Home / Plantas / Jasmim Sambac: Curiosidades, Habitat e Imagens

Jasmim Sambac: Curiosidades, Habitat e Imagens

Exótica e sedutora, a planta de jasmim sambac é nativa do sudeste da Ásia. Conhecida botanicamente como Jasminum sambac, suas flores altamente perfumadas são valorizadas.

De fato, é a planta nacional das Filipinas e uma das três plantas nacionais da Indonésia! O aroma floral é usado na China para perfumar chás de jasmim e flores de jasmim adornam as ilhas havaianas.

Quer conhecer algumas curiosidades dessa flor? Pois fique atento ao artigo e descubra coisas interessantíssimas.

Descrição do Jasmim Sambac

Esse jasmim é um arbusto sempre-verde, ereto ou em escalada, que cresce de 0,5 a 3 m de altura com galhos pubescentes e angulares. A planta é encontrada crescendo em locais de:

  • Florestas secundárias;
  • Áreas costeiras;
  • Jardins abandonados;
  • Pomares perto de vilarejos, florestas gerenciadas, plantações e áreas costeiras.
Jasmim Sambac

A planta cresce em praticamente qualquer tipo de solo, com pH de 4,9 a 8,3 e suprimento de água suficiente. Também cresce em pleno sol, principalmente em barro rico ou solos arenosos.

As folhas são opostas ou em espirais de três, elípticas inteiras ou largas para sub orbiculares. Entre outras características, mostram-se obtusas nas duas extremidades, de tamanho muito variável com até 4 a 12,5 cm de comprimento e 2 a 7,5 cm.

Flores

As flores do jasmim sambac florescem durante todo o ano e são produzidas em grupos de 3 a 12 conjuntos no final dos galhos. Elas são fortemente perfumadas, com uma corola branca de 2 a 3 cm de diâmetro com 5 a 9 lóbulos.

Essas flores abrem à noite (geralmente entre 18:00 e 20:00 da noite) e fecham pela manhã, um período de 12 a 20 horas. A floração ocorre normalmente de maio a agosto.

Flores férteis são seguidas por bagas globosas simples, com 1 cm de diâmetro. A fruta advinda da planta de jasmim sambac é inicialmente verde, passando a preto arroxeado à medida que amadurece.

Benefícios Para a Saúde Desse Jasmim

Listados abaixo, estão alguns dos benefícios para a saúde mais populares dessa espécie de flor.

Reduz o Odor Corporal

O odor corporal é um cheiro horrível emitido pelo organismo, mais comumente devido ao excesso de suor. Isso acaba levando ao acúmulo bacteriano na pele, principalmente nas áreas como axilas.

Além disso, produz um impacto negativo sobre sua personalidade para as pessoas com quem se relaciona. Geralmente, os indivíduos tendem a usar os mais recentes desodorizantes ou sprays corporais para evitar cheirar mal. A esse respeito, o óleo da flor de jasmim sambac, juntamente com outro óleo essencial, pode ser usado nas axilas para um odor melhor.

Alivia a Dor e a Inflamação

Sofrendo de dor de cabeça ou dor nas costas? Aplique uma gota de óleo de jasmim e massageie. Sim, ele cura, e é o remédio caseiro da vovó confirmado para diferentes tipos de dores, incluindo os de artrite e reumatismo.

Esse jasmim, quando consumido como chá, é conhecido por diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue. Ele também mantém um controle e mantém as condições de saúde, como ataques cardíacos e derrames à distância.

Com o aumento das necessidades individuais, a geração atual está passando por estresse todos os dias. Atualmente, esse mal é causado devido a vários fatores, como pressão no trabalho, pensamentos negativos, estilo de vida, etc.

Chá de Jasmim

Tudo isso pode ser efetivamente reduzido com o cheiro de algumas flores brancas mágicas. A fragrância delas é conhecida por acalmar a mente e relaxar os indivíduos, trazendo energia positiva.

Curiosidades e Habitat da Planta

  • Alguns botânicos concordam que a planta se originou da Índia – das partes norte dos vales do Himalaia. Hoje em dia, ela é cultivada em toda a Índia;
  • Desde os tempos antigos, o jasmim sambac é considerada a “rainha das flores”. O nome jasmim é derivado do termo persa ”yasmin”, significando “flor perfumada”. É também um nome de menina persa;
  • A planta deve ter sido introduzida no Egito antes da época da dinastia XXI (por volta de 1000 aC);
  • Dizia-se que um imperador chinês da dinastia Sung (960-1279 DC) possuía a planta em seus jardins do palácio. Tal ação para servia para que ele pudesse apreciar sua fragrância. Nos anos 1400, o jasmim foi plantado para reis do Afeganistão, Nepal e Pérsia;
  • Variedades de jasmim usadas em perfumes chegaram a lugares do outro lado do mar – começando em áreas ao longo da Arábia, como Pérsia e Índia. Depois cruzaram o mar Vermelho para o Egito. Chegaram ao território ao redor do Mar Egeu, na Turquia e na Grécia. Assim, se espalharam para áreas ao longo do Mar Mediterrâneo, da África, passando pelo Egito, Argélia e Marrocos. Chegaram à Europa Ocidental pela Espanha, pelos mouros, em 1600, e pela França e Itália;
  • A planta foi introduzida na Grã-Bretanha na última parte do século XVII. O jasmim sambac é a flor nacional das Filipinas. É um símbolo de pureza, simplicidade, humildade e estranheza.

Mais Algumas Curiosidades

  • Os nativos da Índia usavam as folhas e flores jovens para fazer uma massa. Esta era era misturada e comida com arroz para sarna seca e outras erupções cutâneas;
  • Na Índia, algumas variedades de jasmim são usadas como oferendas religiosas, simbolizando a esperança divina. Os hindus amarram as flores como guirlandas de pescoço para convidados de honra. Essas flores são consideradas sagradas para Vishnu e são usadas como oferendas votivas nas cerimônias religiosas hindus;
  • A variedade da planta jasmim sambac, é uma flor agrupada. Tem seu perfume comumente forte, conhecida no Havaí como o “Pikake“. Ela era uma das flores favoritas da princesa Kaiulani, que também gostava muito de pavões. Portanto, o nome da flor era pronunciado como “pau-kai”;
  • A flor de jasmim também pode ser usada para curar febres, bem como para aromatizar chá ou para fazer perfumes. Em Bali, as pessoas plantam isso nos principais templos ou nos jardins da família. Essa planta é uma boa flor para usar como meio de oração para adorar o deus Iswara.

Se você gosta mesmo do jasmim sambac deve ter adorado essas curiosidades que citamos sobre a planta. Agora, que tal plantar uma muda no seu jardim?

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *