Home / Plantas / O Que Faz Com Que as Plantas Cresçam? Como Funciona?

O Que Faz Com Que as Plantas Cresçam? Como Funciona?

A flora que temos ao redor de todo o planeta possui um número imenso de espécies vegetais, e é exatamente por isso que devemos sempre pesquisar mais informações para aprender mais sobre essas espécies de uma maneira geral.

Quando estamos na escola um dos assuntos que mais aprendemos é a fotossíntese e todos as etapas e atores envolvidos nesse processo tão famoso, não é mesmo?

Porém, a grande verdade é que por estudar esse tema de maneira mais complexa, muitas pessoas acabam por não saber exatamente como as plantas realmente conseguem ganhar energia e crescer com o passar do tempo, já que isso pode acabar não ficando bem explicado.

Além de tudo isso, podemos levar em consideração que uma série de fatores diferentes ajudam a fazer as plantas crescerem, e é por isso que devemos estudar a matéria como um todo, e não apenas pelo processo de fotossíntese.

Portanto, neste artigo vamos falar especificamente sobre o crescimento das plantas, assim podemos simplificar o seu entendimento sobre o assunto. Logo, continue lendo o texto para entender exatamente o que as plantas precisam para crescer, como esse crescimento funciona e quais são os fatores ambientais necessários envolvidos em todo o processo.

O Que as Plantas Precisam Para Crescer?

Antes de mais nada, seria interessante que você entendesse exatamente o que as plantas precisam ter disponível para elas de maneira que elas consigam crescer rápido e se desenvolver da melhor forma possível, já que nem todo mundo entende exatamente quais são essas necessidades.

Em primeiro lugar, podemos dizer que elas precisam de um ambiente propício para o seu desenvolvimento. Isso significa basicamente que elas precisam estar em um habitat que disponibilize tudo o que é necessário para que consigam obter energia e crescer, e é por isso que muitas vezes utilizamos adubos em plantações.

Em segundo lugar, também é possível afirmar que cuidados externos são uma maneira de potencializar o crescimento da planta, e é por isso que as regamos periodicamente e, mais uma vez, também é por isso que utilizamos os mais diversos tipos de adubos.

Por fim, podemos dizer que o clima e o tipo de solo do local deve condizer com o tipo de espécie vegetal que está sendo plantada, já que caso contrário provavelmente ela não conseguirá crescer tão bem ou até mesmo pode acabar não crescendo.

Portanto, esses são fatores essenciais para que as plantas consigam crescer de maneira plena e ter o seu desenvolvimento máximo independente do tipo de espécie.

Fatores Ambientais Necessários

Já dissemos que as plantas precisam de um ambiente propício para o seu desenvolvimento e, portanto, um habitat que seja capaz de disponibilizar tudo o que elas precisam para conseguir crescer; mas afinal, quais são esses fatores essenciais para que as plantas consigam crescer da maneira que precisam?

Temos alguns elementos essenciais para que as plantas consigam crescer, e são eles: presença de sais minerais no solo, ar (por conta do oxigênio), luz (de preferência solar) e também calor.

Assim, esses são elementos naturais essenciais para o crescimento de qualquer planta, já que todos eles são necessários também para o processo de fotossíntese, e é por isso que você deve garantir a presença de todos eles na hora de fazer a sua plantação da maneira correta.

Plantas Crescendo
Exemplo de uma Planta Crescendo

Portanto, vamos ver agora como as plantas conseguem utilizar todos esses elementos da melhor maneira possível para que seja possível crescer da maneira com  que elas precisam. Assim, você entenderá também o que precisa fazer na sua plantação para que ela melhore ainda mais!

Como Funciona O Crescimento Das Plantas?

De nada adianta saber quais são os elementos que as plantas necessitam se você não entende como funciona o processo de absorção dos alimentos que elas possuem, já que essa é a principal parte e demonstra como elas pegam elementos orgânicos que a natureza dá e usam isso para crescer.

Basicamente, podemos dizer que as plantas são divididas em 3 partes principais: raízes, folhas e caule. Essas 3 partes, assim, agem em conjunto para conseguir absorver os nutrientes necessários e, consequentemente, fazer com que as plantas cresçam.

As raízes são essenciais para que a planta consiga se manter firme e crie uma base no chão, mas ao mesmo tempo são muito importantes para conseguir absorver água e sair minerais presentes no solo, e é exatamente por isso que o solo de uma plantação deve ser regado na frequência correta para cada planta e também deve ser adubado (para ter sais minerais).

Enquanto isso, as folhas e o caule são uma das partes mais importantes do processo de fotossíntese, já que são responsáveis por absorver o gás carbônico presente na natureza e a energia presente na luz e no calor. Com esse gás carbônico capturado, a planta consegue fazer a transformação em O2 e ATP que são essenciais para que ela consiga crescer.

Portanto, após absorver todos esses nutrientes essenciais para o organismo a planta acaba possuindo força para se desenvolver e crescer cada vez mais e então podemos considerar que o processo estará concluído com sucesso.

Planta Crescendo
Planta Crescendo

Conclusão

Para concluirmos, podemos frisar a necessidade de sempre cuidar da sua plantação da maneira correta para que as plantas consigam ter todos esses elementos necessários para o seu desenvolvimento.

Assim como o ser humano precisa de alimento para funcionar da maneira correta e também possuir energia para as atividades do dia a dia, as plantas precisam desses elementos que citamos anteriormente para crescer e conseguir se desenvolver e então perpetuar a espécie.

Dessa maneira, sempre pesquise aqui em nosso site como cuidar de uma espécie de planta específica já que, assim como os seres humanos, cada espécie possui necessidades diferentes que irão fazer com que elas cresçam de maneira diferente.

Portanto, agora você já entende exatamente como funciona o processo de crescimento das plantas e de onde elas retiram toda a energia para acabar crescendo e se desenvolvendo no dia a dia.

Quer aprender mais sobre o processo de fotossíntese de maneira específica? Confira também: Quais são os Nutrientes que as Plantas Retiram do Solo?

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *