Home / Plantas / Pé de Gabiroba: Tamanho, Folhas, Raízes, Tronco, Flor, Fruta e Fotos

Pé de Gabiroba: Tamanho, Folhas, Raízes, Tronco, Flor, Fruta e Fotos

Cansado de todo café da manhã comer a velha e boa laranja? Deseja algo novo? Então venha comigo conhecer outra opção de fruta tão nutritiva quanto as que você já tem incluídas no seu cardápio!

Tamanho do Pé de Gabiroba

Nativa do Brasil, essa fruta de sabor docinho, formato arredondado e coloração amarelada pode ser encontrada lá na Mata Atlântica e ainda no Cerrado. Além de nós, outros países da América do Sul como Argentina e Uruguai possuem a Gabiroba.

Para ser mais preciso as cidades em que você verá a Árvore Gabirobeira são: Minas Gerais, Espirito Santo, Goiás e também Rio Grande do Sul.

Se estiver pensando em tê-la uma dessas saiba que ela possui uma estatura mediana que pode alcançar uma altura de 10 a 20 cm sendo bem longa e densa. Primeiramente meça o espaço em que você deseja plantar a árvore e depois procure saber quanto espaço ela ocupa.

Já aviso de antemão que você vai precisar ter um recinto com espaçamento razoável.

Folhas e Raízes da Árvore Gabiroba

As folhas desta planta são verdes escuras e exalam cheiro elas são perfeitas para você que adora tomar aquele chazinho. Sobre as raízes da Gabiroba, elas possuem o nome Sapopemas e pode chegar a envolve-la toda deixando-a com um aspecto mais robusto.

Folhas da Árvore Gabiroba

Tronco e Flor

Devido ao intenso número de raízes que compõem o tronco da Gabiroba esta possui uma fixação incrível no solo e caso você tentasse retira-la do lugar com certeza teria um imenso trabalho. A casca que compõem tronco é completamente sulcada e é usada em diversas receitas de remédios medicinais pelos povos indígenas para situações como:  tratar feridas e infecções na boca, dor de dente, contusões, dor de barriga e induzir o parto.

No período de Setembro a Novembro esta árvore floresce sendo tomada por uma coloração creme esbranquiçada. Nada como ver a Primavera, uma das estações mais bonitas do ano e ainda contemplar toda beleza que vem juntamente com ela!

A Fruta e Seus Benefícios

Ao comer a Gabiroba você pode ter uma primeira má impressão pois a sua casca possui um sabor amargo mas não se engane, é um fruto docinho demais, lembrando que não é bom come-la pois possui propriedades toxicas ao nosso organismo. Com seu tom amarelo e intenso vai ser muito fácil identifica-la pois esta é uma das suas características mais marcantes.

Se preferir não consumi-la in natura então pode usa-la em suas receitas criando sucos refrescantes, doces saborosos entre outras delícias incríveis.

Sabe quando sentimos os primeiros sintomas da gripe se aproximando? Então, é hora de tomar o seu chá de Gabiroba e livrar-se dessa incomoda enfermidade.

As suas infecções urinárias agora podem ter um fim, o fruto da árvore Gabirobeira possui substâncias capazes de retirar-lhe aquelas dorzinhas que atacam você.

Esta planta ainda pode lhe ajudar quanto a problemas de Osteoporose, Anemia entre outras coisas.

Se você é do tipo que prefere ingerir vitaminas C de maneira natural sem precisar daqueles coquetéis de remédios imensos, consuma muita Gabiroba pois ela está cheia desta substância e muitas outras super benéficas para o seu organismo.

A Temperatura e o Solo Ideal Para Gabiroba

Estas plantas preferem regiões com um clima mais tropical onde possam ficar totalmente exposta ao calor do sol.

Está pensando em cultivar uma árvore dessas? Então tenho uma notícia ótima! A Gabiroba não é exigente quanto a terra a qual será plantada, ela pode frutificar até mesmo nos locais mais carentes de nutrientes, no entanto, para crescer necessita de algumas substâncias primordiais.

As Sementes da Gabiroba

O poder germinador delas perdura por um período muito curto, portanto, ao serem extraídas da fruta devem ser plantadas ao solo imediatamente sob pena de perderem sua função. Mais à frente vou lhe ensinar como planta-la.

Que Tal Um Chazinho?

Vamos lá, a receitinha é super fácil: Pegue 30 g de folhas da árvore de Gabiroba e a coloque em 1 litro de água filtrada e não faça adição de açúcar. Prontinho, viu que rápido!

Cultivando a Árvore de Gabiroba

Agora vou lhe ensinar como ter esta fruta no alcance das suas mãos, vamos lá!

Você vai precisar ter as sementes da arvore Gabirobeira, estas devem estar completamente saudáveis e sem resíduos da fruta. Em seguida elas devem ser colocadas em sementeiras que de 10 a 14 dias germinarão caso estejam implantadas em um solo rico em nutrientes e devidamente irrigado. Lembrando que os períodos de chuva são os melhores para você planta-la.

Produza Mudas de Guabiroba

O ambiente onde a muda irá ser depositada temporariamente precisa ser repleto de nutrientes, ou seja, adubado, e cheio de areia. Você poderá escolher entre plantar a muda em vaso ou então em recipientes de plástico próprios para este tipo de cultivo. Procure se informar melhor com profissionais agropecuários para saber qual é a opção mais benéfica para você.

Será necessário arrancar da plantinha um galho com o tamanho de 30 cm, isso faz parte do cultivo de mudas. A retirada das folhas que estiverem em excesso é essencial, não esqueça disso. Cuidado para não danificar o galho quanto estiver realizando esta etapa.

Finalmente você chegou na última fase deste processo, agora é só introduzir o pequeno galho no recipiente o qual a muda vai ser plantada e mantê-lo longe do contato direto com o sol.

Outras Finalidades

Muitos animais se alimentam do fruto da Gabiroba, são eles os responsáveis pelo plantio de algumas delas, visto que quando as comem, as sementes caem sobre o solo.

A madeira desta arvore é bastante utilizada para serviços de construção e ainda como material para gerar combustão semelhante ao que ocorre com o carvão. Ainda é possível utiliza-la na criação de instrumentos musicais.

Viu a infinidade de curiosidades a respeito da árvore de Gabiroba? Aprendeu algo novo? Espero que sim, pois este site tem como objetivo sempre lhe apresentar os melhores conteúdos. Devo sempre lembra-lo (a) que você precisa ser um agente cuidador da natureza pois somente assim será possível que as gerações futuras contemplem tamanha beleza, em breve retornaremos com mais matérias inéditas! Tchauzinho!

Veja também

Cineraria Planta Medicinal: Benefícios e Propriedades Medicinais

Cineraria é um gênero de plantas com flores da família dos girassóis, nativo principalmente do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *