Home / Animais / Baleia Cachalote: Características, Tamanho, Peso e Fotos

Baleia Cachalote: Características, Tamanho, Peso e Fotos

As baleias são um dos maiores animais marinhos existentes, e por isso ganham muito destaque quando o assunto é este. A baleia cachalote é conhecida cientificamente como Physeter macrocephalus, sendo que popularmente pode ser conhecida como cachalote ou cacharréu.

Ela é um animal extremamente grande e se trata de um cetáceo com características físicas muito interessantes, como veremos a seguir nesse artigo. Por isso, acabou se tornando um destaque entre as outras baleias, inspirando até mesmo livros com sua espécie.

Apesar disso, muitas pessoas ainda não sabem muitas informações sobre essa espécie de baleia ou até mesmo nem sabem que ela existe, principalmente por não saberem diferenciar uma espécie da outra e considerarem as baleias todas iguais.

Por esse motivo, neste artigo iremos falar mais detalhadamente sobre a baleia cachalote e suas características físicas, seus hábitos, onde ela vive, algumas curiosidades e diversas fotos para que você veja bem como esse animal é!

Características Físicas – Tamanho e Peso

Como já dissemos, a baleia cachalote possui diversas características físicas que a tornam um destaque, e também é um animal extremamente grande, mesmo quando comparada com outras baleias. Logo, vamos ver a seguir algumas características desse animal que com certeza merecem nossa atenção.

  • Tamanho

A baleia cachalote já nasce muito grande, com cerca de 4 metros de comprimento. Os seus dentes medem cerca de 25 centímetros, sendo que a baleia em si pode chegar a medir até mesmo 20 metros em casos mais extremos. Porém, fazendo uma média as fêmeas medem cerca de 14 metros, enquanto os machos medem cerca de 18 metros de comprimento.

  • Peso

Já é de se imaginar que um animal tão grande também é bem pesado, não é mesmo? E essa é a realidade. A baleia cachalote possui dentes que pesam até 1 quilo cada, sendo que seu corpo pode chegar a pesar 50 toneladas no caso dos machos e 25 toneladas no caso das fêmeas.

  • Cabeça

O nome “cachalote” não é por acaso, mas sim por conta da cabeça desse animal. A cabeça dessa baleia é tão grande (principalmente nos machos) que seu tamanho corresponde a 1/3 do total de seu corpo, fazendo com que o animal até mesmo pareça um pouco desproporcional.

  • Dimorfismo Sexual

O dimorfismo sexual ocorre quando a fêmea e o macho da mesma espécie não possuem a mesma aparência, e no caso da baleia cachalote isso acontece por conta do tamanho e do peso. Os machos dessa espécie chegam a pesar e medir o dobro de uma fêmea, e por isso essas características físicas podem ajudar a descobrir se o exemplar se trata de uma fêmea ou de um macho.

Hábitos da Baleia Cachalote

Grupo de Baleia Cachalote
Grupo de Baleia Cachalote

Essa espécie de baleia possui alguns hábitos muito interessantes que com certeza valem a pena ser estudados por nós. Por isso, vamos ver um pouco mais sobre isso a seguir.

  • Alimentação

As baleias cachalotes são animais carnívoros que se alimentam principalmente de lulas e polvos. Um fato bem interessante é que praticamente todas as informações que se sabem sobre as lulas atualmente foi descoberto por meio de exemplares que estavam no estômago dessa espécie de baleia.

  • Mergulho profundo

Essa espécie de baleia é a que consegue mergulhar mais profundamente nas águas, batendo diversos recordes marinhos.

  • Predadora

Por conta de seu tamanho e peso, com certeza é normal você pensar que a baleia cachalote não possui nenhum predador natural; mas a verdade é que ela possui um: a orca. A orca costuma atacar essa espécie em bandos, principalmente as fêmeas, com o intuito de caçar os filhotes de baleia. Porém, na maioria das vezes a cachalote consegue acabar fugindo do ataque.

Onde a Baleia Cachalote Vive?

Baleia Cachalote Mergulho
Baleia Cachalote Mergulho

Outra característica muito interessante sobre a baleia cachalote é os locais em que ela pode ser encontrada. Isso porque é comum imaginar que ela não é um animal tão acessível, tanto por conta do seu tamanho quanto por conta de outros hábitos que a espécie possui.

Porém, a verdade é que essa espécie é uma das mais acessíveis e cosmopolistas de todo o planeta, já que ela pode ser encontrada em literalmente todos os oceanos e também no famoso Mar Mediterrâneo. Apesar da facilidade e grande distribuição, podemos dizer que elas ficam mais concentradas em plataformas continentais por conta da maior facilidade de adquirir alimento.

Apesar da facilidade em distribuição geográfica, devemos lembrar que essa espécie está classificada como VU (vulnerable – vulnerável) de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, o que significa que está ficando cada vez mais difícil encontrá-la por culpa da caça predatória.

Curiosidades da Baleia Cachalote

Por fim, vamos ver algumas curiosidades sobre esse animal tão interessante e tão diferente das outras baleias que já conhecemos.

  • Ela possui o maior cérebro dentre todas as espécies de animal que existem atualmente, sendo que ele pesa cerca de 8kg;
  • Ela é considerada o maior animal carnívoro existente em nosso planeta;
  • Ela é considerada o animal mais barulhento de todo o mundo;
  • O livro Moby Dick teve essa espécie de baleia como inspiração, onde a baleia revirava navios com sua fúria. Agora já sabemos que isso realmente seria possível;
  • A espécie foi mencionada até mesmo na Bíblia, onde a baleia ajudou no resgate de Jonas;
  • Essa espécie é conhecida por salvar seres humanos, sendo que na Primeira Guerra Mundial um exemplar da baleia salvou um náufrago que estava nas Maldivas, retirando-o da água;
  • Apesar de serem muito grandes e estarem por todo o mundo, as baleias cachalote não são muito simples de serem observadas, provavelmente porque mergulham em águas muito fundas até mesmo para mergulhadores.
    Anatomia da Baleia Cachalote
    Anatomia da Baleia Cachalote

Você já conhecia essa espécie de baleia? Sabia todas essas curiosidades sobre ela? Quem diria que existiria uma espécie de baleia que salva seres humanos fora dos filmes, não é mesmo? Por isso é tão interessante estudarmos os animais!

Quer saber um pouco mais sobre as tão famosas baleias e não sabe onde procurar informação de qualidade e confiável? Sem problemas, temos o texto certo para você! Leia também em nosso site: Baleia Branca – Curiosidades, Extinção, Peso, Tamanho E Fotos

Veja também

Macaco-Aranha-de-Cara-Preta: Características, Habitat e Fotos

O macaco-aranha-de-cara-preta é também conhecido como coatá preto. Recebe esse nome em função dos seus membros …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *