Home / Natureza / Qual a Diferença de Onça e Leopardo?

Qual a Diferença de Onça e Leopardo?

Hoje vamos falar um pouco sobre a onça e sobre o leopardo, fique até o final para não perder nenhuma informação.

Onça Pintada

Um animal da família dos Felídeos e é considerado o maior da sua espécie na América, a onça pode pesar até 135 Kg. Um animal grande, muito forte e possui uma mordida muito potente, aliás considerada a mais potente entre os felinos. A onça se alimenta de tatus, queixadas, veados, capivaras, caititus, jacarés e outros.

A onça esturra assim como os tigres e leões, são sons fortes e ameaçadores.

Características da Onça Pintada

Onça Pintada na Natureza
Onça Pintada na Natureza

A onça possui uma coloração toda especial em sua pelagem, a cor amarelo puxado para o dourado e com manchas pretas em suas patas, no pescoço e na cabeça. Além disso, possuem uma espécie de pintas em formato de pequenas rosas com alguns pontos pretos dentro, elas aparecem nas costas, nos flancos e também nos ombros.

Leopardo

Leopardo na Natureza
Leopardo na Natureza

Cientificamente chamado de Panthera pardus costuma aparecer na África e na Ásia, também possuem manchas parecidas com rosetas, mas essas não possuem pontos do lado de dentro. É possível encontrar animais completamente negros, são animais com mais melanina na pele. Ainda nesses casos dependendo da luz é possível ver algumas pintas.

Também faz parte da família dos Felídeos, onde também se encontram o tigre, o leão e a nossa onça pintada.

Exímios caçadores e também com uma habilidade incrível de escalada em árvores. Essa é uma habilidade muito importante para o leopardo, pois dessa forma ele pode carregar seu alimento até a parte mais alta das árvores onde pode comer sem medo de ter sua comida levada por outro animal. 

São animais que vivem cerca de 10 a 12 anos na natureza, mas em cativeiro pode se estender entre 21 a 23 anos em cativeiro.

Característica do Leopardo

Um animal de grande porte e com uma coloração de pelagem que pode variar entre um amarelo mais claro até um laranja mais para o vermelho, além de manchas negras na pele. Por este motivo muitas pessoas acabam o confundindo com outros animais do mesmo gênero, também possuem rosetas.

Como dissemos, as rosetas da pele desse animal não possuem pontos pretos do lado de dentro, além de serem rosetas menores e também mais perto uma da outra.

Um pouco menos pesados que a onça, porém grandes e podem pesar 90 Kg, e podem medir até 2 m de comprimento total.

Esse tamanho pode variar de acordo com a região que o animal é encontrado, os animais vistos em desertos e montanhas costumam ser menores que os que vivem em grandes florestas ou Savana. Outra curiosidade interessante é que os animais machos são maiores que as fêmeas da mesma espécie.

Possuem um pescoço alongado, patas mais curtas e uma longa cauda, esse formato facilita que o leopardo mantenha seu equilíbrio. Em suas patas possuem fortes garras, que também são bem afiadas e que podem se retrair.

Saiba que são animais que não costumam viver em bandos, fazem tudo mais sozinhos e são mais ativos durante a noite.

São animais territorialistas e por isso utilizam fezes, urina e marcas de suas garras para garantir o seu espaço. São capazes de rugir.

Extremamente rápidos, podem alcançar cerca de 60 km/h. Saltar também é uma baita habilidade, na horizontal podem saltar cerca de 6 m de distância, já na vertical são capazes de alcançar 3 m de distância. São exímios caçadores, isso se deve ao fato de ter os sentidos muito apurados, como a audição, a visão atreladas a agilidade.

Os principais predadores desses animais são as hienas, os leões e os cachorros selvagens.

Qual a Diferença entre Onça e Leopardo?

Ambos são felinos, possuem um grande porte, excelentes predadores, também possuem a pele pintada e são muito semelhantes. E agora?

Por esses motivos, muitos acabam confundindo os dois animais, e até acreditam que são da mesma espécie.

As Onças São Maiores e Mais Assustadoras

As onças são encontradas na América do Sul e na América Central, onde comumente são encontrados os maiores animais da espécie, já os leopardos habitam na Ásia e na África e apesar de grandes são menores que as onças.

As onças além de um maior porte são mais rechonchudos que seus colegas leopardos, enquanto as onças pesam até 110 Kg, os leopardo pesam até 80 Kg.

As onças pintadas têm dentes grandes, maxilar musculoso e possui a mordida mais potente de todos os maiores felinos.

Essa diferença no maxilar de ambos acontece pois vivem em lugares diferentes, portanto enfrentam presas diferentes também.

Tanto as onças como os leopardos são bons na hora de nadar, mas especialmente as onças gostam muito de estar dentro da água, incluindo em sua dieta anacondas e crocodilos. Inclusive esses animais são também ótimos predadores, e não são fáceis de serem dominados.

Já os leopardos tendem a evitar entrar na água, animais como os crocodilos não fazem parte de seu cardápio favorito, tem preferência por mamíferos e veados.

Personalidade da Onça e do Leopardo

Além das características físicas, em personalidade também são diferentes.

As onças se sentem como reis, possuem uma personalidade arrogante.

Não é comum que elas partam imediatamente para cima de um ser humano, mas certamente abusará de seus rugidos e rosnados para afastar o perigo.

Já os leopardos não gostam muito de “conversa” e não tem personalidade arrogante. Eles estão constantemente muito ligados aos seus predadores perigosos, como é o exemplo do leão.

Embora menos fortes que as onças, elas são mais leves e ágeis subindo árvores, por exemplo. Arrastar um grande animal não é tarefa difícil para ele.

Como citado acima, outra forma de diferenciar um do outro é observando a sua coloração e variação de suas manchas e pintas.

Ambos podem ser totalmente negros, conhecidos como pantera negra. Isso acontece devido ao excesso de melanina na pele.

Veja também

Mulher ao Lado das Bananas

Quantas Bananas se Pode Comer por Dia?

Se você adora comer bananas e esse título chamou a sua atenção, fique conosco até …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.