Home / Plantas / Tipos de Girassol Anão

Tipos de Girassol Anão

Uma das plantas mais bonitas existentes é, sem dúvida, o girassol. Uma de suas características mais conhecidas é o tamanho avantajado de seus caules, podendo chegar a três metros de altura, porém, o que você talvez não saiba é que existem girassóis anões, que, como o próprio nome indica, são bem menores do que outros tipos mais comuns.

Vamos conhecer um pouco mais a respeito deles?

Características

Os girassóis em geral possuem características físicas bem definidas na nossa cabeça devido ao padrão que a maioria dessas plantas possui. Ou seja, são sempre flores muito grandes, com caules muito altos, e uma coloração amarela bem peculiar. Mas, graças ao hibridismo entre vários tipos de girassol, foram surgindo variações, como é o caso do girassol anão.

Esse é um tipo de girassol que pode medir de 40 a 50 cm de comprimento (e até um pouco mais), possuindo folhas pilosas, conferindo a ele uma coloração acinzentada. Já, as inflorescências capitulares são grandes, possuindo uma cor amarela ouro. É nelas que acabam se reunindo dois tipos específicos de flores: as periféricas liguladas e as centrais.

Muito útil ao paisagismo, esse tipo de girassol, pelo tamanho, é ótimo para ser plantado em vasos e jardineiras, bem como na formação de maciços e bordaduras de jardim. Por sinal, são ótimas plantas para serem cultivadas por crianças, visto que o desenvolvimento e o ciclo de vida dos girassóis são bem rápidos, o que pode ser um aprendizado bem educativo.

O cultivo precisa se dar em pleno sol, com solo fértil e enriquecido com bastante matéria orgânica. É um tipo de planta que também aprecia as regas regulares, porém, pode tolerar períodos curtos de seca. Já, a germinação se dá na primavera e no verão, ou simplesmente o ano todo, caso o clima do lugar seja quente a maior parte do tempo.

Tipos de girassol Anão

O girassol anão tem uma boa variedade de tipos, e estes aqui são os mais populares:

  • Pequeno Becka – Mesmo sendo uma variedade do girassol anão, esse daqui pode chegar a 2 metros de altura, sendo ótimo para adicionar um toque a mais de cor ao seu jardim, já que a flor desse girassol mistura tons de amarelo com vermelho, deixando o local com um toque bem bonito.
    Pequeno Becka
    Pequeno Becka
  • Pacino – É também conhecido como anão de ouro de Pacino. Não chega a medir mais do que 60 cm de altura, e suas cores se resumem ao amarelo nas pétalas, e um amarelo mais escuro (quase marrom) no centro da flor.
    Pacino
    Pacino
  • Sundance Kid – Outro girassol que não chega a medir mais do que meio metro, e foi um dos primeiros tipos dessa flor a ser “domesticado”, digamos assim. Suas pétalas são um pouco menores em comparação às dos outros tipos de girassóis anões, cujo centro de sua flor é bem mais volumoso, o que garante a produção de muitas sementes, seja para o plantio, seja para outras finalidades.
    Sundance Kid
    Sundance Kid
  • Sorriso Ensolarado – Aqui, temos um girassol que varia de 12 a 15 cm de altura. As suas hastes são bem resistentes, fazendo deles ótimas flores para jardinagem, principalmente se você tiver em casa crianças pequenas ou animais de estimação que possam tentar destruir a flor. O centro desse girassol tem um tom mais escuro, quase negro, o que realça ainda mais a cor amarela das pétalas.
    Sorriso Ensolarado
    Sorriso Ensolarado
  • Amarelo Suntastic – Este daqui é um dos girassóis anões mais simplórios, mas, mesmo assim, muito bonitos de serem cultivados, caso sejam plantados em quantidade suficiente para encherem um local. Não ultrapassam os 20 cm de altura, mas, mesmo assim, continuam sendo flores bem bonitas.
    Amarelo Suntastic
    Amarelo Suntastic
  • Fogos de Artifício – A disposição das suas pétalas, bem como a combinação das cores amarela e vermelha, fazem parecer realmente que a flor está “explodindo” como fogos de artifício. As hastes são um pouco mais longas do que o padrão normal dos girassóis anões.
    Fogos de Artifício
    Fogos de Artifício

Dicas Para o Plantio e Manutenção

O ideal é plantar as sementes de girassol anão em covas cuja profundidade seja de aproximadamente 1 cm. Detalhe: faça 3 covas distinta no vaso ou jardim. Depois disso, a irrigação deve ser feita tanto no início, quanto no fim do dia. Com isso, a germinação das sementes ocorrerá entre 7 e 15 dias, e durará todo o no (que é o ciclo de vida normal de qualquer girassol). Já, para o solo, é recomendado que ele seja composto de uma parte de terra vegetal, mais duas partes de areia, contanto que fique tudo bem encorpado.

No tocante à manutenção, você precisa cortar as mudas fracas, doentes ou com má formação, conforme a planta for crescendo. É preciso ficar atento caso o espaço, seja no jardim, seja em um vaso, não estiver mais comportando o girassol. Nesse caso, chegou a hora de mudá-lo para um lugar mais apropriado.

Claro, não se esqueça de colocar o girassol em um lugar que seja bem ensolarado (de preferência, “na direção” do sol). É preciso ter cuidado para que ele não passe a maior parte do dia na sombra ou pegando chuva em excesso. Uma dica de local? Parapeitos das janelas ou em casas ou em apartamentos sem sacadas.

Armazenamento de Sementes

Uma forma muito interessante de aproveitar o girassol é preservando as suas sementes, com estas sendo usadas em pratos culinários, como saladas ou torradas, por exemplo. Serve até como alimentação para pássaros.

O método de conservação é bem simples. Deixe as fores secarem até que a sua parte de trás fique amarelada, e as sementes comecem a escurecer. Depois, basta cortar as cabeças, deixando-as penduradas viradas para baixo, em um local que seja seco e quente. As sementes, naturalmente, começarão a cair. Coloque embaixo dos girassóis um balde ou saco a fim de recolhê-las.

Semente de Girassol Anão
Semente de Girassol Anão

Passadas algumas semanas, pegue as sementes, e deixe que fiquem secando por um ou dois dias mais ou menos. Por fim, guarde-as em um recipiente bem fechado, e que seja em um local fresco e escuro.

E, então, gostou das informações e das dicas? Esperamos que sim. Aproveite para plantar os seus girassóis anões hoje mesmo e deixe o ambiente da sua casa muito mais bonito.

Veja também

Arroz Branco na Tigela

Arroz Branco Tem Açúcar? Quais os Seus Nutrientes?

O arroz é um grão rico em amido usado como ingrediente básico por mais da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *