Home / Plantas / Quanto Tempo Demora Para um Pé de Nêspera Dar Frutos?

Quanto Tempo Demora Para um Pé de Nêspera Dar Frutos?

A nêspera japonesa é uma árvore de tamanho médio, que geralmente não ultrapassa os 10 metros de altura, e mais comumente alcança apenas 5 ou 6 metros, desde que seja permitida a cultura livre. Esta planta pode viver entre 30 e 50 anos. Mas após semeá-la, quanto tempo terá de esperar pra se beneficiar da primeira frutificação?

Fatores Que Condicionam O Crescimento

A verdade é que as condições em que uma nêspera cresce, como temperatura, características do solo, luminosidade, umidade, os efeitos de pragas e doenças, poda e danos causados ​​pelo vento, etc. Eles influenciam muito o desenvolvimento da árvore, tornando-a mais rápida ou mais lenta, uma vez que essas condições são mais ou menos próximas dos valores ideais para essa espécie.

Além disso, cada variedade (das muitas que existem) tem hábitos de crescimento ligeiramente diferentes, por isso também será necessário informar sobre isso para que não nos pegue de surpresa, o que não é de nosso interesse. Isso deve ficar claro, pois aqui vamos falar sobre o que é preciso para cultivar uma nêspera em condições ótimas ou, pelo menos, muito perto delas.

Sem pretender que os dados apresentados aqui sejam o ideal para todas as variedades, espera-se que se aproximem do que se pode esperar da maioria, desde que não haja nenhum problema que impeça seu crescimento normal. Em geral, no primeiro ano de vida, a nêspera pode atingir facilmente 30 cm de altura, passando no segundo ano para medir 60 ou 70 cm. Nos anos posteriores, à medida que a taça aumenta de tamanho, o crescimento em altura é reduzido, atingindo 6 anos de idade a cerca de 2 metros de altura.

Quanto Tempo Demora Para Um Pé De Nêspera Dar Frutos?

Como no caso do crescimento, a entrada em produção não pode ser prevista com certeza porque, entre outras coisas, será muito diferente se a nêspera tiver sido enxertada ou se for uma árvore a partir de sementes. No primeiro caso, a entrada em produção costuma ser muito avançada, pois o material que enxertamos geralmente vem de uma planta já adulta e, portanto, está pronto para produzir flores e frutas.

No caso de uma árvore a partir de sementes, sabe-se que a partir do quarto ano já é possível que a nêspera possa produzir as primeiras flores e frutos. A semeadura de nêspera, no entanto, deve ter condições agradáveis ​​para que ele possa se desenvolver adequadamente e se fortalecer antes da chegada do inverno. Caso contrário, se o deixarmos ao ar livre corremos o risco de congelar ou quebrar devido ao vento, neve, etc. (dependendo de sua região de moradia).

Embora isso possa ser facilmente resolvido mantendo-o em uma panela já coberta, a menos que você tenha uma estufa ou o clima local seja quente todo o ano, a nêspera não crescerá enquanto as condições não forem favoráveis. A nêspera pode ser semeada o ano todo se o clima local não tiver estações e for sempre agradável, ou se tivermos um lugar quente e iluminado onde possa crescer, como uma estufa, uma galeria ou até mesmo um peitoril da janela, com boa iluminação.

Melhor Época Para Semear Nêspera

Semear Nêspera
Semear Nêspera

Suponhamos que você viva em uma região com estações marcadas e uma parte do ano em que é frio e mau tempo, e o que se quer é semear a nêspera no lugar definitivo que ocupará no jardim (para não tenha de transplantá-la), ou que pretende germiná-la em algum recipiente primeiro e quando a planta tiver cerca de 15 cm de altura, transplantá-la ao ar livre; como se quisesse realizar todo o processo de germinação ao ar livre.

É necessário saber a que horas as condições serão favoráveis ​​para a germinação e desenvolvimento da árvore. Em zonas temperadas, com estações marcadas, o ideal será semear a nêspera no final do inverno ou no começo da primavera. Deste modo, a planta jovem terá bastante tempo e condições favoráveis ​​(toda a primavera e verão) para crescer vigorosamente e se fortalecer antes da chegada do primeiro resfriado outonal.

Se não o fizer a tempo, também pode plantá-la durante a primavera e até no verão, mas não expor a planta recém nascida ao intenso sol do verão, pois ela pode sofrer queimaduras ou desidratar. Ela crescerá melhor em um lugar iluminado, mas protegido do sol durante as horas mais quentes do dia. Semeando no verão, a nêspera terá menos tempo para crescer antes da chegada do frio, então talvez seja melhor semear em um vaso para poder levá-la a um lugar protegido quando os ventos frios começarem.

Germinando Sementes De Nêspera

Existem várias maneiras de germinar as sementes de nêspera, mas talvez o mais simples e mais eficaz de todos seja o primeiro, usando um recipiente de plástico com tampa (por exemplo, um desses potes de cozinha). Devemos esclarecer que a germinação em potes assim exige que, uma vez germinadas as plantas, realizemos um transplante para um vaso com substrato ou para o solo tão logo seja possível.

Para este processo será necessário: obviamente as sementes, papel absorvente, um pote de plástico com tampa (se for opaco é ainda melhor. O pote pode ser de vidro também), e água. Se não tiver um recipiente opaco (que não deixa passar a luz), pode tentar com uma caixa de papelão ou introduzir o recipiente em um local escuro e quente, como um armário. As sementes de nêspera devem ser extraídas da fruta no momento do processo, pois sementes secas podem perder o poder de germinação.

  • Agora vamos ao passo a passo do processo de germinação:
    Pegue um pote opaco limpo (lave-o com sabão no caso de ter esporos de fungos ou outros micro-organismos que possam infectar as sementes). Uma vez lavados pote e tampa, mantenha fechado para que não receba a poluição do ar;
  • Extraia as sementes das nêsperas e as lave com água até ficarem bem limpas. Estarão limpas quando não puder mais notar os restos de polpa e as sementes não estiverem mais tão escorregadios ao toque.
  • Pegue uma quantidade de papel absorvente para cobrir o fundo do pote com várias camadas (pelo menos 3 camadas fofas). Também funciona com algodão.
  • Derrame água pouco a pouco no papel que está no fundo do pote até que ele esteja completamente úmido. Se formar poças isso significa que adicionou água demais e terá de derramar o excesso fora.
  • Coloque as sementes de nêspera no papel úmido (no centro do pote), certificando-se de que as sementes estejam em um bom contato com o papel. Às vezes, devido à curvatura natural das sementes, podemos ter que girá-las para ter um melhor contato.
  • Pegue pelo menos três outras camadas de papel para colocar em cima das sementes. O ideal é já umedecer esses papéis de cobertura antes de colocá-los no pote. Pressione para garantir que ase sementes estarão em completo contato como os papéis do fundo e de cobertura.
  • Mantenha esse pote agora tampado em um local quente, se possível, a uma temperatura entre 20 e 25° C. É importante que a luz não atinja as sementes, pois a primeira coisa que emerge na germinação é a raiz e não se desenvolve bem na presença da luz.
    Fruto do Pé de Nêspera
    Fruto do Pé de Nêspera

Depois de realizar esse processo, bastará então verificar a condição das sementes a cada 2 ou 3 dias. Para fazer isso, abra o pote (em baixa iluminação) e cuidadosamente levante o papel de cobertura. As sementes estarão germinando se emitirem um apêndice branco, a raiz, saindo da casca. O ideal é deixá-los assim no pote até que a raiz tenha pelo menos 1 cm de comprimento, quando poderá passá-las para um vaso com substrato ou para o chão.

Veja também

Como Cuidar de Cactos Ornamentais, Regar e Fazer Mudas?

O crescente entusiasmo atualmente observado pelo cultivo de plantas ornamentais despertou interesse em plantas exóticas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *