Home / Animais / Aranhas Venenosas Domesticas. Quais São e Como Evitar?

Aranhas Venenosas Domesticas. Quais São e Como Evitar?

As aranhas são um dos artrópodes mais frequentemente encontrados em casas e recintos de todos os tipos. Saber eliminar as aranhas em casa é uma garantia de uma casa limpa e higienizada.

Existe Algum Perigo de Ter Aranhas em Casa?

Em primeiro lugar, devemos esclarecer que nem tudo que identificamos como uma aranha em nossa casa seja mesmo uma aranha. Pode-se comumente confundir o opilião (gênero opiliones) com aranhas. Este artrópode que se parece com uma aranha de pernas muito longas até é da família dos aracnídeos e, embora seu tamanho possa impressionar por causa do comprimento de suas pernas, ele não tem glândulas venenosas.

As aranhas que comumente encontramos em nossas casas não representam um perigo para a saúde, exceto para aquelas pessoas que são alérgicas à sua picada. Em qualquer caso, é melhor evitar tocá-las, pois elas podem nos morder quando se sentirem ameaçadas. A reação à picada varia de acordo com a sensibilidade da pessoa, mas o inchaço e a coceira geralmente ocorrem.

Uma questão separada é que a presença de aranhas é freqüentemente associada à sujeira, que é aumentada por teias de aranha e acúmulo de poeira nesse tecido. Deve-se esclarecer que nem todas as espécies de aranhas o fazem, pois existem espécies que preferem viver em tocas, buracos entre móveis e fissuras. Devemos estar cientes de que as aranhas são carnívoras. Sua presença é indicativa de outras pragas domésticas, como formigas, moscas, mosquitos e outros insetos que servem como alimento.

Se Desejar Mesmo Evitar as Aranhas de Casa

Eliminar aranhas em casa é uma tarefa que, com exceção de grandes infestações, podemos realizar por nós mesmos. As diretrizes a seguir são simples:

Limpeza: devemos agir especialmente em locais onde a poeira se acumula e permanece de pouca utilidade. As aranhas em geral não gostam de interagir com animais maiores em tamanho, então preferem se estabelecer em lugares calmos. Preste atenção às despensas, armários e guarda-roupas nos quais guardamos roupas e eletrodomésticos. Naturalmente, devemos remover as teias de aranha que observamos.

Evite armazenar coisas em casa: é muito comum encontrar aranhas escondidas entre os troncos ou outros tipos de empilhamentos. Se você tem um abrigo ou uma cabine para essa finalidade, armazene as coisas lá e introduza apenas o que será realmente utilizado em casa.

Tenha cuidado com a introdução de vasos e objetos de jardim em sua casa: se você pretende introduzir plantas ou objetos que estavam ao ar livre durante as estações quentes, verifique-os cuidadosamente antes de transportar pra dentro de casa.

Eliminar fontes de alimento: como já mencionamos, as aranhas são carnívoras, por isso podem estar se alimentando de formigas e outros insetos comuns em casa. O gel de insecticida são úteis para a remoção de formigas e outros insectos rastejantes. Para eliminar as moscas sistematicamente, podemos usar inseticidas em iscas granuladas, que as atraem e eliminam.

Use inseticidas: quando vemos uma aranha, é melhor usar um inseticida para spray de aranha. Sempre evite esmagá-los com a mão para evitar mordidas ou irritação da pele pelo veneno. Se você tentar esmagá-lo com um sapato, corre o risco de escapar (muitas aranhas são muito rápidas) ou de saltar (algumas são agressivas quando se sentem ameaçadas).

Aranhas Venenosas Domesticas: Quais são?

Existem diversas e de diversos gêneros dependendo de onde no mundo você resida. Independente da espécie, sempre incentivamos que consiga identificá-la através de epidemiologistas ou outros especialistas locais a fim de saber o tipo de comportamento, agressividade e potencial de perigo para suas crianças ou outras pessoas suscetíveis em sua residência. Vamos citar alguns exemplos comuns no Brasil e no mundo:

Latrodectus tredecimguttatus: também é chamada de viúva negra e é reconhecida pelos seus pontos característicos no abdômen. O efeito do seu veneno varia de acordo com a raça geográfica, a quantidade inoculada e a estação do ano. Não há mortes conhecidas associadas à sua mordida.

Cheiracanthium punctorium: cuja picada é tão dolorosa quanto a de uma vespa.

Loxosceles rufescens: também chamada de aranha reclusa marrom. É chamado de aranha violinista em alguns países por causa da forma do instrumento que tem no torso. Geralmente se escondendo atrás de móveis e não ataca a menos que você se sinta ameaçado. No caso de uma mordida, recomenda-se ir a um centro médico que transporta o espécime; mesmo se ele estiver morto. Embora a maioria das reações seja leve, pessoas alérgicas podem sofrer sérias conseqüências.

Lycosa tarantula: é uma aranha com um nome ruim, talvez por causa de seu tamanho e pelo fato de ser semelhante a uma tarântula. Esta espécie realmente evita os seres humanos e sua mordida causa uma dor semelhante a uma picada de abelha.

Tegenaria ou Eratigena agrestis: é chamada de aranha vagabunda ou aranha de jardim e é uma aranha minúscula (8-15 mm.) Raramente encontrada em casa, sendo mais comum encontrá-la em jardins. Sua periculosidade tem sido muito discutida, pois nos Estados Unidos era considerada perigosa e causadora de necrose. Hoje em dia sabe-se que o seu veneno não tem um perigo especial.

Infestação de Aranhas no Mundo Ecologia

É sua primeira vez em nosso blog? Cuidado! Nosso blog ‘Mundo Ecologia’ está infestado de aranhas! Sim, aqui vai encontrar muitas e de todos os tipos. Tem lycosa, tem tegenaria, tem a viúva negra… Se está preocupado com os riscos de aranhas venenosas em casa ou em seu jardim, fique atento pois também encontrará muitas dessas aqui.

Aranha Viúva Negra

Aranhas de todos os tipos e gêneros tomaram conta de nosso espaço, Tem aranhas amarelas, aranhas pretas e amarelas, aranhas preta e branca, até mesmo aranhas com um tom de azul brilhante. Sabe o que fazer se for mordido? Sabia que nem todas ficam expostas em uma teia no canto de sua parede? Sabia que aranhas podem pular? Sabia que algumas correm numa velocidade impressionante?

Enfim, não se assuste tanto! Não queremos aterrorizar você! Mas queremos mantê-lo plenamente informado a respeito das aranhas, de seus benefícios ao ecossistema, das precauções necessárias caso se depare com algumas espécies em sua residência. Então continue explorando nosso blog sem medo!

Veja também

É Verdade que a Orca é um Golfinho? Quais as Suas Diferenças?

Se você foi criança ou jovem nos anos noventa, ou mesmo se gosta de assistir …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *