Home / Natureza / Animais Que Vivem Em Cachoeiras

Animais Que Vivem Em Cachoeiras

Os seres vivos possuem habitats diferenciados para cada espécie e subespécie. Esses locais, não são escolhidos de forma aleatória e sem motivo. Cada habitat tem a ver com as características físicas, comportamentais e tudo envolvendo esse animal. Um urso polar, por exemplo, com seus hábitos e pelagem grossa não daria certo morando no Brasil, certo?

Os habitats podem ser os mais diversificados possíveis, já que no mundo todo existem regiões completamente diferentes e inovadoras uma das outras. Temos animais que preferem ficar longe da água, e outros que preferem ficar perto. Também temos os que necessitam estar dentro da água, e os que precisam estar fora.

Um desses lugares que apesar de não termos muito conhecimento ou curiosidade, é a cachoeira. Sim, os lugares favoritos para passarmos o dia relaxando ou apenas apreciando a vista quando ela é muito alta, são na realidade, perfeitos para manter diversos animais ali salvos e protegidos. E são sobre esses animais que iremos falar no post de hoje, mostrando como e por que eles vivem em cachoeiras.

Queda de Água ou Cachoeira

A queda de água, cachoeira, salto ou qualquer outro nome regional que ele pode receber se trata de uma formação geomorfológica. Nesse caso, é um curso de água que corre por cima de uma rocha que possui uma composição resistente à erosão. Sendo assim, é formado como se fossem degraus, com desníveis acentuados.

É assim que temos as cachoeiras. Algumas são gigantescas, em que podemos observar apenas de longe, como encontramos nas Cataratas do Iguaçu no Brasil e na Argentina. E outras, são menores, onde podemos nos deliciar tomando banho e curtindo a massagem e relaxamento que a força da água e constância do seu movimento traz.

Existe uma divisão das quedas de água em três categorias:

  • Cataratas: no qual a queda da água é grande e em forma de cortina, quando está em seu nível forte não há nem como ver o que há atras. A força da água é capaz de corroer as rochas na parte inferior da catarata, e formar uma piscina. No Brasil, só existe as do Iguaçu.
    Cataratas do Niagara
    Cataratas do Niagara
  • Salto: essa a queda é ininterrupta e ocorre de uma altura muito grande, por isso o nome. Porém, diferente da catarata, ela cai em forma de esguicho. Existem muitas no Brasil, como o Salto de Sucuriú.
  • Cascata: esse nome é dado pois a queda é desde rochas com inclinações irregulares. Cai no sentido vertical, mas a água vai deslizando de um nível para o outro, uma série de declives acidentados. Há várias pelo Brasil, uma delas é a Cascata Caracol.

Animais que Vivem em Cachoeiras

Ao redor das cachoeiras, é comum a formação de lobos em rochas que estão um pouco acima ou até mesmo abaixo da água. Isso pode ser perigoso para quem esteja se aventurando pelo local e acabe escorregando. Entretanto, esse não é o único perigo que podemos encontrar nessas áreas com cachoeiras.

Muitos alimentos vivem nesses locais, e apesar de alguns não fazerem mal algum aos seres humanos e preferirem ficar escondidos, existem aqueles que quando se sentem ameaçados podem ser muito perigosos. A seguir vamos mostrar cada um desses animais que você dar de encontro em uma cachoeira.

Peixes

Apesar de para alguns ser óbvio, para outros, é uma dúvida que existe. Nas cachoeiras existem sim peixes, normalmente não são de tamanho muito grande. Durante um período do ano quando é o acasalamento, eles fazem como se fosse uma corrida, passando por obstáculos, incluindo as cachoeiras. Esse fenômeno é chamado de piracema.

A maioria não vai te fazer mal algum, e você ainda pode apreciar sua beleza e o fato de estarem nadando bem pertinho de vocês. Eles não tem medo de humanos, então podem até te dar leves beliscadas. Uma aventura super legal.

Rãs e Sapos

Sapo Parado em Chão de Terra Batida
Sapo Parado em Chão de Terra Batida

Os anfíbios também gostam muito de locais com cachoeiras. Isso porque tem muitas pedras e locais para se esconder, além, é claro, da proximidade da água. Esses animais preferem se esconder dos humanos, e fazem um bom trabalho com sua camuflagem e esconderijo, porém, existem espécies que são perigosas.

Algumas rãs são venenosas desde sua pele, logo só contato pode causar algum efeito negativo. Elas tendem a terem cores mais chamativas, para alertar quem está próximo. Por isso, sempre cuidado ao andar por esses locais. Recentemente, descobriram uma espécie de rã que se camufla com as cachoeiras.

Cobras e Serpentes

Cobra Enrolada de Boca Aberta
Cobra Enrolada de Boca Aberta

Dependendo da localização em que você esteja e também o tipo de vegetação e rochas que estão ali por perto, pode ser que você encontre mais que peixes. Cobras e serpentes são comuns em lugares rochosos, pois é onde elas tem o costume de se esconder. Apenas algumas espécies brasileiras vivem em rios com cachoeiras.

Algumas não aparentam ser perigosas como achamos, pois tem receio de humanos. Lugares em que há ocorrência de cobras normalmente não são abertos para visitação. Então não tente se aventurar sozinho por lugares que você não tem certeza se são bons para banho. O perigo pode estar a meio metro de distância.

Esperamos que o post tenha te ajudado a aprender mais sobre os animais que vivem em cachoeiras. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajudar. Você pode ler mais sobre animais em determinado habitat (como por exemplo, Animais que vivem no campo) e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Quanto Tempo Demora para Sair o Vírus da Cinomose?

Ter um cachorro em casa com certeza é algo que faz parte da rotina da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *