Home / Animais / Pelicano-de-Bico-Pintado: Características, Nome Cientifico e Fotos

Pelicano-de-Bico-Pintado: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos falar um pouco sobre os pelicanos, que são aves do tipo aquáticas e pertencentes a ordem pelecaniformes, e da família pelecanidae.

Pelicano de Bico Pintando Flutuando no Rio
Pelicano de Bico Pintando Flutuando no Rio

Características do Pelicano

Eles possuem cerca de 120 cm no total deu seu comprimento e também 2 metros mais ou menos de envergadura.
Essa espécie tem seu habitat nativo especialmente em ambiente aquáticos, ali é possível se alimentar e viver tranquilamente nesses ambientes marinhos, eles só vão para ambientes terrestres quando precisam colocar seus ovos.

Pelicano de Bico Pintado de Perfil com Mata Atrás
Pelicano de Bico Pintado de Perfil com Mata Atrás

Suas patas são caracterizadas pelos seus dedos juntos em uma membrana interligadas, esse formato é especial para facilitar na hora de nadar. A alimentação desse animal é baseada em peixes, ele possui um longo bico e uma espécie de grande bolsa abaixo do bico onde eles armazenam e filtram seus alimentos.
Esses animais são facilmente encontrados por toda parte do mundo, mas não podem ser encontrados na Antártida.
Eles têm o costume de viverem juntos, convivendo junto, caçando junto, e colocam seus ovos próximos uns aos outros.
Em período reprodutivo os pelicanos juntos fazem seus ninhos pertos de locais com água, a pelicano fêmea põe de 1 a 3 ovos de uma única vez que serão cuidados por cerca de 1 mês a 36 dias. O casal vai alimentar seu filhote até ele completar 4 meses.

Nome Científico do Pelicano de Bico Pintado

O nome científico desse animal é Pelecanus Onocrotalus, esses animais fazem parte da classe de Aves. São facilmente encontrados na África, na Ásia e no Sudeste da Europa.

Pelicano de Bico Pintado Voando Com As Asas Abertas

Habitat do Pelicano de Bico Pintado

Animais que se dão bem com a água estão sempre presentes nos lagoas e nas lagoas frescas na Eurásia. Ou então nas águas alcalinas, nos lagos ou no mar da África.

Casal de Pelicanos Nadando no Rio

Ameaça de Extinção do Pelicano do Bico Pintado

Essa espécie em específico já se encontra em um pequeno número na natureza, são cerca de 13000 a 18000 pelicanos de bico pintado espalhados por ai apenas. Portanto esses animais já são considerados com bandeira de atenção para ameaça na lista vermelha de espécies ameaçadas da IUCN. Especialmente lá no século XX o número de animais caíram assustadoramente, e uma das questões foi a destruição de uma grande grupo que se reproduzia no Vale do Sittaung que fica na Birmânia. Isso aconteceu por diversos motivos, como desmatamento e por consequência diminuição de locais para alimentação. Podemos dizer que o principal fator que coloca os pelicanos em risco de extinção são a destruição do seu habitat natural, e também a violação humana do seu ambiente. Em alguns países existe uma certo programação de proteção que faz que esses animais conseguem perpetuar em segurança, alguns exemplos são o Camboja e a Índia.

Pelicano de Bico Pintado Voando Alto

Características do Pelicano de Bico Pintado

Os pelicanos de bico pintado são animais pequenos, e não ultrapassam 132cm no seu comprimento total, a curvatura fica em torno de 2,9 metros e pode pesar até 5,5kg em média. As penas do pelicanos já adultos possui uma coloração branca e puxada para o acinzentado, mas também possui um tom rosado na parte de cima do pescoço, na ponta de suas asas um coloração negra. Quando esses animais estão em período reprodutivo possuem penas compridas em cima da cabeça. O longo bico alcança 38cm, a parte de cima bem amarela e a bolsa abaixo do bico é bem acinzentada.

Pelicano de Bico Pintado Voando Sob o Lago

Saiba Mais Sobre os Pelicanos de Bico Pintado e Fotos

Esses animais podem se reproduzir o ano inteiro, curiosamente formam-se casais monogâmicos para acasalamento, juntos elas conseguem construir o ninho para seus filhotes que são bem simples utilizando gravetos e costumam ficar próximo de água. lá são colocados de 2 a 3 ovos por vez e são grandes. Esses ovos certamente irão eclodir em 30 dias depois de colocados. Esses filhotes vão se alimentar no bico de seus pais, que trazem a comida nas bolsas. Os alimentos baseiam-se em anfíbios e e peixes.

Predador do Pelicano de Bico Pintado

Citamos que um dos problemas que afetam essa espécie é a interferência do homem em seu ambiente nativo, mas não é apenas esse o problema. O principal predador do pelicano de bico pintado são os crocodilos.

Crocodilo o Principal Predador do Pelicano de Bico Pintado

Espécies de Pelicanos

Vamos listar agora algumas espécies existentes de pelicanos.

  • Pelicano Branco Americano

  • Pelicano-Pardo

  • Pelicano Peruano

  • Grande Pelicano Branco / Pelicano Rosa / Pelicano Branco

  • Pelicano Australiano

  • Pelicano de Dorso Rosa

  • Pelicano Dálmata

  • Pelicano de Pico / Pelicano-Cinzento

Comportamento do Pelicano de Bico Pintado

Vamos falar agora um pouco sobre o comportamento desses animais. Um dos pontos que devemos ressaltar é a facilidade que ele possui em nadar, principalmente porque possuem patas especiais para esse fim. Essa espécie possui uma glândula chamada de uropigiana que fica na parte de trás da sua cabeça, eles conseguem esfregar para liberar um óleo. Esse óleo liberado vai para suas penas e acabam por ser impermeabilizadas.
Essa ave aquática flutua sob a água, e apenas uma pequena porção do seu corpo fica debaixo d’água. Eles têm a capacidade de resfriar o corpo através do seu próprio corpo, elas encolhem a pele do pescoço e da bolsa e ficam com o bico aberto evaporando o ar e controlando a temperatura. Nas praias é possível observar grupos comendo e convivendo juntos.

Curiosidades do Pelicano de Bico Pintado

Em seu peito eles possuem músculos cobertos uma camada fibrosa, isso é capaz de manter as suas asas da melhor forma para decolarem e pousarem. E voar alto é com eles mesmo, são capazes de voar a 3000m de altura e até mais. Eles em grupo costumam ser vistos voando em V, e sem descansar conseguem voar até 150km, até acharem a comida ideal. Onde tem água eles costumam voar mais baixo, para ser favorecido pela física, assim eles conseguem reduzir o esforço para se manterem no ar.

Um Desenho do Pelicano de Bico Pintado de Bico Aberto
Um Desenho do Pelicano de Bico Pintado de Bico Aberto

O que acontece é que enquanto o ar passa por suas asas e sob a água, ele acaba sendo comprimido e fica mais denso, prova uma força mais forte para cima. Assim ela acaba economizando bastante energia nesse período. Os adultos conseguem se comunicar através de suas asas e seus bicos. Em uma briga eles podem agarrar e também empurrar seus colegas e também levantar e abanar as suas asas para demonstrar ameaça. Quando estão em grandes colônias eles emitem grunhidos, mas quando sozinhos e foram do período reprodutivo são aves silenciosas.

Veja também

Planta em Casa

Porque é Importante ter Plantas em Casa?

Para quem gosta de ter um ambiente aconchegante em casa, principalmente para quem trabalha em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.