Home / Plantas / Doenças Comuns em Hortênsias e Como Resolver

Doenças Comuns em Hortênsias e Como Resolver

A hortênsia (nome científico de  Hydrangea macrophylla) também podem ser conhecida como Hidrângea. Possuem origem no continente asiático e formam arbustos que podem chegar a medir quase dois metros e altura. Para um cultivo adequado de flores, é muito importante considerar as peculiaridades e características de cada planta. Hoje vamos falar um pouco sobre a hortênsia, seu cultivo, forma de combater pragas e atitudes que poderão garantir melhores resultados. Confira!

Características da Planta

São plantas que possuem flores belíssimas  e que podem se apresentar nas cores: verde, branco, rosa e azul. Costumam formar grandes buquês que chama muita atenção pela beleza.  Florescem na primavera e precisam de muita água para o desenvolvimento pleno. Outro cuidado muito importante é deixá-la em meia sombra para evitar que as folhes queimem durante o período mais quente do ano.

Um fato muito interessante sobre as hortênsias é que elas costumam ter flores de acordo com o Ph do solo em que se encontram. Assim, se o Ph da terra se mantiver entre  4 e 5 e existir a concentração de potássio e alumínio, a flor apresentará a  coloração azul. Já se esse Ph for maior e o solo esteja mais ácido, a tendência é que as plantas tenham flores rosa.

Na estação do inverno a planta entra numa espécie de repouso para evitar que os ventos, o frio e até mesmo as geadas acabem prejudicando o seu desenvolvimento. Muito legal, não é?

Doenças e Pragas Mais Comuns nas Hortênsias

Os animais que mais costumam atacar as hortênsias são as lesmas e os caracóis.  Além disso, as moscas brancas, os pulgões e os fungos também podem ser encontrados nas folhas do vegetal. É muito comum encontrar a espécie com folhas amarelas. Essa doença se chama clorose e pode ser evitada com doses de ferro no solo. Para evitar que a sua plantinha apresente essa enfermidade procure colocar quelato de ferro na árvore a cada seis semanas. Não se esqueça de caprichar na adubação, ok?

Lesma na Hortênsias

Uma atitude muito simples para evitar pragas é fazer a limpeza das flores e galhos secos, mortos e doentes da hortênsia. Dessa forma, não se esqueça de realizar podas para corrigir o crescimento desordenado da planta. Procure realizar a poda no período do inverno  e corte apenas os galhos que receberam floração, assim, no ano seguinte essas regiões receberão novamente flores.

Dicas Para Evitar Doenças nas Hortênsias

Algumas pequenas atitudes são vitais para que suas hortênsias cresçam fortes e saudáveis. Confira algumas dicas para evitar pragas e doenças nos seus cultivos.Veja:

  • Procure realizar o plantio da hortênsia em locais ventilados. Isso facilitará o arejamento e evitará a proliferação de doenças.
  • Os fungos mais frequentes nessa espécie de planta são: ferrugem, podridão cinzento e oídio. Como já foi destacado anteriormente, a clorose também é muito comum nas hortênsias e costumam aparecer com mais frequência em solos com grande concentração de calcário. Portanto, o uso de ferro no solo é essencial para a recuperação da árvore. Evite também realizar o plantio da hortênsia em solo calcárico.
  •  Para eliminar os invasores (como por exemplo os pulgões) faça uma pulverização  com sabão preto e água. A mangueira também pode ser uma boa ferramenta para a eliminação desses parasitas de forma mais rápida.
  • Preste bastante atenção nos novos brotos que surgem na planta. Eles são os locais de ataque preferidos de caracóis, lesmas e até mesmo pequenos roedores que apreciam essas novas folhinhas.
  • Não faça a poda de ramos que ainda não apresentaram floração. Certamente no ano seguinte eles são os “escolhidos” para abrigar as novas hortênsias.

Curiosidades Sobre as Hortênsias

Para encerrar nosso artigo conheça algumas das mais interessantes curiosidades sobre as hortênsias. Veja:

  • As hortênsias são plantas usadas com muita frequência na ornamentação de espaços externos e internos. As suas folhas também são belíssimas e costumam compor  lindos arranjos com as flores. Existem hortênsias nas mais diferenciadas cores que vão do branco até o vermelho. As hortênsias azuis são um verdadeiro espetáculo para os nossos olhos: lindas e peculiares! Mas para apresentar floração todos os anos você deve adubar o solo todos os anos durante a primavera.
  • Você sabia que é possível que uma espécie de hortênsia rosa apresente também flores de outras cores? Isso é possível graças à concentração de alumínio que existe no solo e é captado pelas raízes da planta. Assim, a acidez do solo pode ser determinante para apresentação de cores distintas nas flores da hortênsia. Interessante, não é?
  • Existe até mesmo um produto especialmente criado para  fazer com que as hortênsias apresentem flores azuis: o Bleu de France. Ele pode ser usado de forma gradativa possibilitando que as flores fiquem azuladas com o passar do tempo. A mesma lógica vale para deixar as hortênsias em tonalidade mais rosadas. Confira algumas espécies que podem ser obtidas com a técnica da acidez da terra:
  • Hortênsia Adria
Hortênsia Adria
  • Hortênsia Leuchtfeuer
Hortênsia Leuchtfeuer
  • Hortênsia Maravilha sanguínea e
Hortênsia Maravilha
  • Hortênsia Marie Claire
Hortênsia Marie Claire

A hortênsia começou a se propagar com mais força no Brasil devido a influência dos alemães no nosso país. Podem ser encontradas com mais frequência em estados do sul como o Paraná e Rio Grande do Sul, mas também em regiões frias do estado de São Paulo.

Enceramos nosso artigo por aqui e aproveitamos  para lembrar que as hortênsias são plantas que precisam de adubação constante e  que esta deve ser realizada todos os anos.  O comportamento da planta depende de forma como você se dedica a esse cultivo. Portanto, muita atenção ao cuidar dessa espécie. Outro cuidado que não pode ser esquecido  é a realização de regas, pois elas são fundamentais para florações mais exuberantes. Por fim, nada de esquecer  de podar a planta para manter um porte mais compacto.

Caso tenha ficado dúvida sobre como tratar as principais pragas e doenças da hortênsia é só nos deixar um comentário. Ficaremos muito felizes em receber o seu contato! Aproveite e compartilhe esse artigo com os seus amigos que também apreciam o cultivo de flores.

Agradecemos a visita e convidamos você a  continuar acompanhando nossos conteúdos para aprender ainda  mais sobre plantas, animais e natureza.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

2 comentários

  1. Olá. Moro em Lins no interior de São Paulo e tenho hortências plantadas no jardim de casa. São hortências bem antigas. Cerca de 35 anos. Nunca deram problemas com pragas e doenças. Ano passado começou a acontecer um sintoma de alguma doença que não conseguimos identificar. As folhas perdem a flexibilidade. Ficam duras parecendo que são feitas de plástico. Dai as folhas começam a enrolar da ponta para o caule mesmo estando verdes. As flores nascem mas antes ganharem coloração começam a secar e morrem. Ja realizamos a poda das paletas por 2 vezes mas os brotos novos nascem apresentando o mesmo sintoma. Teria alguma sugestão para me dar?

  2. Nadir Bastos Ventura

    Boa Noire! minha Hortência estava linda! com folhas parecendo uma couve de tão verdinha e grande
    masvderrepente ela está com umas pranchas amarelas e algumas folgas amarraram. Hoje é fato que com a posição do sol, ela só pega claridade, mas não sol direto.
    será que é isso? falta de nitrogênio?? cada galgo está com broto parecendo que vai florir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *