Home / Plantas / Jasmim-dos-Açores Pergolado: Como Fazer e Fotos

Jasmim-dos-Açores Pergolado: Como Fazer e Fotos

Delicada e perfumada é o Jasmim-dos-Açores! Essa planta é rica em detalhes, o que torna uma das melhores opções para cercas, treliças, arcos e pérgolas!

Afinal, quem não gosta daquele cheirinho maravilhoso de jasmim?  Caso esteja pensando em plantar em sua pérgola, você não pode deixar de adotar as dicas que preparamos abaixo!

Ficha técnica do Jasmim-dos-Açores

  • Possui o nome científico de Jasminum azoricum.
  • Pode ser conhecido popularmente como jasmim açoriano, jasmim branco, jasmineiro do rio, jasmim dos açores e jasmineiro branco.
  • Pertence à família das Oleaceae
  • Crescem em forma de arbustos e trepadeiras.
  • Adaptam-se muito bem aos mais variados tipos de clima: do tropical ao oceânico.
  • Origem na Ilha da Madeira, no continente europeu.
  • Podem chegar a medir quase dois metros de altura.
  • Necessitam de cultivo com acesso ao sol ou em meia sombra.
  • Possuem ciclo de vida perene, os seus galhos são finos e com muitos ramos.
  • Costumam florescer durante todo o ano. As flores são brancas com seis pétalas, e exalam um odor muito agradável.

A Jasminum azoricum L. (jasmim-dos-açores) é uma trepadeira semi-lenhosa, florífera, muito ramificada, originária das Ilhas Canárias, com ramagem densa, de folhagem e florescimento ornamentais, principalmente no período do verão-outono.

As folhas são compostas por três folíolos lisos e coriáceos. É resistente a geadas, podendo ser cultivada em todo território brasileiro. Classifica-se como trepadeira cipó.

Essa espécie vai bem tanto no sol pleno quanto em meia-sombra. Seus ramos são longos, finos e bastante ramificados.

Delicado e de textura fina, o jasmim-dos-açores é bastante perfumado e tem um período de floração extenso, o que a torna uma flor muito atrativa para os paisagistas.

Vigorosas e de rápido crescimento, podem cobrir rapidamente uma pérgola, fornecendo textura verde e folhosa da primavera ao outono.

Jasminum azoricum L.

A título de curiosidade, o denominado jasmim comum (Jasminum officinale), é resistente nas zonas de resistência das plantas do Departamento de Agricultura dos EUA 7 a 10.

Cresce caules de 6 a 10 metros de comprimento e produz flores delicadamente perfumadas, rosa pálidas ou brancas da primavera ao outono.

Também há o jasmim de inverno (Jasminum nudiflorum) que é resistente nas zonas 6 a 10 graus nos Estados Unidos, com caules de 10 a 15 metros de comprimento. Produz flores amarelas alegres no final do inverno, ou no início da primavera.

Ambos os jasmins requerem alguma manutenção geral para mantê-los prósperos, e com a melhor aparência possível.

Amarre as hastes do jasmim à pérgola com laços plásticos, tipo zip ou barbante de jardinagem, quando tiverem tempo suficiente para alcançar a estrutura.

Enrole as hastes ao redor da estrutura e amarre-as, se necessário, para mantê-las crescendo na direção certa. São trepadeiras semi-retorcidas que podem precisar de ajuda para que elas cresçam na direção certa na pérgola.

Rega e Solo do Jasmim-dos-Açores

Dê água ao jasmim 2 a 3 vezes por semana, ou quantas vezes for necessário para manter o solo sempre úmido. Estas não são trepadeiras tolerantes à seca. Eles exigem solo úmido, mas o solo também deve drenar rapidamente. Não tente cultivá-las em solo muito molhado e lamacento.

Espalhe a cobertura orgânica ao redor da trepadeira para ajudar a reter a umidade, mas mantenha a cobertura 10 a 15 cm de distância dos caules. Gire a cobertura morta a cada primavera com uma pá para afofar o solo, e adicione uma cobertura nova, para manter uma profundidade razoável.

Polvilhe 10-10-10 fertilizante no solo ao redor do jasmim, uma vez por mês durante a primavera, verão e outono. A quantidade recomendada é de 1 colher de sopa para cada metro de comprimento do jasmim. Porém varia dependendo da formulação do fertilizante.

Poda do Jasmim-dos-Açores

Podar o jasmim assim que terminar de florescer. Apare as hastes que produziram flores de volta para um lado, atirando mais abaixo no caule. Corte galhos fracos, finos, danificados, lotados ou cruzados completamente.

Podar todas as hastes até uma altura de 2 metros, se tiver crescido demais. As hastes crescerão rapidamente novamente, embora possam não florescer nos próximos dois a três anos. Lave as podadoras depois de usá-las e desinfete-as com um desinfetante doméstico.

Pulverização

Pulverize o jasmim com um forte jato de água de uma mangueira de jardim para lavar cochonilhas, moscas-brancas e meladas, se elas se tornarem um problema.

Pulverize bem a parte de baixo das folhas e da axila dos galhos. Pulverize persistentes cochonilhas e moscas-brancas com sabão inseticida.

É geralmente vendido pré-misturado em frascos de spray prontos para uso.

 Jasmim-dos-Açores Pergolado: Como Fazer

Para construir o pergolado você irá precisar de:

  • Barbante de jardinagem
  • Adubo
  • Fertilizante
  • Podadores manuais
  • Desinfetante doméstico
  • Mangueira de jardim com bico de pulverização (opcional)

Ao comprar a pérgola certifique-se de que conta com a resistência suficiente para suportar o peso da trepadeira Jasmim-dos-açores.

Jasmim-dos-Açores

Sempre utilize madeira tratada para construir sua pérgola. Aperfeiçoe a aparência da estrutura já pronta, aplicando camadas de verniz colorido específico para madeira, desde que não seja tóxico, com a finalidade de evitar intoxicação das plantas.

Ao replantar uma pérgola velha, substituía a madeira deteriorada (quebrada e/ou podre), e pinte a estrutura com uma cor diferente.

São plantas extremamente utilizadas no ramo do paisagismo devido as suas características. Entretanto, é bem difícil encontrar mudas dessa planta para a venda.

A melhor forma de adquiri-la é em lojas especializadas, floriculturas, e através de comércio na internet. As mudas podem ser encontradas em páginas especializadas em plantas, e até mesmo em lojas online.

Em uma pequena pesquisa, é possível encontrar mudas de Jasmim-dos-Açores sendo vendidas por cerca de R$ 50,00 em sites de venda compartilhada.

A planta possui a característica de crescer em forma de trepadeira, e pode ser uma boa opção para ficar em caramanchões, pérgolas e cercas.

Com baixo investimento de manutenção, a planta é uma excelente alternativa, exigindo apenas que sejam instalados apoios quando ela começa a crescer, além de podas para controlar o seu crescimento.

No momento de efetuar o plantio do Jasmin-dos-Açores, opte por mudas com garantia de procedência. Sempre encomende a quantidade requerida com antecedência. Assim, quando a estrutura da pérgola estiver concluída, você poderá plantá-las imediatamente.

Embora possa demorar para crescer e se tornar densa por cima da pérgola, a espera valerá a pena.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *