Home / Animais / Baleia Cachalote-Anão: Características, Peso, Tamanho e Fotos

Baleia Cachalote-Anão: Características, Peso, Tamanho e Fotos

A baleia cachalote-anão (nome científico Kogia sima) é considerada a menor de todas as baleias existentes. A denominação “cachalote” também pode ser empregada para a baleia cachalote ‘padrão’ (nome científico Physeter macrocephalus) e para a baleia cachalote pigmeu (nome científico Kogia breviceps).

A baleia cachalote-anão prefere águas mais profundas, no entanto é considerada mais costeira do que a baleia cachalote-pigmeu.

Neste artigo, você conhecerá importantes características sobre esta espécie, com destaque para características físicas como o peso e o tamanho.

Então venha conosco e boa leitura.

Baleia Cachalote-Anão: Classificação Taxonômica

A classificação científica para a baleia cachalote-anão obedece à seguinte estruturação:

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Mammalia;

Subclasse: Eutheria;

Ordem: Cetacea;

Subordem: Odontoceti;

Gênero: Kogia;

Espécie: Kogia sima.

Dentro da ordem Cetacea, estão inclusas a subordem Mysticet (na qual estão as verdadeiras baleias), e a subordem Odontoceti (na qual estão os golfinhos, botos e cachalotes). Uma diferenciação importante entre essas subordens é que os odontocetos possuem dentes na boca; ao passo que os misticetos possuem fileiras de cerdas ou barbatanas, utilizadas para realizar a filtragem dos alimentos (com dieta formada principalmente por plâncton e peixes pequenos). As baleias com dente (ou seja, os odontocetos) costumam ingerir peixes e lulas.

Os cetáceos, de modo geral, respiram pelo pulmão, possuem pouquíssimos pêlos e são de ‘sangue-quente’ (ou seja, endotérmicos).

Baleia Cachalote-Anão: Características, Peso, Tamanho e Fotos

Peso/ Tamanho

O comprimento máximo da espécie é de aproximadamente 2,7 metros. O peso atinge até 250 quilos.

A partir desses dados, é possível afirmar que esta espécie de baleia chega a ser menor do que as maiores espécies de golfinho.

No nascimento, os filhotes de baleia cachalote-anão possuem cerca de 1 metro de comprimento e peso de 14 quilos.

Características

Possui o corpo em tom azul-cinzento, com distribuição de estrias em cor amarela para alguns casos.

O corpo é de porte robusto. A cabeça possui formato triangular ou quadrado.

As barbatanas são curtas e largas. Há uma falsa guelra posicionada atrás de cada olho.

Os dentes são afiados e curvos. A arcada dentária é distribuída em 6 dentes na porção maxilar e 14 a 26 dentes na porção mandibular. O focinho em si é mais comprido do que a mandíbula.

Na cabeça do cachalote-anão, mais precisamente à frente do espiráculo, está posicionada uma estrutura denominada de “órgão de espermacete”, a qual é responsável por emitir uma substância avermelhada quando o animal este assustado. A liberação desta substância auxilia para afugentar possíveis predadores.

A expectativa de vida da espécie não é um dado conhecido, porém acredita-se que não seja longa, uma vez que o indivíduo ‘mais velho’ já conhecido possui 22 anos.

Baleia Cachalote-Anão: Comportamento

Em relação ao padrão reprodutivo, essas baleias atingem a maturidade sexual quando alcançam 2 metros de comprimento. O período gestacional está compreendido entre 9 a 11 meses.

Em relação à estrutura social, existem registros de grupos com até 10 indivíduos, de várias idades e ambos os sexos.

A alimentação é composta por uma dieta formada por animais cefalópodes (tais como chocos, lulas e polvos), animais da zona mesopelágica (a qual se estende dos 200 a 1.000 metros de profundidade) e animais bentônicos (ou seja, aqueles que estão aderidos ao substrato aquático). Ocasionalmente, também são consumidos peixes e crustáceos.

Muitas vezes, a baleia cachalote-anão é vista na superfície em posição imóvel, com o dorso e a cabeça expostos, assim como a cauda submersa. Ao emergir, o movimento é suave, com um sopro praticamente imperceptível. Durante o mergulho, não mostram a cauda.

Baleia Cachalote-Anão: Comparativo com Outras Espécies de Cachalote

A baleia cachalote ‘padrão’ é considerado o maior mamífero com dentes que existe, visto que pode chegar a 18 metros de comprimento. Os machos podem atingir até 50 toneladas, ao passo que para as fêmeas, essa média é de 25 toneladas.

A baleia cachalote pigmeu possui 4 metros de comprimento, o que contribui para que seja consideravelmente menor do que a baleia cachalote tradicional, no entanto ainda maior que a baleia cachalote anão.

A baleia cachalote é conhecida por possuir a cabeça muito grande, a qual ocupa até um terço do comprimento do animal.

A baleia cachalote pigmeu, particularmente, possui uma cor cinza uniforme, que pode aparentar tom amarronzado à luz do sol. Esta espécie é considerada cosmopolita, visto que pode ser encontrada em águas tropicais, temperadas e subtropicais de todos os oceanos.

A cachalote anão é bastante parecida (fisicamente e em comportamento) à baleia cachalote pigmeu. No mar, é praticamente impossível notar a diferença; no entanto, é importante lembrar que a cachalote anão é menor, e possui uma barbatana dorsal ligeiramente maior.

As baleias cachalote pigmeu se destacam entre os cetáceos, como aqueles que possuem maior dimorfismo sexual, visto que há grande diferenciação tanto em comprimento quanto peso para machos e fêmeas.

Baleia Cachalote-Anão: Distribuição Entre os Oceanos

No Oceano Atlântico, a baleia cachalote-anão pode ser encontrada no Brasil ou sul da África, Espanha, e próxima ao estado da Virgínia (Estados Unidos). Ao nível do Oceano Índico, alguns indivíduos já foram encontrados na costa sul da Austrália, assim como na porção da costa norte (área que envolve desde a África do Sul até a Indonésia).

Em relação ao Oceano Pacífico, a província canadense Columbia Britânica, assim como o Japão são áreas nas quais a baleia cachalote-anão já foi encontrada. Ainda em relação ao Oceano Pacífico, estimativas apontam para o número de 11.000 indivíduos no Pacífico Oriental.

Esta espécie pode ser ocasionalmente caçada por pescadores, principalmente de nacionalidade japonesa e indonésia. Por ser uma espécie costeira, é bastante vulnerável às interferências humanas, tais como pesca e poluição.

*

Agora que você já conhece a ficha técnica da baleia cachalote-anão, nossa equipe o convida a continuar conosco e visitar também outros artigos do site.

Se você como nós é um amante da natureza, ficará feliz em saber que aqui há muitos artigos nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Espaço Talassa. Cachalote Anão. Disponível em: < https://www.espacotalassa.com/pt-pt/cetaceos/cachalote-anao/>;

Wikipédia. Cachalote-anão. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Cachalote-an%C3%A3o>;

Wikipédia. Cetáceos. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Cet%C3%A1ceos>.

Veja também

Dois Golfinhos-De-Commerson

Golfinho-De-Commerson: Características, Nome Científico e Fotos

Os golfinhos são conhecidos por serem animais amigáveis, belos e brincalhões. Neste artigo, conheça as …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *