Home / Plantas / Óleo Essencial de Peônia: Para Que Serve e Benefícios

Óleo Essencial de Peônia: Para Que Serve e Benefícios

Peônias são uma flor absolutamente requintada e delicada com um perfume único e romântico. Uma peônia é uma planta que se desfruta por um longo tempo. As plantas de peônia podem viver até 100 anos e ainda produzir flores.

Existem cerca de 40 espécies de peônia originárias da Ásia, Europa e América do Norte. A peônia prefere áreas com clima mais frio (não floresce em regiões com clima tropical) e requer solo fértil, úmido e bem drenado para o crescimento e desenvolvimento bem-sucedidos. As pessoas cultivam peônia para fins médicos e ornamentais. Graças às suas flores grandes e coloridas, a peônia também é usada com frequência na preparação de vários arranjos florais.

Durante a primavera  todas essas flores exuberantes estão florescendo e espalhando sua fragrância em pó pelos jardins.  Seja rosa, vermelho, coral, fúcsia, lavanda ou qualquer outra de suas cores incrivelmente parecidas com a primavera, as peônias são um espetáculo para se ver e um deleite para os sentidos.

Óleo Essencial de Peônia: Para Que Serve e Benefícios

A peônia branca é um dos remédios mais antigos da medicina tradicional chinesa. A raiz é a parte valorizada na medicina chinesa para tratar doenças como convulsões e hipercolesterolemia e para melhorar a função do cérebro e do fígado.  A peônia (raiz e semente) era frequentemente usada no passado no tratamento de dores de cabeça e asma e no alívio da dor associada ao parto.

Pétalas de peônia parcialmente cozidas e adoçadas são consumidas como sobremesa na China. Pétalas frescas podem ser consumidas na forma de salada ou usadas como guarnição para limonada.

Óleo Essencial de Peônia
Óleo Essencial de Peônia

Apenas certas plantas, flores e ervas podem ser submetidas ao processo de destilação necessário para extrair os óleos essenciais e manter suas propriedades terapêuticas e medicinais. As peônias não são uma dessas flores e, apesar de muitos produtos serem vendidos como óleos essenciais, na verdade são óleos de fragrância.

Para fins de fragrância e perfumaria , o óleo de peônia tem uma nota média que sai não imediatamente após o primeiro cheiro, mas depois de apenas alguns minutos. Lembre-se disso ao misturar com outros óleos de fragrância, para encontrar um equilíbrio com as notas de topo, meio e base.

Esta linda flor tem um aroma rico que é bastante amado entre as mulheres e, como tal, tem sido usada em fragrâncias como perfumes e água de toilete há anos. Também é apreciado quando usado para perfumar produtos de fragrâncias domésticas, como velas e sprays de quarto.

Tente usar algumas gotas de óleo de fragrância de peônia em sua loção sem perfume para adicionar um perfume floral e em pó a um remédio para a pele seca. Use o óleo de peônia para perfumar sua base de velas de cera de soja ou parafina antes de derramar e adicionar o pavio.

O óleo essencial de peônia , embora não seja um verdadeiro óleo essencial, é uma opção adorável a qualquer coleção de fragrâncias para um lar acolhedor e convidativo.

Diferença Entre Óleos Essenciais e Óleo de Fragrância

Os óleos essenciais devem ser extraídos da planta através de um processo de destilação, normalmente com prensagem a vapor ou a frio. O processo deve render um óleo 100% puro, sem qualquer resíduo químico ou não natural. O óleo de peônia, no entanto, é extraído da planta usando um processo de extração química. O óleo de fragrância de peônia pode ser misturado com outros produtos sintéticos para criar um óleo mais forte, que pode parecer extremamente doce e quase irresistível, mesmo que não seja adequadamente equilibrado.

Os óleos de fragrância ainda são realmente úteis e podem fornecer o perfume de uma flor que você está procurando. Você precisa ter cuidado com a marca e o produto que está usando. Como, diferentemente dos óleos essenciais puros, os óleos de fragrância são quimicamente aprimorados e podem variar em qualidade.

Há uma diferença entre óleos essenciais e óleos de fragrância. Isso geralmente é mal compreendido, e muitos fabricantes dificultam perceber a diferença porque desejam comercializar seus produtos como ‘naturais’. A principal diferença é que os óleos essenciais contêm propriedades naturais da planta de origem e você pode absorver os benefícios que a planta tem a oferecer ao inalar, massagear ou às vezes ingerir os óleos.

Os principais benefícios dos óleos de fragrância são que, normalmente, são menos caros, é muito menos provável que você seja alérgico a eles e, como são fabricados para reproduzir o perfume o mais próximo possível.

Curiosidades Sobre Peônias

Tradicionalmente, a história conta que a flor recebeu o nome de Paeonia, uma ninfa de madeira que foi transformada em uma flor de mil pétalas – a Peônia.

Uma peônia representa riqueza e honra. Ele também incorpora romance e amor e é considerado o presságio da boa sorte e do casamento feliz.

A peônia tem o nome de Paeon (também escrito Paean), um estudante de Asclépio, o deus grego da medicina e da cura. Asclépio ficou com ciúmes de sua pupila; Zeus salvou Paeon da ira de Asclépio, transformando-o na flor de peônia.

O nome chinês para a peônia é sho yu e isso significa “mais bonito”. Não é de admirar por que tantas pessoas se apaixonaram por peônias durante séculos, senão milênios em mitos.

Peônia é símbolo de paz, estabilidade, sorte e riqueza na China. É muito popular na arte chinesa. As pinturas de peônia são freqüentemente usadas para decorar casas e escritórios devido à crença generalizada de que a peônia pode garantir boa sorte e negócios bem-sucedidos.

Características das Peônias

A peônia cresce como planta herbácea ou como arbusto semi-lenhoso (planta semelhante a árvore). Pode atingir dependendo da espécie até 3 m. de altura.

A peônia possui folhas compostas que consistem em 2 a 9 folhetos. As folhas são de cor verde e estão dispostas alternadamente no caule.

A peônia é mais conhecida por suas grandes flores com inúmeras pétalas. As flores podem atingir até 20 cm. de diâmetro. Eles têm formato de tigela e estão disponíveis em todas as cores, exceto azul. As variedades mais populares de peônia são bordô, rosa, branco e amarelo. A peônia produz flores com ambos os tipos de órgãos reprodutivos (flores perfeitas).

Peônia no Jardim
Peônia no Jardim

A peônia floresce do final da primavera ao início do verão. Os botões de flores produzem grandes quantidades de néctar, o que atrai formigas. As formigas desempenham um papel na abertura dos botões de flores e fornecem proteção contra insetos nocivos. As flores emitem uma fragrância sutil e doce que atrai vespas e moscas, principais polinizadores dessas plantas. A peônia também é capaz de realizar a autopolinização.

O fruto da peônia é o folículo seco cheio de sementes. Fruta madura se divide para liberar sementes.  A peônia se propaga por divisão radicular, enxertia, estacas e sementes.

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *