Home / Animais / Meu Cachorro Dorme em Cima de Mim: e Agora?

Meu Cachorro Dorme em Cima de Mim: e Agora?

Nossos pets muitas vezes tendem a ter comportamentos que chamam a nossa atenção, como choramingar sem motivo aparente, começar a morder móveis e objetos que não mordia, a fazer as necessidades em locais impróprios e até mesmo a começar a dormir em locais esquisitos. Seu pet apresenta algum comportamento desse tipo?

Nesse artigo discutiremos os motivos que levam um cachorro a querer dormir em cima de seu tutor, analisando as possibilidades que podem estar levando o seu cachorro a ter esse tipo de comportamento.

Muitos cachorros são acostumados a dormir em determinados locais durante sua vida, e muitos deles nunca perdem esse costume, escolhendo sempre um cantinho preferido ou local aleatório marcado pelo seu próprio cheiro.

Esse é um comportamento comum do animal, no entanto, se ele deixar de escolher esses locais e decidir mudar repentinamente para um local mais próximo de você ou de uma outra pessoa, significa que algumas considerações devem ser feitas, pois o animal quer dizer alguma coisa com isso.

Muitos comportamentos esquisitos de cachorros não conseguem ser compreendidos por nós, mas no fundo sempre há um propósito naquilo que o cachorro quer passar, seja através de latidos, comportamentos ou esquisitices.

Cachorros Solitários ou Tutores Ausentes

Um dos motivos pelo qual o cachorro quer dormir em cima de você pode ser pelo fato de que ele se sente muito solitário e acha que a hora de dormir é um bom horário para se aproximar de você.

Esse comportamento pode ser provado por pessoas que, às vezes, não gostam da presença do cachorro, seja pelo cheiro dele ou pelo momento de estresse ou cansaço, mas quando a pessoa dorme, o cachorro sente que pode se aproximar, dormindo, assim, em cima do tutor.

Outro fator considerável não é o fato do cachorro ser solitário porque o tutor assim o quer, mas porque muitas vezes não sobra tempo o suficiente para passar com o animal, fazendo com que o cachorro consiga somente dormir em cima do tutor, onde consegue sentir seu cheiro, tão omisso durante o dia.

Cachorro Dorme em Cima de Mim

Ás vezes o cachorro se contenta em dormir em cima de uma peça de roupa que carrega o cheiro de seu tutor, mas algumas vezes o animal sente a necessidade do contato e do calor provido pelo humano que vive e cuida dele.

Se seu cachorro está querendo dormir em cima de você, leve essas informações em consideração e configure um jeito relativo à personalidade de seu cachorro para entender suas razões.

Cachorros Traumatizados

Alguns animais tem o coração marcado por lembranças desagradáveis, e através dessas lembranças e sentimentos o mesmo tenta fazer de tudo para que tais fatos não voltem a se repetir.

Por exemplo, um cão que fora abandonado e sua última lembrança é a de dormir quando seus ex-donos foram dormir e de repente se viu no meio do nada no meio da noite, nunca mais retornando a ver aquele que ele achou que o amava.

Esse tipo de trauma pode fazer com que um cachorro nunca mais queira dormir separado de seu tutor, não bastando simplesmente dormir na sua presença ou com algo que o faça lembrar do seu tutor, mas sim na presença física, e se possível em cima do mesmo para garantir que um novo abandono venha a ocorrer.

O medo do abandono é um forte fator que pode mexer com o psicológico do cachorro, fazendo com que ele crie associações para evitar sofrer consequências que ele imagina que podem ser evitadas, não sabendo eles que não possuem culpa nenhuma por alguns seres humanos serem simplesmente sem moral e sem amor pelo próximo.

Como Fazer Para Seu Cachorro Não Dormir Em Cima de Você ou de Alguém

Cachorros são muito apegados a crianças, e algumas crianças passam tanto tempo com o cachorro e depois ainda querem que o cachorro durma com eles na cama, e isso pode fazer com que o cachorro se acostume.

O problema mora no fato de que nem sempre o cachorro pode estar limpo o suficiente para dormir junto com a criança, e muitos pais passam a procurar por formas de ensinar o cachorro a deixar de querer dormir em cima da cama e da criança.

Nesse momento, basta educar com bastante paciência o cachorro a dormir em um cantinho específico, comprando puffs e colchões e deixando, no começo, um tipo de roupa, objeto ou brinquedo que esteja associado à pessoa que ele costuma dormir em cima.

A partir da primeira vez que o cachorro dormir naquele local, será difícil fazer com que ele se esqueça e a partir de então o problema de dormir em cima de alguém será resolvido de uma vez por todas.

Maltratar, trancar e assustar o cachorro não é a solução para que ele aprenda, pois o cachorro não faz a menor ideia do porquê de estarem brigando com ele, já que para ele o ato de dormir em cima de alguém não é algo errado.

Demonstração de Amor, Respeito e Dependência

Cachorros são criaturas que, diferentemente dos humanos, amam de verdade, e seu amor é sincero, e a única forma que ele tem de demonstrar esse amor é através de olhares, abanos de cauda, latidos, lambidas e outros atos de afeto, tal como dormir junto e até mesmo em cima de quem ele ama.

Se não é de seu gosto que o cachorro durma em cima de seu filho ou filha, faça com que os mesmos se divirtam bastante durante outros horários, assim um não sentirá a ausência do outro durante a noite e em outros períodos de sono.

Ter um cachorro demanda atenção e dedicação, portanto, compreenda as atitudes de seu animal e leve em consideração que, por mais estranho que ele possa se comportar, ele só quer estar perto de quem ele ama.

Aproveite nosso post sobre cachorros e confira outros tópicos interessantes:

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *