Home / Plantas / História da Flor Hibisco, Significado, Origem da Planta e Fotos

História da Flor Hibisco, Significado, Origem da Planta e Fotos

O hibisco é uma das plantas mais cultivadas entre os brasileiros, muto devido ao seu crescimento rápido, mas também por conta de sua beleza e rusticidade. Além disso, trata-se de uma planta com bastante história pra ser contada. História, essa, que vamos falar a seguir.

De nome científico Hibiscus rosa-sinensis L., e também conhecida como mimo-de-vênus, o hibisco é uma planta que não se sabe ao certo qual a sua verdadeira origem. Muitos falam, por exemplo, que ele é oriundo da África, e outros tantos dizem que sua origem, na verdade, remonta à Ásia mais especificamente, da Coreia do Sul.

Origem do Hibisco

Acredita-se ainda que povos oriundos da Polinésia foram quem transportaram espécies de hibiscos da China até o Pacífico. Devido ao seu rápido crescimento, floração e diversidade, rapidamente essa flor se espalhou pelo mundo sem maiores dificuldades.

Na Europa, a primeira espécie de hibisco descrita e ilustrada foi uma representante de um Hibisco rosa-sinensis, cuja cor era vermelho, no ano de 1678. Tempos depois, outras formas de hibisco foram introduzidas nesse continente.

Hibiscus Rosa Sinensis Rosa

Em outros lugares, como a Malásia e o Havaí, o hibisco é considerado a flor nacional de lá. Já nas viagens que fez pelo Pacífico, essa planta se tornou bastante comum na Austrália, onde os primeiros tipos dessa planta foram introduzidos por volta de 1800.

No Havaí, por sua vez, o interesse nessa planta só começou a se intensificar no início do século XX. Nessa época, o hibisco mais comum (o vermelho) foi cruzado com a espécie nativa da região H. schizopetalus, o que produziu variedades muito interessantes. No ano de 1914, é feita uma exposição de flores por lá, e nesse evento, constavam cerca de 400 tipos diferentes de hibisco (número que veio a aumentar nas décadas seguintes).

Cultos ao Redor do Mundo

A palavra em si “hibisco” vem do grego “hibiscus”, e tem origem na antiga tradição de culto à deusa Ísis, deusa da beleza e da fertilidade. Tal representatividade se estendeu a outras culturas, como a grega e a romana, e é por isso que em ambas as culturas existem deusas representadas pela flor de hibisco.

Segundo o mito, inclusive, a deusa Ísis, ao lado de seu companheiro Osíris, deram origem a Hórus, considerado o deus do firmamento, cujo olho tudo vê (não à toa, a partir disso, criou-se o mito do “olho de Hórus”).

Porém, as mitologias em torno da flor de hibisco não se restringiram a isso, pois, por muitos anos, ela foi símbolo da realeza nas ilhas havaianas, sendo que, mesmo após a incorporação do Havaí ao território norte-americano, essa flor continuou sendo símbolo de lá. É por isso que todos os turistas recebem um colar com flores de hibisco, e essa já virou uma tradição na região.

Por sinal, essa flor se tornou também símbolo para muitos surfistas, afinal, as ilhas do Havaí são frequentadas por eles devido às ótimas ondas daquele litoral.

Significados do Hibisco

De um modo geral, podemos dizer que o hibisco tem relação direta com a feminilidade, representando, em um contexto mais amplo, a divindade feminina. Tanto ~´e que a flor dessa planta tem relação com as deusas, tanto na mitologia grega, quanto na romana, mais precisamente, Afrodite e Vênus. Além disso, essa flor também está representada na mitologia egípcia, na figura da deusa Ísis. Inclusive, na astrologia, o hibisco representa o planeta Vênus.

Na Polinésia, essa planta era considerada sagrada, sendo atribuídos a ela poderes mágicos. Evidentemente, que há diversas histórias e mito envolvendo o hibisco por lá. Uma delas conta que uma jovem teve a beleza destruída por uma feiticeira, mas, que a recupera bebendo suco de hibisco. Já no Taiti, a flor dessa planta é usada por jovens mulheres no canto das orelhas. Se a flor estiver do lado direito, é porque estão procurando um companheiro. Se estão do lado esquerdo, já encontraram.

Existe uma “língua japonesa” específica só pra flores, onde a palavra hibisco significa “suave”. E foi esse o significado adotado universalmente sobre essa flor, especialmente no Havaí. No mundo todo, a flor de hibisco também pode significar “ótimo verão”, visto que se o verão será bom e típico, essa flor irá se desenvolver bem.

Além disso, a flor dessa planta pode representar outros simbolismos um pouco mais específicos, como, por exemplo, o hibisco vermelho, que representa o amor, e, de maneira mais abrangente, a sexualidade. Já a tatuagem de um hibisco nas mulheres pode denotar a representação de uma boa mãe.

Na China, por sua vez, o hibisco possui diversos significados, sendo que os mais comuns são riqueza e fama. E, na Coreia do Sul, a flor simboliza imortalidade.

Alguns Benefícios Dessa Flor

A flor de hibisco mão é só bonita esteticamente, nem é apenas envolta de significados e mitologias, como também pode servir bem à nossa saúde. Exemplo disso é o chá feito com essa flor, que é uma ótima bebida pra quem tem hipertensão, ou é diabético.

Além disso o chá dessa flor tem efeito laxativo e também diurético, sendo muito bom também para desintoxicar o organismo e combater os chamados radicais livres. Sem contar ainda o fato de que pelo fato dela ser rica em vitamina C, a flor de hibisco pode ser uma grande ferramenta para fortalecer o sistema imunológico.

São todos benefícios que, inclusive, levam a um outro, muito procurado nos dias atuais: a perda de peso. Tomando esse chá regularmente, e tendo uma alimentação balanceada, dá pra perder cerca de 4 kg no decorrer de 2 semanas.

E, claro, essa planta ainda é antioxidante, o que ajuda a deixar pele e cabelos mais bonitos e joviais.

Onde Encontrar?

Em geral, a flor de hibisco é comercializada em alguns supermercados especializados, mas também pode ser comprada em casas de produtos naturais, e também em empórios. O chá propriamente dito você encontra tanto em saquinho, quanto em pó.

Flor de Hibisco

Já as flores in natura são encontradas em mercados de flores em geral, caso a sua preferência seja apenas ornamentar o ambiente da sua casa ou jardim. Também existem na forma de mudas, ou em sementes para plantar.

Veja também

Cacto do Peru: Características, Como Cultivar e Fotos

Pode até não parecer, mas nem todo cacto é igual. Na verdade, existem inúmeras espécies …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *