Home / Plantas / Como Plantar Jasmim em Vaso em Casa?

Como Plantar Jasmim em Vaso em Casa?

Quando se fala em jasmim, dificilmente se pensa somente em flores, já que esse é um nome que já se tornou comum entre as mulheres no Brasil e outros lugares no mundo.

Além disso, jasmim também trazer à cabeça os inúmeros produtos que possuem a fragrância da flor, seja em óleos corporais, cremes faciais, perfumes, aromatizantes e outros itens.

Isto é, a jasmim vai além quando se compara com outras flores, mas ainda assim essa é uma das flores preferidas para se ter em casa, no escritório, na varanda e no jardim.

Não obstante a incrível aparência, a jasmim ainda conta com uma fragrância deliciosa, e isso é um dos motivos que a tornam uma das flores mais comercializadas no mundo inteiro.

Dessa forma, quem não gostaria de ter essa linda flor em casa, não é mesmo?

É com isso em mente que iremos ensinar como plantar um jasmim em vaso em casa, assim como em outros locais, tal como num apartamento, num escritório e até mesmo fora de casa tal como no jardim ou quintal.

Quer aprender mais sobre jasmins? Acompanhe nossos artigos aqui no site Mundo Ecologia:

Aprenda a Cultivar Jasmim

Antes de tudo, é necessário entender que existe mais de 200 espécies de jasmins e a maioria com características distintas.

Ou seja, é preciso avaliar que tipo de jasmim você quer e então conhecer com afinco as características das mesmas.

Quais características você precisa checar?

Flor Jasmim

Independente do cultivo que você escolher, alguns tópicos são extremamente importantes para assegurar o desenvolvimento da flor. Sendo eles:

  • Verificar se a espécie adquirida:
  1. Tem que ficar no sol constantemente ou é meia-sombra;
  2. Necessita de regas constantes ou vezes específicas durante o dia;
  3. É adaptada a climas quentes ou climas frios;
  4. Resiste em vasos dentro de casa ou se precisa ficar fora o tempo todo;
  5. Necessita de substratos específicos ou se apenas terra é o suficiente;
  6. Possui preferência por tipos de terra.
  7. Resiste ao clima interno da casa; se pode ficar perto de eletrônicos.

Enfim, é necessário avaliar requisitos como esse antes de adquirir um jasmim, já que a aparência pode não ser o único requisito.

Ou seja, você pode se apaixonar por um jasmim lindo, mas a mesma não resistiria nas condições que você pode proporcionar à mesma.

Como Plantar Jasmim em Vaso?

Com uma planta selecionada, basta tomar os cuidados ideais agora para garantir que a jasmim venha a crescer e se desenvolver plenamente.

Mas antes de tudo, selecione também os vasos ideais ou o vaso ideal para plantar a flor.

O vaso deve sempre combinar com a decoração da casa, dessa forma, deixe os vasos pretos de plástico fora da sua lista, pois esses servem apenas para ficarem fora de casa.

Selecione um vaso de mármore com uma cor que combine com o ambiente ou um vaso de bambu para conferir um pouco mais de naturalidade ao ambiente.

Em seguida, adquira uma terra de qualidade, que pode ser adquirida no mesmo local que vende jasmins. Se necessário, consulte os fertilizantes ideais para o tipo de jasmim.

Inclusive, o local com certeza terá a terra ideal para plantar a jasmim em vaso, assim como é bem provável que também venda o substrato ideal.

A maioria das plantas jasmins não vive em terra úmida, pois as mesmas necessitam de muito oxigênio constante.

Dessa forma, é importante que o vaso não seja do tipo que acumule água, assim como o substrato deve remover a água da terra para que a planta respire normalmente.

Dicas Para Jasmim Sobreviver Dentro de Casa

Às vezes, tomar todos os cuidados com a terra, adubo, substrato e luz solar podem não ser suficientes para que um jasmim sobreviva dentro de casa.

Afinal, os fatores abióticos também precisam ser levados em consideração.

Quando de trata desses fatores, geralmente se fala sobre o sol muito forte, chuvas, enchentes, noites muito frias, animais que podem pisotear as áreas e outros fatores.

Agora, dentro de casa, quais fatores externos podem “matar” um jasmim?

Locais sem ventilação e muito abafados, por exemplo, não são indicados. Geralmente os quartos apresentam esses fatores, ou seja, a não ser que seja em uma varanda ou em uma janela, é bom manter o jasmim em outro local.

Locais escuros também são fatais à planta, já que um dos principais fatores que garantem a sobrevivência da flor é a luz promovida pelo sol, que deve ser incidente, ou seja, direto.

Eletrônicos e eletrodomésticos interferem no desenvolvimento da planta, por isso é bom manter a mesma em uma determinada distância desses aparelhos.

Cooktops, fogões, geladeira, freezers, fogões elétricos e ar-condicionado são exemplos de aparelhos que geram temperaturas extremas, por isso a planta jasmim deve ficar distante dos mesmos.

Curiosidades e Informações Gerais Sobre Plantas Jasmins

O jasmim cresce em quase todas as partes do mundo, seja no norte no Canadá e na Groenlândia assim como na África.

Isso quer dizer que as espécies crescem tanto em temperaturas baixas quanto em temperaturas altas.

Porém, uma espécie não chega nem a brotar se colocar uma no lugar da outra, e por isso não se deve pensar que o jasmim resiste a vários tipos de climas, já que isso depende inteiramente da espécie.

Os principais polinizadores dos jasmins são as mariposas, apesar das abelhas, borboletas, pássaros, marimbondos e besouros serem vistos com mais frequência.

Isso ocorre porque o jasmim solta mais cheiro durante a noite, quando a temperatura fica mais amena e as pétalas se abrem mais, assim a mariposa, que é um polinizador noturno, se torna o principal inseto responsável por consumi-las.

Além do uso ornamental, os jasmins também são plantas que oferecem benefícios através do consumo de suas pétalas e folhas, podendo serem infundidos e consumidos.

Veja também

Saiba Mais Sobre o Capim Cost Cross

Como Plantar o Capim Cost Cross ?

Criar pastagens de capins e gramíneas é a alternativa mais econômica para alimentação de caprinos. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *