Home / Plantas / Jasmim do Cabo: Como Cuidar, Fazer Mudas e Características

Jasmim do Cabo: Como Cuidar, Fazer Mudas e Características

Arbusto de porte médio, que chega até dois metros de altura. Forma redonda e folhas levemente brilhantes e verdes claras. Flores brancas, grande e também perfumadas, exalam seu cheiro geralmente ao pôr do sol e fim de tarde.

Se adapta a todas em temperaturas, porém são mais bonitas e se propagam mais rápido em climas tropicais. É originária da Ásia, e se encontra atualmente em locais mais selvagens e quentes como Vietnã e Índia. Geralmente florescem na primavera e se tornam levemente mais amarelas no fim do seu ciclo.

Embora como qualquer flor, seja sensível ao pisoteio, essas flores podem ser colocadas em canteiros ou até mesmo enfeitado áreas externas próxima as pessoas como porta e janelas. Não necessita de podas mais drásticas, porém de limpeza. Para que possam crescer com maior ventilação e sem o perigo de doenças pelo seu acumulo de folhas.

É utilizada muito em projetos decorativos como cercas vivas e decoração de paredes, entradas de fazendas, entre outros locais que elas possam crescer à vontade, já que estamos nos referindo a uma planta arbustiva.

Como Cuidar do Jasmim do Cabo

A manutenção de qualquer planta é muito importante, pois somente com os cuidados necessários é que ela crescerá com saúde, com belas cores e poderá dar mudas, frutos, sementes, enfim, ter um ciclo de vida natural e com muito viço.

No caso do jasmim do cabo, que na realidade, não faz parte da família dos jasmins, mas é conhecida popularmente dessa maneira e na realidade seu nome científico é gardênia, em homenagem ao biólogo americano Alexandre Garden.

  • Faça podas sempre ao final da primavera, apenas para retirar seu excesso, para que tenha ventilação e ela possa ter outros locais para se expandir.
  • Necessitam de um solo bem fértil e nutrido para conseguirem germinar e levemente ácido.
  • Caso elas comecem a nascer amarelas ou qualquer outro tom que não seja o branco, significa que essa falta de acidez está presente e deve ser colocado em seu solo suco de limão sem açúcar, obviamente  ou vinagre.
  • Ter contato com o Sol, as gardênias não suportam muito as temperaturas frias, porém, o clima deve ser mais ameno e por isso se dão tão bem na região Sul do país, onde se encontra esse meio termo.
  • Embora não seja tão comum, ela pode ser cultivada em vasos grandes, porém nesse caso, não pode ter o acumulo de água e as podas deve ser mais constante, quase que mensalmente.
  • Após podas, aproveite o período de primavera para fazer mudar, para dar de presente, enfeitar outros locais, enfim…. Essa planta é tão bonita que com certeza não deve ser desperdiçada.
Jasmim do Cabo

Já que o último tópico é fazer mudas, é o que falaremos no próximo parágrafo, tudo que você irá precisar para fazer seu cultivo e replanta-la.

Como Fazer Mudas de Jasmim do Cabo

Para fazer as mudas de gardênia ou jardim do cabo, você não precisará ter muita técnica ou experiência, já que essa é uma planta que se adapta bem a quase todos os ambientes e possuem folhas, pequenos galhos e até mesmo suas pétalas são mais resistentes.

Caso tenha visto algumas e se encantado  a gente imagina porquê, seu cheiro é irresistível e mesmo sem flores, elas são lindas em tons de verde escuro. Então, vamos as etapas!

  1. Esse processo deve ser feito no final de inverno, início de primavera, já que você precisará dos brotos e não das flores em si.
  2. Corte um pedaço relativamente grande, cerca de 30 centímetros do seu arbusto que possua pelo menos um broto se tiver mais, melhor ainda.
  3. Retire quase todas as suas folhas, deixe apenas uma.
  4. Deixe a estaca em algum recipiente com água, por seis horas. A flor não deve ter contato com o líquido, somente à estaca, e cerca de um terço ou menos que a metade.
  5. Em um outro recipiente, prepare um pouco de terra, sem adubo, sem nada. Não esqueça de peneira-la para retirar pedras, ou outras granulações.
  6. Passado as 6 horas de repouso, coloque a mesma quantidade de estaca que foi molhada, dentro dessa terra.
  7. Deixe essa terra bem úmida. Lembrando que mesmo depois nas regas, essa terra nunca deve ficar encharcada. Feche a parte externa com papel filme ou saco de plástico e coloque sobre a luz indireta ou seja, local que possua o calor do Sol, mas sem a luz dele tocando o lugar.
  8. Não faça irrigações até que a raiz esteja totalmente pronta. O excesso de água pode atrair fungos ou até mesmo apodrece-la e todo seu trabalho terá sido em vão.
  9. Quando surgirem novas folhas e outros brotos, significa que a planta está preparada para ser transportada para outro local. Geralmente esse processo que parece uma estufa para enraizamento, demora cerca de 10 a 15 dias.
  10. Quando for coloca-la em seu nome ambiente, a terra diferente do original, deve estar fertilizada para que essa planta floresça mais e claro, o contato direto com o Sol é primordial.

Características do Jasmim do Cabo

Saber sobre suas características é necessário tanto para efetuar uma boa compra  saber se a muda está saudável, sua coloração está correta, seus galhos estão firmes, enfim uma infinidade de qualidades que traduzem a saúde dela.

No caso das sementes, não há muito o que analisar, apenas esperar e tomar os devidos cuidados durante a plantação.

Suas pétalas são levemente granuladas e são a área mais sensível dessa flor. Seus galhos são finos, porém resistentes, como se tivesse espinhos bem pequenos por sua estrutura. Suas folhas são cor verde escuro, e brilhantes, coisa que chama atenção mesmo quando existe a presença de flores.

Não se sabe especificamente porque, porém, essas plantas gostam e se adaptam bem ao contato humano e por isso são colocadas na entrada de casas e perto de janelas. Assim, além de enfeitar o ambiente, ainda são companhias, já que existem estudos científicos que as flores ficam mais saudável e crescem mais quando as pessoas interagem com elas.

Para saber mais sobre as gardênias e outras flores, continue acessando o Mundo Ecologia!

Veja também

Como Plantar Vinca em Vaso em Casa?

A vinca-de-madagascar ou simplesmente vinca (nome científico Caranthus roseus) é um vegetal de fácil propagação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *