Home / Plantas / Tudo Sobre Jasmim Manga: Características e Nome Científico

Tudo Sobre Jasmim Manga: Características e Nome Científico

O jasmim manga encontrou no Oriente (especialmente na Índia) um lugar de proeminência. Para budistas e maometanos, é um símbolo da imortalidade por seu poder extraordinário na produção de folhas e flores. É plantada profusamente nas proximidades de templos e cemitérios. As sepulturas são cobertas diariamente com uma imensidão de flores frescas.

Os seguidores do hinduísmo usam flores para fazer oferendas votivas aos seus deuses. Elas também são usadas ​​para fazer tapetes florais que dão entrada a lugares sagrados. As plantas jasmim manga hibridam facilmente e são plantas muito coloridas que podem dar charme a qualquer jardim tropical. Galhos quebrados exalam um látex branco que é uma de suas características.

Tudo sobre jasmim manga: Características e nome cientifico

O nome científico do jasmim manga é plumeria rubra, e dentre outros nomes comuns estão franchipán, frangipani ou cacalosúchil. É uma espécie do gênero plumeria nativa do México, América Central e Venezuela e amplamente cultivada em áreas tropicais e subtropicais ao redor do mundo.

O jasmim manga é um arbusto grande ou pequena árvore de 5 a 8 m (pode atingir até 25 m) de folha decídua com tronco reto, pouca ramificação e copa aberta e irregular. As folhas, verde brilhante e feixe mais pálido na parte inferior, estão dispostas em espiral no ápice dos galhos. São simples, de 15 a 30 cm de comprimento e de 4 a 8 cm de largura, lanceoladas ou elípticas e com margem total.

Plumeria Rubra

As flores hermafroditas surgem em panículas nas axilas das folhas. Medem entre 15 e 30 cm, com sépalas esverdeadas e pétalas brancas com centro amarelo pálido. No cultivo, as flores podem ser amarelas ou em vários tons de rosa ou roxo. Eles são muito perfumados. Os frutos são vagens glabras, alongadas (25 a 30 cm), pendulares, entre o verde amarelado e o laranja, que contêm um grande número de sementes aladas marrons escuras.

Plumeria rubra var. acutifólia é geralmente vista com mais frequência do que as outras espécies e possui flores brancas creme, às vezes rosa, com o centro de um amarelo escuro. De origem mesoamericana, é distribuído por todo o México na Baja California Sur, Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Venezuela, Colômbia, Bolívia e Brasil. Seu cultivo também foi introduzido na Ásia tropical. Habita florestas tropicais sub-verdes, decíduas e sub-decíduas.

Tudo sobre jasmim manga: Informações gerais

As árvores de jasmim manga são relativamente pequenas, mas o que falta em altura compensam na largura, geralmente se torna mais largo que alto. Elas têm um sistema radicular leve e não agressivo, ideal para uma horta e para o plantio em vasos. O jasmim manga também é altamente resistente a secas prolongadas, calor, negligência e ataques de insetos e pragas. Elas perdem as folhas uma parte do ano, permitindo que o sol do inverno penetre ao máximo, oferecendo uma sombra refrescante no verão.

Com seus galhos retorcidos, flores e folhas longas penduradas, as árvores de jasmim manga são uma das mais facilmente identificáveis. A casca é cinza esverdeada e tem aparência escamosa. As folhas caem no inverno, deixando pequenas marcas na casca do ponto médio. Os galhos têm uma aparência inchada. As folhas verde escuras no topo e uma sombra verde abaixo são um tipo de agrupamento nas extremidades dos galhos.

Um corte feito em qualquer lugar da árvore exala uma seiva leitosa que é pegajosa e não é comestível para humanos e animais. As flores aparecem em grupos, também nas extremidades dos galhos, e são tipicamente perfumadas. As pétalas são cerosas, com o centro da flor geralmente com uma cor diferente do resto. Por exemplo, o jasmim manga mais comum tem flores brancas com centro amarelo.

Existem muitas variedades (geralmente chamadas de “variedades”), do roxo escuro ao laranja, amarelo e branco (e todos os tons intermediários). Ao contrário de algumas árvores que florescem por alguns dias ou semanas, as flores de jasmim manga florescem várias vezes ao ano. As flores aparecem após uma seca, e também geralmente nas primeiras semanas de clima quente que não chove regularmente.

Tudo sobre jasmim manga: Um pouco de sua história

O nome científico do jasmim manga, “plumeria”, é atribuído a Charles Plumier, um botânico francês do século 17 que descreveu várias espécies tropicais, embora, segundo o autor Peter Loewer, Plumier não tenha sido o primeiro a descrever a plumeria. Segundo alguns historiadores, parece que foi Francisco de Mendoza, sacerdote espanhol, foi de fato que teve essa honra e já a havia descrito em 1522.

Já o nome “frangipani” vem de um nobre italiano, Frangipani Marquis, que criou um perfume dessa planta, usado para cheirar luvas no século 16. Quando a flor de Frangipani descobriu seu perfume natural, ele lembrou as pessoas desse tipo de luvas perfumada e, portanto, a flor de frangipani ganhou seu nome atual. Outra versão da história diz que o nome vem do frangipani francês “frangipane”, que é um tipo de maçapão, que lembra o cheiro de Plumeria.

Tudo sobre jasmim manga: As variedades do gênero

A maioria das pessoas conhece o jasmim manga em branco e amarelo, a colheita mais antiga, mas também é possível encontrar todos os tipos de cores fabulosas, cada vez mais coloridas quando nos aproximamos das latitudes equatoriais ou tropicais. Atualmente, mais de 150 variedades diferentes são plantadas no jardim e centenas de novas cores estão sendo cultivadas nas plantações. Cada espécie separada de plumeria tem diferentes formas de folhas e estruturas, e seus hábitos de crescimento também são diferentes.

Plumeria é um pequeno gênero botânico de 7 ou 8 espécies nativas do México da América tropical e do Caribe. O gênero é constituído por arbustos decíduos ou pequenas árvores. Do México e da América Central, o Plumeria foi introduzido em todas as regiões tropicais. O Plumeria é a mesma família botânica da nerium oleander e a seiva leitosa é tóxica, ao contrário de euphorbia.

Nerium Oleander

A folha perene obtusa da árvore do plumeria é frequentemente com galhos estendidos e cabeça arredondada, mas se a estação seca cair, é longa. Apesar de seu nome comum “cingapura”, plumeria obtusa é nativa da Colômbia. A altura de 4 a 8m pode ser estendida. As hastes são relativamente finas em comparação com as de plumeria rubra. As folhas são alongadas, mas as extremidades são planas (sem corte). Flores brancas são muito perfumadas. Plumeria obtusa tem um crescimento muito lento.

Outras espécies são menos conhecidas: plumeria plumeria pudica (folhas eretas, em forma de espátula, abundantes flores brancas, sem cheiro de dias), plumeria alba (folhas estreitas e flores brancas), plumeria stenophylla (pétalas de flores brancas de folhas estreitas, lanceoladas e sem perfume), plumeria cubensis (folhas de cera, flores brancas altamente perfumadas), plumeria caracasana (geralmente considerada uma forma de plumeria pudica). Alguns botânicos distinguem de outras formas de plumeria e cremos ainda ter muito o que se descobrir.

Veja também

Jasmim Real

Tudo Sobre A Flor De Jasmim: Características, Nome Científico E Fotos

Seja você um admirador de jardinagem com traços profissionais, ou um simples apaixonado pelas belas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *