Home / Animais / Como É O Processo De Transformação Da Borboleta?

Como É O Processo De Transformação Da Borboleta?

Você sabe como uma borboleta vira uma borboleta? Conhece o processo até ela se tornar uma linda borboleta? Esse processo de transformação é conhecido como metamorfose e acontece através de vários ciclos. A metamorfose acontece apenas em anfíbios e insetos e a borboleta é um desses animais. A seguir vamos falar um pouco mais sobre isso, acompanhe.

A Metamorfose Dos Insetos

Metamorfose é uma palavra que significa transformação ou mudança. Ela representa a transformação de um ser em outro, acontecendo nas classes dos insetos e anfíbios, que são animais que tem desenvolvimento indireto. Como a borboleta é um inseto, falaremos um pouco da transformação desses animais.

Moscas, formigas, borboletas, abelhas e joaninhas passam por uma metamorfose completa, que se inicia no ovo e vai até o animal chegar no estado adulto. Insetos como gafanhotos, grilos e cupins passar por uma metamorfose incompleta, sofrendo menos processos.

A metamorfose completa se inicia no ovo, de onde sai uma larva, as quais se alimentam bastante, acumulando reservas e também tamanho. Logo após, formam o casulo e param de se alimentar, sobrevivendo apenas das reservas adquiridas quando larvas. No casulo esses animais ficam até chegar na fase adulta.

A Borboleta: Características E Habitat

Junto com as mariposas, as borboletas formam a Ordem Lepidoptera. Como os indivíduos adultos são bem diferentes do indivíduo jovem, diz-se que as borboletas sofrem uma metamorfose completa.

A borboleta, como conhecemos, já adulta, é um animal bastante delicado e pequeno, que não pesa mais de 3 gramas. De uma ponta da asa a outra, esse animal pode medir até 31 centímetros. Assim como a libélula, a borboleta tem hábitos diurnos, bem diferente da maioria dos insetos. Existem cerca de 200 mil espécies desse animal, porém apenas 120 mil possuem registros científicos comprovados.

Devido ao calor e a grande quantidade de alimento disponível, a borboleta é encontrada mais facilmente nas regiões tropicais. Por ser um animal muito frágil, diversos insetos e outros animais como pássaros e lagartos são predadores que ficam a sua espreita.

Os Ciclos De Transformação Da Borboleta

Como as borboletas são animais ovíparos, sua vida se inicia dentro de um ovo e se divide em mais três fases:

  • Larva
  • Pupa ou Crisálida
  • Adulto

A fêmea, já adulta, coloca seus ovos em folhas mais rígidas, que sustentam o ovo e ainda servem de alimento para a larva. Além disso, a fêmea cuida na hora da escolha, garantindo que a folha não venha a se quebrar quando ela por seus ovos. Entre 5 e 15 dias os ovos eclodem e deles nascem então as larvas, mais conhecidas como lagartas.

As lagartas têm um corpo longo, em forma de cilindro. Possuem diversas cores diferentes e também possuem cerdas ao longo do corpo, que podem causar queimadura ou alergia, quando são tocados. Nessa fase da vida, as larvas se alimentam de vegetais e folhas e, algumas vezes, acabam causando grandes danos em plantações. Das folhas, as lagartas retiram água e também todos os nutrientes que precisam para sobreviver. Essa fase da vida do animal varia de um a oito meses, conforme a espécie.

Ciclos De Transformação Da Borboleta
Ciclos De Transformação Da Borboleta

Enquanto lagartas, esses animais sofrem várias transformações, que podem chegar até oito. Então, a lagarta passa para a fase de crisálida, uma espécie de hibernação do animal, onde ele se prende pela parte superior do seu corpo, através de fios de seda. Nessa fase, o animal fica imóvel e sobrevive apenas das reservas de nutrientes que acumulou enquanto era uma lagarta. Conforme a espécie, essa fase pode durar entre uma e três semanas.

Depois de formada completamente, o casulo se abre e a borboleta sai. É a fase adulta, também conhecida como imago. Nela, a borboleta pode voar e se reproduzir, o que não acontece nas outras fases de sua vida. Agora sua alimentação não é baseada em folhas, mas sim em néctar de frutos e flores, visto que o animal não tem mais maxilas, mas um aparelho bucal que é adaptado para sugar. Uma borboleta adulta pode viver apenas cinco dias ou até um ano, conforme a espécie. Também, cada espécie possui diversas cores em suas asas, sendo totalmente diferentes umas das outras.

Curiosidades Sobre A Borboleta

  • Após chegarem na fase adulta, para conseguir voar, a borboleta faz a captação da energia do sol através das suas asas.
  • Os olhos da borboleta possuem 12 mil pequenas partes que originam imagens em todos os sentidos, fazendo com que o animal enxergue em 360 graus.
  • Elas conseguem enxergar raios ultravioletas
  • Enxergam as cores verde, amarelo e vermelho
  • As cores das borboletas servem para que outros insetos possam saber qual o sexo dela e a qual família ela pertence, servido como uma espécie de identidade do animal
  • Tem uma vida muito curta, onde algumas espécies vivem apenas 1 mês e outras até 1 ano
  • Enquanto lagartas, esses animais passam por 7 trocas de pele, conhecidas como ecdises
  • O acasalamento entre macho e fêmea acontece durante o voo e eles se atraem pelo cheiro
  • Logo que é fecundada, a fêmea põe seus ovos
  • Dependendo da espécie, a fêmea pode botar até 500 ovos, porém nem metade chega a fase adulta
  • Quando sai do casulo, as asas da borboleta estão molhadas, o que impossibilita o voo. Assim, somente após as asas secarem é que o animal consegue voar
  • Há diversos tamanhos de borboletas, as menores com 3 milímetros e as maiores podendo chegar a 31 centímetros
  • As borboletas podem voar até 20 km/h
  • Existem borboletários, onde é possível ver milhares borboletas, dos mais diversos tipos
  • As borboletas não conseguem voar se seu corpo estiver com temperatura menor que 30ºC
  • Elas sentem os sabores através das patas
  • Existem espécies que são ótimas na camuflagem, conseguindo se esconder de predadores
  • Existe uma espécie de borboleta conhecida como “borboleta de cristal”, devido suas asas serem transparentes
  • A Ornithoptera hembra é a maior borboleta do mundo, é uma espécie que vive nas florestas da Nova Guiné que mede 31 cm

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *