Home / Animais / Borboleta Ninfa Comum de Árvore: Características e Fotos

Borboleta Ninfa Comum de Árvore: Características e Fotos

As borboletas são providas de uma rara beleza. Existem muitas espécie de borboletas, cada qual com suas características e peculiaridades.

A borboleta ninfa de árvore são conhecidas por se desenvolverem nos galhos das árvores, onde se sentem seguras e capturam alimentos com mais facilidade. 

Veja abaixo as principais características das borboletas ninfas de árvores, são insetos muito curiosos com uma beleza incrível! Confira! 

Características das Borboletas 

Elas são insetos que fazem parte da família Papilionoidea e Hesperioidea e são classificadas na ordem Lepidoptera, dentro de diferentes gêneros. São animais que acompanham as sociedades humanas há um bom tempo e possuem certa importância simbólica para nós. As borboletas das mais variadas cores possuem significados diferentes, isso porque a sua fase da vida inspira, e muito os seres humanos. 

O ciclo de vida das borboletas é divido em 4 principais fases, sendo elas: o ovo, larva, pupa (casulo) e adulta(borboleta). Desta maneira, ela está em constante transformação, mutação, assim como nós e vários outros seres vivos. Porém, a transformação que acontece com a borboleta é incrível. De uma lagarta pequena e que se rasteja no chão ela transforma-se em uma belíssima borboleta capaz de alças longos e contínuos voos com suas asas de diferentes colorações e formatos. 

Estima-se que as borboletas estão presentes no planeta terra desde o período conhecido como mioceno, cerca de 60-40 milhões de anos atrás, e assim, adaptaram-se e conseguiram suportar as maiores adversidades e condições que o meio lhe proporcionou. Algumas espécies são conhecidas por voar longas e extensas distâncias, alçar voos que duram dias, como é o caso da borboleta monarca. 

Borboleta Ninfa Comum Características

As asas das borboletas chama muita atenção e causam grande impacto visual. Seus dois pares de asas, são constituídas de escamas de diferentes colorações, formas e tamanhos. Vale destacar que ela possui uma espécie de tubo, como se fosse e utiliza para a sucção do pólen, é conhecido como espirotromba.

Veja a seguir o porquê da borboleta ser conhecida como Borboleta Ninfa de Árvore, suas principais características junto com seus diferentes significados! 

A Borboleta Ninfa de Árvore

Ninfa significa oriundo de relação total com um meio onde vive, geralmente se refere a natureza. Sendo assim, a borboleta ninfa de árvore é aquela que constrói o seu casulo em meio às árvores e vegetações. Ela se camufla entre os galhos (já que a pupa também é marrom) e fica segura durante todo o período de mudança, sem ser incomodado por nenhum outro animal. As folhas também são determinantes na proteção das borboletas, elas também “escondem-se” debaixo delas e ali realizam a confecção da pupa. 

As ninfas dentro da Mitologia Grega, são espíritos femininos conectados ou mesmo ligados com um objeto ou com um lugar da natureza, onde se identifica e habita para se proteger e também proteger o local. No grego, ninfa tem o significado de “noiva”, e elas estão presentes nas matas, nos rios, riachos, vegetações rasteiras, enfim, em meio a natureza pura. 

Isso explica muito o nome dessa espécie de borboleta. Já que são habitantes da natureza e se assemelham muito as ninfas gregas. É claro, é uma analogia, porém na natureza tudo está em constante mudança, em transformação, todos os seres vivos, desde as menores plantas, insetos, répteis até os maiores mamíferos e seres aquáticos.

Elas são dotadas de curiosidades e muitos fatores que são desconhecidos por nós, significados incríveis que foram utilizados por sociedades ao longo dos anos. Veja a seguir!

Curiosidades das Borboletas

É curioso como cada espécie possui uma peculiaridade. Algumas são consideradas parasitas quando estão na fase larval, pois se alimentam com frequência de plantas e determinadas culturas. há também as que são consideradas polinizadoras e extremamente importante para determinadas plantações, pois alimentam-se do pólen das flores e carregam o material genético por onde passam ,exercendo assim a polinização. Já outras espécies também desenvolveram relações com outras espécies, que vivem em conjunto e se ajudam, como é o caso das relações com as formigas, com total interação social entre os dois insetos. 

Elas apresentam polimorfismos e mimetismo. São seres curiosos e especiais, quando avistadas por humanos causam grande impacto visual e é referência para diversas áreas do conhecimento humano, como o caso da psicanálise, que é representada pelas asas de uma borboleta. Além disso, muitas outras áreas utilizam-nas como símbolo, pois são a transformação, a metamorfose e muitas vezes, uma imagem diz muito mais do que palavras. 

As Borboletas e seus Significados

Para diversas sociedades as borboletas possuem um significado diferente. Por exemplo, no Egito, acreditava-se que a alma da pessoa deixava o seu corpo na forma de uma borboleta. Para o cristianismo, as borboleta eram símbolo da ressurreição, da alma de volta ao corpo. Dentro do Feng Shui, elas são símbolos de amor, carinho e romance, além de significarem muito em relação a transformação, é indicado colocar fotos de borboletas na parede e refletir sobre qual área da sua vida você deseja mudar. 

São animais cheios de significados e com uma certa idolatria dentro das comunidades humanas. Para ter ideia, aqui no Ocidente, cada cor de borboleta possui um determinado significado. Veja cada uma delas a seguir: 

Azul: Representa a metamorfose,a  boa sorte, bons ventos na caminhada. Ela é muito bonita e traz alegria para qualquer pessoa que a veja. 

Borboleta Azul

Amarela: As borboletas amarelas representam a mudança e transformação, o início de uma nova, um ciclo. O amarelo é muito utilizada na representação da primavera e assim conhecido por ser a chegada da primavera, consequentemente, as borboletas amarelas, foram vistas como o começo de uma nova vida, representam o início. 

Borboleta Amarela

Colorida: Falando em alegria, a borboleta colorida é conhecida como a mensageira da paz, da calma e da alegria e da felicidade. São menos vistas, porém, muito belas. 

Borboleta Colorida

Branca: São insetos providos de rara beleza e quando possuem as asas brancas, representam paz e calma. São muito comuns em riachos, em meio às flores e também as matas. 

Borboleta Branca

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário abaixo! Para saber mais a respeito dos animais e da natureza acompanhe nossos outros posts!

Veja também

Tudo Sobre a Raça de Cachorro Pug: Características e Fotos

Tudo o que podemos falar sobre a raça de cachorro pug é que ela é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *