Home / Plantas / Como Plantar e Cultivar Jasmim em Vaso e Apartamento?

Como Plantar e Cultivar Jasmim em Vaso e Apartamento?

Já se pensou que plantas serviam apenas para se plantar nos quintais e jardins, em locais com bastante sol, fora de casa e também fora dos locais em que trabalhamos, mas com o decorrer do tempo descobrimos que as coisas não são
bem assim.
Atualmente, ter plantas em casas e apartamentos é uma das melhores ideais que se pode haver, pois a mesma irá criar uma simbiose forte entre o homem e a natureza, e não importa se você mora no primeiro andar ou no vigésimo andar, pois hoje em dia é possível criar plantas em vasos e em locais suspensos, que através dos cuidados corretos podem se desenvolver plenamente como se estivessem no meio da natureza.
Um dos principais motivos para se ter plantas no apartamento se dá pelo fato de que elas ajudam a purificar o ar. Imagine que os apartamentos estão localizados em grandes locais urbanos onde dificilmente existe natureza e o ar é marcado por poluição provocada por inúmeros gases invisíveis. As plantas no apartamento servirão para purificar o ar que se respira dentro desse ambiente em que se passa tanto tempo.
As plantas possuem a habilidade de filtrar químicos como formaldeídos e benzina, que são encontrados na tinta das paredes dos apartamentos, assim como na fumaça de cigarro e solventes. Não obstante essa limpeza, as plantas também umedecem o ar e ajudam principalmente pessoas que possuem problemas de respiração.
Portanto, se ter uma planta é tão bom para o apartamento, imagine ter jasmins. Além de serem plantas extremamente bonitas e saudáveis para seu ambiente, a jasmim é detentora de aromas incríveis que irão permear
seu apartamento com perfumes naturais que darão a sensação de que você está em um verdadeiro paraíso.

Jasmim: A Melhor Opção Para Cultivar em Apartamento

Com fragrâncias incríveis, extremamente belas e delicadas, além de serem exóticas, a jasmim é um verdadeiro deleite para os olhos e possui cores únicas que combinam muito com a decoração interna do apartamento.
A jasmim, apesar de possuir todas essas características legais, ainda pode ser um pouco difícil de fazer com que a mesma cresça corretamente se ela não for cuidada de forma ideal.

Jasmim Manga
Jasmim Manga
Porém, com os cuidados ideais, a jasmim pode ser cultivada e pode crescer plenamente em qualquer parte do apartamento, seja na sala, seja na cozinha e até mesmo na sacada.
Não precisa ser nenhum expert para poder cultivar a jasmim, basta seguir algumas dicas essenciais que as plantas irão crescer plenamente. Algumas jasmins não possuem flores que possuem tanto cheiro quanto outras, mas
isso não é um aspecto negativo, já que algumas jasmins podem ter um cheiro tão marcante que às vezes elas podem se tornar enjoativas, por isso é bom ter uma variável da flor para que as fragrâncias não se somem.

Aprenda a Como Cultivar Jasmim em Vaso em Apartamento

A jasmim é uma planta que pode ser cultivada em vários tipos de vasos, ou seja, ela pode ser plantada em vasos largos e enormes, ou em vasos pequenos, em vasos estreitos, em vasos compridos e demais tipos de vasos, e isso se torna ideal, pois será fácil combinar a jasmim com o vaso e até mesmo com as cores e formas do ambiente.

Jasmim em Vaso
Jasmim em Vaso
  • Tipo de Jasmim: a jasmim, além de toda essa maleabilidade, ainda fornece mais de 200 tipos de espécies, com centenas de cores e formas, portanto, o primeiro passo para se cultivar jasmim, é escolher o tipo de planta que você irá plantar em seu vaso.
  • Necessidades da Planta: ao se pensar em cultivar uma jasmim, o primeiro passo, como citado anteriormente, é selecionar o tipo ideal que mais combina com o apartamento, no entanto, será necessário ter mais informações sobre essa planta, pois a mesma pode ter necessidades que não serão supridas se forem criadas em vasos ou apartamentos, por isso é importante saber se o tipo de jasmim é uma planta que se adequa bem a ambiente fechados.
  • Preparação do Solo: após esses dois passos de escolha e informações sobre a planta, é hora de preparar o terreno perfeito para se pôr dentro do vaso. A jasmim é uma planta que se desenvolve muito rápido em um solo rico em nutrientes e que sempre esteja seco, pois a jasmim não é do tipo que suporta água por muito tempo e pode morrer devido à falta de oxigênio presente na raiz devido à água. Portanto, no solo, use substrato de boa absorção.
  • Climatização: a jasmim é uma planta que precisa de sol e por isso não pode ficar em um lugar fechado onde não tenha luz solar, por isso, mesmo que no seu apartamento a planta fique em um local não tão apropriado, basta que todo dia você mova o vaso para uma parte do apartamento que bata sol, seja no chão ou na varanda. Isso garantirá que a planta tenha um desenvolvimento pleno.
  • Manutenção: Quando a jasmim começar a se desenvolver, regue a planta com muito pouca água de duas a três vezes por semana, e jogue a água sempre no solo perto da raiz e nunca nas suas folhas ou flores. Se restar água nas folhas e flores, os raios solares podem esquentar as gotas e queimar a planta. A poda da jasmim pode ser feita quando a mesma apresentar folhas ou flores murchas.
  • Informações Importantes: a jasmim é um tipo de planta que necessita de um ambiente com bastante umidade, ou seja, é muito indicado que o local onde a jasmim vá viver, seja permeado por outras plantas, tal como samambaias e outras flores. Caso não seja o caso de você possuir outras plantas no apartamento, tente regar a planta uma vez por dia para que a mesma sempre fique hidratada.

Curtiu esse post sobre as jasmins? Aproveite e veja outros posts em nosso site sobre essas incríveis plantas:

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *