Home / Animais / Qual a Diferença entre Borboleta e Mariposa?

Qual a Diferença entre Borboleta e Mariposa?

Uma mariposa e uma borboleta certamente podem ser parecidas. Ambas pertencem à mesma família de insetos Lepidoptera, mas qual a diferença entre borboleta e mariposa?

Existem algumas questões entre uma e outra a serem observadas para que você possa diferenciá-las. Neste artigo, vamos tentar explicar tudo sobre as variantes da espécie e te deixar bem informado a respeito. Confira!

A Borboleta

As borboletas são lindos insetos voadores com grandes asas escamosas. Como todos os insetos, elas têm seis pernas articuladas, três partes do corpo, um par das engraçadas antenas, olhos compostos e um exoesqueleto. As três partes do corpo são:

  • A cabeça;
  • O tórax (o peito);
  • O abdômen (a extremidade da cauda).

O corpinho da borboleta é coberto por pequenos pelos sensoriais. As quatro asas e as seis pernas dela estão presas ao tórax. O tórax contém os músculos que fazem as pernas e as asas se moverem.

A Mariposa

A mariposa é uma das cerca de 160.000 espécies de insetos voadores predominantemente noturnos. Juntamente com as borboletas, constitui a ordem Lepidoptera.

As mariposas variam muito em tamanho, sendo que sua envergadura é de aproximadamente de 4 mm a quase 30 cm. Altamente adaptadas, elas vivem em quase todos os habitats.

Mariposa
Mariposa

Então, Qual a Diferença Entre Borboleta E Mariposa?

Uma das maneiras mais fáceis de dizer qual a diferença entre borboleta e mariposa é olhar para as antenas. As antenas de uma borboleta possuem um eixo longo e um tipo de “lâmpada” no final. As antenas de uma mariposa são emplumadas ou com arestas de serra.

Mariposas e borboletas têm muitas coisas em comum, incluindo escamas que cobrem seus corpos e asas. Essas escamas são realmente pelos modificados. Ambas pertencem à ordem Lepidoptera (do grego lepis, que significa escala e pteron, que significa asa).

Mariposa e Borboleta
Mariposa e Borboleta

Aqui estão algumas outras maneiras que ajudam a identificar uma borboleta de uma mariposa:

Asas

As borboletas tendem a dobrar as asas verticalmente sobre as costas. As mariposas tendem a segurar suas asas de uma maneira que esconde o abdômen.

As borboletas são geralmente maiores e têm padrões mais coloridos. As mariposas são tipicamente menores com asas de cor única.

Antenas

Como dito acima, para entender qual a diferença entre borboleta e mariposa basta olhar as antenas. Entretanto, existem algumas exceções. Várias famílias de mariposas têm a tal antena com as “lampadazinhas”.

Cores

Entre as cores encontradas nas mariposas podemos ver apenas aqueles tons mais sombrios, monótonos e sem muita “vida”. Já as borboletas possuem cores mais brilhantes e variadas nas asas.

Mas, como sempre existem exceções, algumas mariposas encontradas também são coloridas. Isso se dá especialmente entre as que voam durante a parte do dia. Diversas mariposas e borboletas são marrom escuro, com poucos desenhos.

Postura em Repouso

Outro item que classifica qual a diferença entre borboleta e mariposa está em sua postura quando repousando. As mariposas mantêm as asas planas ao descansar. Já as borboletas colocam as asas juntas acima do corpo.

Muitas mariposas, incluindo as geometridas, seguram as asas em forma de borboleta quando descansam. As borboletas da subfamília lycaenid Riodininae mantêm as asas achatadas quando em repouso.

Patas da Frente

A mariposa possui as patas dianteiras totalmente desenvolvidas, mas a borboleta tem as patas dianteiras reduzidas. Contudo, também tem segmentos terminais (finais) ausentes.

Anatomia

As mariposas têm um frênulo, que é um dispositivo de acoplamento de asas. As borboletas não têm frênulos. Os frênulos juntam a parte anterior à asa traseira, para que possam trabalhar em uníssono durante o vôo.

Comportamento

Quem deseja saber qual a diferença entre borboleta e mariposa deve observar seus comportamentos. As borboletas são primariamente diurnas, voando durante o dia. As mariposas são geralmente noturnas, voando à noite. No entanto, existem mariposas diurnas e borboletas crepusculares, ou seja, voando ao amanhecer e ao entardecer.

Casulo / Crisálida

Casulo
Casulo

Casulos e crisálidas são coberturas protetoras para as pupas. A pupa é o estágio intermediário entre a larva e a fase adulta. Uma mariposa faz um casulo envolto em uma cobertura de seda. Uma borboleta faz uma crisálida, dura, lisa e sem cobertura de seda.

À medida que os cientistas descobriram e estudaram novas espécies de mariposas e borboletas, as distinções entre as duas ficam cada vez mais nítidas.

Algumas mariposas podem fazer você pensar que são borboletas, como a Urania leilus, uma mariposa colorida do Peru. As mariposas Castnioidea, encontradas nos neotrópicos, na Indonésia e na Austrália, exibem muitas das características das borboletas, como asas de cores vivas, antena e vôo diurno.

Fatos Mais Fascinantes Sobre Borboletas E Mariposas

Borboletas E Mariposas
Borboletas E Mariposas

Além de saber qual a diferença entre borboleta e mariposa, é interessante conhecer algumas curiosidades acerca desses insetos.

  • Existem muito mais espécies de mariposas do que borboletas. As borboletas representam 6 a 11% da ordem dos Lepidópteros, enquanto as mariposas representam 89 a 94% dessa mesma ordem;
  • Não é verdade que se você tocar na asa de uma borboleta e o “pó” for solto, a borboleta não poderá voar. O pó é, na verdade, escamas minúsculas que podem cair e se renovar durante toda a sua vida;
  • Borboletas e mariposas são holometabolous, o que significa que sofrem uma metamorfose completa de ovo a lagarta e de crisálida a adulto;
  • As maiores borboletas conhecidas no mundo são as “asas de pássaros”. A rainha das florestas tropicais da Papua-Nova Guiné tem uma envergadura de 28 cm. É a mais rara de todas as borboletas;
  • As menores borboletas que são conhecidas no mundo são as azuis (Lycaenidae), encontradas na América do Norte, bem como na África. Elas têm envergadura menor que 1,5 cm. Esse inseto pigmentado de azul do continente ocidental pode ser ainda menor;
  • A borboleta mais comum pode ser vista na Europa, América do Norte, África, Ásia, Austrália, Nova Zelândia, Bermudas e Havaí;
  • As maiores mariposas conhecidas são as mariposas Atlas (Saturniidae) com envergadura de até 30 cm;
  • As menores mariposas conhecidas são da família da mariposa pigmeu (Nepticulidae), com envergadura de até 8 cm.

E então, entendeu qual a diferença entre borboleta e mariposa? Independente de todas as curiosidades, certamente que são insetos bonitos e diversificados, não?

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *