Home / Animais / Ficha Técnica Da Galinha: Peso, Altura, Tamanho E Imagens

Ficha Técnica Da Galinha: Peso, Altura, Tamanho E Imagens

Como é de conhecimento geral, as galinhas são consideradas aves de caráter doméstico e que também fazem parte da Ordem Galliforme, que nada mais é do que a Família Phasianidae.

São animais de porte mediano, que podem ter uma variação acerca de do seu peso – há espécies que possuem 400 gramas e outras que podem atingir até mesmo 6 kg.

Tudo pode variar de acordo com a raça e até mesmo as suas condições de criação. As raças mais tradicionais foram introduzidas em diversas partes do mundo, sendo que isso somente foi possível em detrimento da sua domesticação.

Como não existe qualquer necessidade de terem que fugir de possíveis predadores e o forrageio é devidamente realizado no solo, as galinhas simplesmente acabaram perdendo a capacidade de voar!

As Plumagens E Outras Características De Destaque Das Galinhas!

Os machos, que nada mais são do que os galos são donos de uma plumagem bem colorida em geral, que pode manifestar uma mescla de tons que vão do vermelho, preto, marrom até outras diversas cores.

Já as fêmeas não possuem tais características, sendo que em geral são compostas por uma plumagem de marrom ou branco.

Nos dos casos é possível identificar uma crista, sendo eu essa é universalmente vermelha e  fica posicionada na parte mais alta da cabeça!

Os hábitos das galinhas são também diurnos, por isso é bem recorrente ouvirmos aqui e ali que quando uma pessoa acorda muito cedo, ela “acorda com as galinhas”, ou se a hora de dormir também é bem cedo, então se diz que essa pessoa “dorme com as galinhas”.

Como É A Alimentação Das Galinhas Geralmente?

A alimentação desses animais é basicamente formado por uma mescla de itens, principalmente grãos, folhas, frutos, brotos de arroz, milho e feijão e até mesmo pétalas.

Pode ser também bastante recorrendo o fato delas ingerirem pequenas quantidades de pedras, mas isso na verdade é proposital e não um mero acidente.

Tal comportamento é adotado para ajudar a manter um bom processo de trituração dos alimentos juntos à moela do animal.

Saiba Mais Detalhes Sobre A Criação Comercial De Galinhas!

De maneira geral, a criação comercial de galinhas é mantida em granjas, sendo que nos dias atuais elas são bem grandes e muito mais modernas do que antigamente!

O fato é que nos dias atuais tudo que é proveniente ao animal é devidamente aproveitado, desde a sua carne, até seus ovos e, por fim, as penas!

Se por ventura a galinha vier a acasalar com um galo antes de botar, os ovos também podem hoje em dia ser fertilizados, sendo que deles deverão nascer novos pintinhos.

Já os ovos que são usados na alimentação são aqueles que não passam pelo processo de fertilização, ou seja, eles foram devidamente botados sem a cópula.

Vale salientar que um único ovo pode levar aproximadamente 24 horas para ser produzido e a sua coloração poderá ser também determinada pela raça da galinha.

Por isso, no ambiente das granjas, os avicultores precisam ter o cuidado de dividir as galinhas por aves de postura, ou seja, por produção de ovos, bem como aves de corte (que são destinadas para o consumo de carne) e aves de dupla aptidão (tanto de postura como de corte).

Qual A Diferença Na Criação Das Aves De Corte Das Aves De Postura?

Aves De Corte
Aves De Corte

As aves que são destinadas para a produção de carne precisam ter facilidade no seu ganho de peso, bem como apresentar um crescimento mais uniforme, empenamento precoce e ainda serem de cor branca.

Elas também deverão ter suas pernas mais curtas, serem realmente resistentes a doenças e ainda uma série de outras características.

No caso das aves que são destinadas para se manter uma maior produção de ovos, sejam eles de consumo ou para o processo de incubação, devem também apresentar alguns critérios básicos.

Nesse caso, elas deverão ter uma baixa taxa de mortalidade, elevada capacidade de postura, elevada porcentagem de ovos grandes, maturidade sexual (sendo que ela deverá ser precoce), ovos com uma casca mais resistente e também uniformes, uma boa fertilidade e muito mais!

As Maiores E Menores Galinhas!

Algumas galinhas acabam sendo mais populares para a criação, mas elas também apresentam características diferentes quando ao seu tamanho, peso e altura.

Confira algumas abaixo:

  • Gigante Negra de Jersey:
    Gigante Negra de Jersey
    Gigante Negra de Jersey

Cada ave pode chegar a apresentar uma média de 5,5 kg (galos) e 4,5 galinhas. São aves maiores e que podem chegar a produzir cerca de 250 ovos por ano!

  • Rhode Island Red:
    Rhode Island Red
    Rhode Island Red

É uma raça de origem americana, mas tem sido bastante difundida entre os criadores daqui também! Ela é basicamente destinada para o processo de abate e também para criações mais rústicas.

  • Plymouth Rock Barrada:
    Plymouth Rock Barrada
    Plymouth Rock Barrada

É uma ave bem famosa por conta do tom de pele amarelado, e cada espécie pode atingir um peso de 4,3 kg (galos) e 3,4 kg (galinhas). A sua produção de ovos também é bem expressiva, podendo chegar a 180 por ano!

  • Shamo:
    Shamo
    Shamo

É uma galinha grande, tanto que ela pode chegar a pesar impressionantes 5 kg na sua fase adulta! Por conta disso, essa raça é muito usada em rinhas, infelizmente!

  • Índio gigante:
    Índio Gigante
    Índio Gigante

Nem precisa afirmar que essa é uma raça de porte bem elevado, não é mesmo? Afinal, o próprio nome já indica isso! Por isso, essa galinha é considerada especial não somente pelo seu tamanho diferenciado, mas também por conta de sua beleza. Os galos podem atingir uma altura considerável e ainda pesar 7 kg. Já as galinhas, atingem uma média de 5 kg.

Elas são ótimas opções para criação, sendo que os cuidados atribuídos a elas são bem parecidos com os das galinhas caipiras comuns!

São Muitas Opções E Também Muitos Perfis!

Existem inúmeras raças, padrões e também finalidades para tantos tipos de galinhas, e no Brasil as criações são muito diversificadas por conta disso!

Cada criação exige cuidados e também medidas importantes, e quem está querendo se aventurar nesse universo precisa estar sempre atento às novidades e tecnologias disponíveis no mercado!

Veja também

Toucanet-Amarela: Características, Nome Cientifico e Fotos

As aves são animais que se destacam de maneira bastante evidente em todo o planeta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *