Home / Animais / Baleia Cachalote Pigmeu: Curiosidades, Dentes, Peso E Fotos

Baleia Cachalote Pigmeu: Curiosidades, Dentes, Peso E Fotos

Quando falamos sobre animais marinhos, qual são os primeiros que vêm na sua cabeça? Baleias, golfinhos, cavalo-marinho, estrela-do-mar, e muitos outros, correto? O mar está cheio de animais fantásticos.

São tantos que, às vezes, fica difícil se lembrar e nomear todos eles, né? Totalmente normal, por isso que, de tempos em tempos, ficamos curiosos sobe algum animal específico para saber mais sobre suas características, hábitos, alimentação e onde vivem.

Um dos animais marinhos mais conhecidos no mundo são as baleias. Elas fazem parte da nossa cultura há muito tempo, e já apareceu em desenhos animados, filmes, séries e muito mais.

O sucesso da baleia é muito compreensível, no entanto. São animais enormes, com comportamentos muito interessantes, e que protagonizam cenas lindas, como quando elas saltam no mar.

Mas assim como outros animais, as espécies que existem de baleias são muitas. Então, é comum também que muitas vezes elas sejam confundidas.

Hoje, iremos falar um pouco sobre a baleia cachalote, e você saberá quais suas curiosidades, seu peso, o tamanho dos dentes, fotos e muito mais.

Características e Fotos

A baleia cachalote pigmeu é um mamífero marinho, e pertence à família dos Physeteridae. É uma espécie considerada muito rara, e sua população geral correta ainda é desconhecida.

No entanto, é de conhecimento dos especialistas, que a baleia cachalote pigmeu vive, principalmente, nos mares austrais. Já foi vista também em regiões dos Açores.

A principal característica dessa baleia é sua cabeça com tamanho considerada grande, principalmente entre os machos, e na maior parte das vezes, a cabeça ocupa um terço do comprimento total da baleia.

A maioria das baleias possuem uma pele bastante lisa, no entanto, a baleia cachalote pigmeu tem em sua parte inferior alguns solavancos. Os observadores e adoradores de baleias costumam comparar essa pele com ameixas secas.

Sua cor costuma ser cinza, em todo o corpo, mas na luz do sol pode parecer ter uma cor mais puxada para o marrom. Em casos raros, foram avistadas também baleias dessa espécie brancas albinas.

Entre todos os animais modernos, a baleia cachalote pigmeu possui, provavelmente, o mais pesado e maior cérebro.

Próxima a parte frontal da cabeça, está localizada onde ocorre a respiração dessa baleia, ao lado mais esquerdo. A partir disso, é feito um sopro frontal com um tamanho substancial.

Ao contrário de outras baleias, a cachalote não possui uma dorsal verdadeira, em seu lugar há várias excrecências no seu terço caudal em suas costas. A maior excrescência recebeu o nome de “corcunda”, e o seu formato normalmente é confundido com as barbatanas dorsais originais.

Entre os cetáceos, a baleia cachalote pigmeu possuo o maior dimorfismo sexual, ou seja, diferença entre os machos e fêmeas. Normalmente, as fêmeas são de 30 até 50% menores que os machos, uma diferença de 12 até 14 metros entre as fêmeas, e de 16 até 18 metros entre os machos. E também pesam cerca de duas vezes menos.

Dentes

A baleia cachalote pigmeu possui de 20 até 26 pares de dentes com um formato de cone na sua mandíbula inferior, com cada um medindo cerca de 8 até 20 centímetros de comprimento.

Cada um desses dentes pode pesar cerca um quilograma. No entanto, o motivo da presença de dentes ainda é desconhecido.

Para a alimentação, os dentes não são tão necessários, por exemplo, acredita-se que para comer lula, os dentes não façam diferença. E também, na natureza, foram encontradas baleias sem dentes que vivem com uma saúde perfeita.

Uma das teorias mais aceitas pelos cientistas pela presença dos dentes nessas baleias é para a função de agredir outros machos da espécie. Essa possibilidade é baseada no formato de cone dos dentes, e também pela distância entre eles.

Além do formato e distribuição dos dentes, muitas vezes os machos da espécie possuem machucados ou cicatrizes parecem causados pelos dentes.

Peso

Entre os machos dessa espécie de baleia, o peso costuma chegar a 52 toneladas. Entre as fêmeas, esse peso não ultrapassa as 25 toneladas.

Apenas o seu cérebro, por ser o maior e mais pesado, pesa cerca de 7 quilos nos machos que já são adultos. Cada um dos dentes, como citado, é responsável por somar mais um quilograma.

No entanto, quando nascem, tanto os machos como as fêmeas, pesam cerca já de 1 tonelada.

Entre todos as maiores baleias cachalotes pigmeu já observadas, seu tamanho e peso podem ser comparados às baleias comuns, o que torna essa espécie a segunda ou então terceira maior espécie que está viva.

Curiosidades

A baleia cachalote pigmeu é muito vista em zonas temperadas tanto quentes como também tropicais, na maior parte das vezes oceânicas, no mundo inteiro.

É muito provável que elas gostam mais de águas mais temperadas, ou seja, que a temperatura varia ente -3°C e 18°C ao longo do ano.

As baleias cachalotes pigmeus são muito parecidos com os cachalotes anões, mas essas últimas vivem muito mais em mares tropicais.

No mar, essas duas espécies são muito difíceis de se diferenciar. Uma das principais diferenças é que a baleia cachalote pigmeu possuem um tamanho maior, com uma barbatana dorsal um pouco menor, e de formato redondo e no corpo se encontra na parte mais superior do dorso.

Baleias Cachalote Pigmeu Nadando Juntas
Baleias Cachalote Pigmeu Nadando Juntas

Com é difícil detectar essa espécie no mar, ela não é muito vista nos Açores, um arquipélago no oceano Atlântico. Apesar disso, todos os anos, é possível avistar essa baleia nos meses de julho e agosto, e já aconteceu também de aparecerem nos meses de maio e outubro.

A baleia cachalote pigmeu é normalmente vista em dias onde o mar está mais calmo, também conhecido como mar chão.

Quando algumas embarcações passam, ou acontece alguma coisa barulhenta e com muita movimentação no mar, a baleia cachalote pigmeu costuma se assustar e levanta o dorso ou apenas mergulha lentamente para o fundo do mar.

Outras curiosidades são que: essa é a baleia com os maiores dentes, e também com o maior cérebro entre os seres vivos de toda a Terra.

E então, gostou da baleia cachalote pigmeu? Deixe nos comentários qual foi a sua impressão dessa baleia maravilhosa, e conte para a gente caso você tenha alguma história interessante.

Veja também

Língua do Tucano

Habitat do Tucano: Onde Eles Vivem?

Tucanos são pássaros fascinantes da floresta das Américas tropicais e equatoriais. Alguns deles freqüentam os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *