Home / Plantas / Espada de São Jorge Murchando ou Morrendo: O Que Fazer?

Espada de São Jorge Murchando ou Morrendo: O Que Fazer?

Sansevieria, também conhecida como língua de vaca, língua de tigre, língua da sogra e espada de São Jorge, é uma planta simples universalmente popular por suas folhas listadas e com veios e, também, pela facilidade com que pode ser propagada. É por isso que merece a grande reputação que possui.

A planta espada de são jorge é de origem africana e asiática e, durante muitos anos, duvidou que pertencessem à família dos lírios ou dos agaves. Este conflito foi finalmente resolvido até que se prove o contrário, e a resposta é que a planta espada de são jorge pertence à família liliaceae.

A planta espada de são jorge pode ser encontrado em dois tipos principais: alto e com folhas selecionadas e em forma de espada e, também, baixo crescimento e em forma de roseta. As folhas de qualquer um dos dois tipos são levemente grossas e com marcas atraentes que surgem de um rizoma espesso que fica logo abaixo da superfície do composto.

Lembre-se de ter muito cuidado para não danificar as pontas das folhas, porque se isso acontecer, a planta espada de são jorge irá parar de crescer. As flores podem aparecer em muitas variedades do meio ao final do verão, não são muito bonitas e duram pouco tempo, mas as brácteas, das quais crescem, são realmente atraentes e podem durar várias semanas e até as flores têm frutas coloridas.

A planta espada de são jorge mais conhecida é a planta alta, cuja espécie é chamada sansevieria trifasciata. Possui grossas folhas verdes em forma de espada, com faixas de cores mais claras que produzem flores cinza esbranquiçadas em brácteas. Por outro lado, a variedade sansevieria trifasciata laurentii possui margens verdes douradas profundas ao longo de todo o comprimento da folha.

A espécie sansevieria trifasciata hahnii é a mais comum das sansevierias compactas e geralmente forma uma roseta de folhas pontiagudas e ovais, de tonalidade verde escura, dispostas em forma de espiral e com faixas verdes claras. Cada uma dessas plantas aceita uma ampla gama de condições de luz e também pode tolerar períodos de seca.

Cuidados básicos da planta

Se a planta exceder a capacidade do vaso, troque para um recipiente maior na primavera, usando um composto adequado. Verifique se a panela tem um bom material de drenagem. No verão, as temperaturas podem subir acima de 24° C e a melhor posição é aquela em que a planta desfruta de luz brilhante, mesmo em pleno sol.

Trate a planta espada de são jorge como suculenta quando se trata de regar e deixe o composto secar e depois regue abundantemente. Nunca molhe excessivamente, pois o rizoma está enterrado no composto e pode apodrecer facilmente. A cada três semanas, adicione um fertilizante líquido na água.

No outono e inverno, as temperaturas ideais de acondicionamento da planta devem ser mantidas entre 13 e 18° C. Mantenha sua planta no lugar mais brilhante possível. Durante esse período, requer muito pouca água, talvez uma vez por mês, quando o clima é mais benigno. Não requer umidade, portanto, não a regue, mas mantenha a planta longe de correntes de ar.

Propagação da espada de são jorge

Quando as plantas altas têm 15 cm de altura e as plantas com roseta de 5 cm podem ser propagadas por divisão, isso é realmente benéfico se a planta tiver crescido demais. Divida-os na primavera antes que o novo crescimento comece. Retire a planta do recipiente e remova cuidadosamente todo o composto das raízes.

Para plantas altas com folhas em forma de espada, você deve cortar o rizoma com uma faca afiada em três partes, sempre dependendo do tamanho, deixando algumas folhas e raízes em cada uma. Para as plantas que têm a forma de uma roseta, também é necessário cortar o rizoma, deixando em cada seção uma das rosetas em crescimento que começaram a se desenvolver ao longo dos estolões que deixam o rizoma principal.

Polvilhe os cortes com enxofre em pó e insira as seções no composto usual e mantenha-as a 21° C até que estejam bem estabelecidas. As plantas propagadas por divisão sempre serão idênticas à planta mãe em cor e design. Estacas de folhas devem ser colhidas no verão, quando a planta já está crescendo fortemente.

Para fazer estacas de uma folha, você deve cortar seções de 5 cm de comprimento e deixá-las formar calos. Insira a metade inferior de cada seção no composto da colheita e as mudas podem crescer a partir das superfícies cortadas. Você pode plantar dois ou três em um recipiente de 8 cm e manter as seções a 21° C. Note-se que, com sansevieria trifasciata, os desenhos não podem ser reproduzidos e a planta resultante ficará verde claro. Por esse motivo, é melhor reproduzir esse tipo de variedade em mármore por divisão.

Se você deseja cultivar uma espécie rara, pode plantar as sementes. No inverno/primavera, distribua as sementes em uma mistura composta por três partes do composto com uma areia grossa e levemente úmida. Mantenha a mistura a uma temperatura de 24 a 27° C, de preferência em um recipiente de plástico fechado. Quando as mudas forem grandes o suficiente para manejá-las facilmente, você terá que descobrir e plantá-las individualmente.

Espada de são jorge murchando ou morrendo: O que fazer?

Se as folhas começarem a apodrecer na base e aparecerem manchas marrons, especialmente no inverno, é um sinal inequívoco de podridão causado pelo excesso de água. Retire a planta da panela, corte as partes afetadas do rizoma e deixe secar por alguns dias. Remova as folhas danificadas com uma faca afiada, polvilhe os cortes com enxofre em pó e plante-os novamente.

Lembre-se de que você não deve apenas regar a planta quando o composto secar. Se as plantas com veias começarem a perder seus desenhos e ficarem verdes, leve-as a uma posição para ficar mais ensolarado. As plantas espada de são jorge precisam de uma luz muito boa para reter seus grãos atraentes. Manchas brancas nas folhas peludas são geralmente causadas pela cochonilha de algodão, e as bolhas marrons são um sinal claro de um ataque de cochonilha. Para livrar-se deles, use um pano embebido em álcool metílico.

Antes de comprá-las, aconselha-se que verifique se as bases das folhas estão totalmente saudáveis ​​e se não há sinal de podridão. Tente também qualquer dano possível nas pontas e nas bordas das folhas. Plantas altas que estão se desenvolvendo em vasos pequenos tendem a tombar; portanto, se você encontrar uma planta perfeita em uma panela de plástico, remova-a e plante-a em uma panela de barro. Note-se que a espada de são jorge melhora a qualidade do oxigênio das salas, tornando-a uma das melhores plantas para decorar a sala, purificar o ar e dormir melhor.

Veja também

Jasmim Real

Tudo Sobre A Flor De Jasmim: Características, Nome Científico E Fotos

Seja você um admirador de jardinagem com traços profissionais, ou um simples apaixonado pelas belas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *