Qual a Árvore Mais Indicada para Plantar na Calçada?

Sabemos da importância das árvores em nossas vidas, elas são essenciais para o meio ambiente, …

Um comentário

  1. Maria Aparecida Sampaio

    Quero saber como plantar a pera através do galho? É possível? Como fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.