Home / Plantas / Pêssego Marli: Calorias, Benefícios, Nome Científico e Fotos

Pêssego Marli: Calorias, Benefícios, Nome Científico e Fotos

O pêssego marli é uma fruta vigorosa de bom sabor e benéfica, como as outras variedades de pêssegos. E vamos descobrir os benefícios que essa fruta pode trazer para nós:

Características do Pêssego Marli

Uma fruta vigorosa cujo nome científico é o mesmo que os de todos os outros pêssegos: prunus persica. É uma fruta de tamanho grande, sabor doce com leve adstringência, forma cônica, sutura desenvolvida e pequena ponta.

A película é esverdeada e um pouco avermelhada/rosada, e a polpa é semi-livre, meio verde com manchas rosadas e esbranquiçadas ao redor do caroço. Sua floração ocorre na segunda quinzena de agosto, podendo em alguns anos estender-se até o início ou meado de setembro (hemisfério norte);  corresponderia a fevereiro ou março no hemisfério sul, clima não apropriado pra esse tipo de cultivo.

O peso médio do fruto é superior a 100g com cerca de 50 calorias. Maturação inicia-se na primeira ou segunda semana de dezembro. Tem uma produtividade alta, pois pode produzir mais de 40 Kg. Sua necessidade de frio é alta, estimada em torno de 300 horas.

Pêssegos marli são pobres em ácido, permitindo que sua doçura natural seja mais pronunciada. Sua pele é difusa e cremosa, como dito antes de cor esverdeada e branca com blushes de vermelho e rosa. Quando madura e à temperatura ambiente, a fruta liberta aromáticos doces. Tal como os pêssegos e nectarinas de polpa amarela, a quantidade de tons de vermelho ou rosa na pele será diferente em cada variedade, mas não influencia a maturação.

Os pêssegos marli são ricos em vitamina C, fibra alimentar, vitamina A, niacina e potássio. Pêssegos marli, assim como os brancos podem ser substituídos por pêssegos amarelos em receitas frescas. Os pêssegos marli têm um sabor e textura muito mais delicados. Por causa disso, eles tendem a desmoronar quando cozidos. Use estes pêssegos em receitas onde há muito pouca necessidade de cozinhar.

Pêssego Marli

Esses pêssegos são maravilhosos frescos fora de mão ou cortados em frutas e saladas verdes. Sirva ao lado de carnes grelhadas ou picado em cima de tacos de peixe para uma salsa doce. Como sobremesa, os pêssegos marli são ótimos quando combinados com creme fresco ou iogurte.

Benefícios para a Saúde dos Pêssegos Marli

Os benefícios que trás o pêssego marli não são muito diferentes dos benefícios que as outras variedades de pêssego trazem. Mesmo assim, vamos citar esses benefícios que derivam do consumo desse curioso tipo de pêssego:

Propriedades antioxidantes e anticancerígenas: Na casca e carne do pêssego marli estão contidos em várias substâncias antioxidantes tais como o beta-caroteno, zeaxantina, vitamina E, vitamina C, ácido clorogênico e vários compostos fenólicos que impedem o dano oxidativo exercendo efeitos benéficos tanto no sistema cardiovascular como na prevenção de tumores.

Ajuda a hidratar e é refrescante: O pêssego marli é uma fruta ideal para evitar a desidratação devido à transpiração excessiva do período de verão, graças ao alto teor de líquido também ajuda a saciar a sede.

Reduz a pressão arterial: Esta propriedade do pêssego é devida ao potássio contido, que é capaz de equilibrar a pressão arterial e favorecer a eliminação do excesso de líquidos.

Estimula as defesas imunitárias: A vitamina C contida no pêssego marli fortalece o sistema imunológico e protege contra o ataque de vírus e bactérias.

Ajuda na redução do colesterol ruim: A fibra contida nos pêssegos marli juntamente com os compostos fenólicos presentes na casca são úteis no caso do colesterol elevado, pois ajudam a reduzir os seus níveis, em particular baixando o chamado colesterol ruim.

É diurético: Graças à presença de potássio, o consumo de pêssegos marli estimula a diurese, neutralizando a retenção de água e a celulite e mantendo os rins saudáveis.

É útil para manter a saúde ocular: O pêssego marli contém um antioxidante, a luteína,  que é ótimo para o bom estado principalmente da retina do olho, pra proteger contra danos da radiação de luz. Por essa razão, comer alimentos ricos nessas substâncias promove olhos saudáveis.

Neutraliza a constipação: Pêssego marli contém uma boa quantidade de fibras como todo pêssego, o que ajuda a estimular o trânsito intestinal e desintoxicar de toxinas. É, portanto, um bom alimento para comer fresco e combater a constipação.

Facilmente digerível: O pêssego marli é uma fruta que digere facilmente para que ela possa ser consumido por aqueles que sofrem de indigestão, como mulheres grávidas e crianças graças ao seu sabor doce e suculento.

Para se beneficiar das propriedades dos pêssegos marli, aconselhamos a consumi-los frescos, firmes e mantê-los na geladeira por não mais que 3-4 dias. O ideal seria consumi-los como lanche.

Os pêssegos marli também são usados em cosméticos porque tornam a pele nutrida e aveludada. Para preparar uma máscara facial de pêssego marli, você precisa de um pêssego marli maduro, uma colher de sopa de leite de amêndoa sem açúcar e uma colher de chá de óleo de amêndoa.

Basta cortar o pêssego em pedaços e colocar tudo no liquidificador. Espalhe no rosto e deixe por 20 minutos. Sua pele será macia e radiante!

Pêssegos: Contra-Indicações e Potenciais Efeitos Negativos

Não há contraindicações específicas para o consumo de pêssegos marli, exceto para aqueles que são alérgicos a essa fruta. O único cuidado é tentar consumi-los longe das refeições principais, pois poderia causar fermentações se consumidas juntamente com carboidratos e produtos lácteos.

O caroço de pêssego marli é tóxico como o de todo pêssego, pois contém amidalina, uma substância prejudicial quando em contato com as enzimas da flora bacteriana. Você encontrará mais informações pertinentes ou interessantes sobre pêssegos em diversos outros artigos em nosso blog.

Veja abaixo uma pequena lista de artigos sobre pêssegos que também deve interessá-lo:

Veja também

Como Plantar, Cuidar da Planta Gabiroba e Fazer Mudas

Você possui algum conhecimento a respeito da fruta em questão? A gabiroba — ou goiaba …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *