Home / Animais / Fezes de Aranha: Como São? Qual a Cor? Onde Ficam?

Fezes de Aranha: Como São? Qual a Cor? Onde Ficam?

As aranhas são o medo número 1 de muitas pessoas. As pessoas estão mais preocupadas em ver aranhas do que em ver ratos, pássaros, moscas, baratas ou outras pragas de saúde pública. A maioria dos humanos teme que as aranhas ataquem sem provocação, afundando suas presas venenosas em qualquer adulto ou criança nas proximidades, e que a mordida de aranha resultante será dolorosamente fatal.

Até mesmo especialistas são incapazes de convencer algumas pessoas de outra forma, ou que ratos, moscas e muitas outras pragas no interior são uma ameaça maior à saúde humana do que as aranhas, principalmente devido à contaminação dos alimentos. A solução para pessoas assim é que evitem as aranhas então? Será que tem aranhas em sua casa? Como saber?

Fezes de Aranha: Como São?

Se você é dessas pessoas tão alarmadas com presença de aranhas ou mesmo com alguma fobia, recomendamos nesse caso a extirpar qualquer presença de espécies em sua casa. Mas como saber se existem aranhas em seu lar, mesmo que não estejam visíveis?

Nem todas as espécies de aranhas formam teias evidentes pelos cantos da casa, mas pode atestar a presença delas de outra maneira: através das fezes. Aranhas também expelem excrementos? É claro que sim! Todas as espécies animais retiram os resíduos do corpo sob a forma de excrementos e as aranhas não são diferentes. Identificar as fezes de aranhas, no entanto, pode ser desafiador pra quem não conhece.

Se você me perguntasse se aranhas expelem fezes e urina, eu diria certamente que sim, os dois. Mas a dificuldade estaria em afirmar quando foi que a aranha urinou ou quando foi que a aranha defecou. Isso porque é meio que tudo misturado.

Fezes da Aranha
Fezes da Aranha

Aranhas têm estruturas projetadas para se livrar de resíduos nitrogenados. Estes são chamados de túbulos malpighianos e funcionam de maneira semelhante aos nossos próprios rins. As aranhas não produzem urina como nós, mas produzem ácido úrico, que não se dissolve na água e é quase sólido. As aranhas têm essa forma alternativa de resíduos porque não podem perder tanto água quanto nós.

Esses túbulos malpighianos drenam para uma bolsa anexada ao trato digestivo (chamada de bolsa esternocortal), de modo que o resíduo de ácido úrico dos “rins” é combinado e eliminado junto com os resíduos sólidos do trato digestivo. Nesse sentido, as aranhas não depositam fezes e urina separadas, mas sim um produto residual combinado que sai da mesma abertura (ânus). Também parece que eles não têm trato urinário como o fazemos – tudo sai da mesma maneira.

Fezes De Aranha: Qual a Cor? Onde Ficam?

Fezes de Aranha Marrom no Teto
Fezes de Aranha Marrom no Teto

Dito isso, vamos tentar então identificar esses resíduos expelidos por aranhas. Você pode vê-lo sob qualquer teia de aranha ou em qualquer local onde as aranhas tenham vivido por qualquer período de tempo. Ele tende a ser pequenas gotas redondas secas que são brancas, creme ou marrom claro, geralmente com pequenas manchas pretas com aproximadamente 1/16 a 1/8 de polegada de diâmetro. O produto residual no cocô de aranha tende a ser guanina (a mesma guanina encontrada no DNA), que também é a causa do material de coloração de prata nos corpos das aranhas.

Na maioria dos casos, você pode encontrar as fezes de aranha nas paredes e superfícies. Como já deve ter entendido então, elas não deixam fezes sólidas; em vez disso, seus excrementos são espessos e líquidos. Em primeiro lugar, são como manchas escuras de tinta no chão. A cor ou tipo de fezes, dependendo da espécie para espécie, mas na maioria dos casos, você pode esperar encontrar gotículas escuras. Esses excrementos são a combinação de alimentos e outros materiais residuais que são liberados do corpo das aranhas.

Você pode encontrar fezes de aranha onde quer que você veja aranhas, em todos os lugares, onde você esses aracnídeos costumam nidificar. Para ser mais específico, aranhas fazem sua teia em cantos onde não há atividade, então, na parte inferior de sua teia, você pode encontrar vestígios de fezes de aranha.

Ninho de Aranha
Ninho de Aranha

Para aquelas que não fazem teias, procure nos armários, lojas, garagem e outros lugares muito comuns onde você pode encontrar aranhas, principalmente se não visita esses lugares com muita freqüência, e as coisas nesses lugares permanecem inalteradas por alguns dias. Esses lugares se tornam um bom lugar para aranhas.

Se você encontrou fezes de aranha em sua casa, então é um sinal claro de que há aranhas presentes em sua casa. Na maioria dos casos, isso não significa que você tenha muitas aranhas porque todos sabemos que as aranhas não vivem em grupos. Mas, se há algumas aranhas presentes em sua casa, isso mostra que elas estão tendo boas oportunidades de viver aí e, portanto, deve haver outras aranhas, talvez de outras espécies também.

Se você chegar ao excremento logo após ser excretado, ele limpa facilmente. Mas uma vez seco, pode ser extremamente difícil sair de algumas superfícies. Mesmo quando removido, pode deixar manchas amareladas. Parece que as superfícies enceradas ou lustrosas são mais fáceis de limpar, embora os donos de barcos que estão sempre depilando tenham um longo período com cocô de aranha. Tanto é assim que existem sites inteiros de discussão na Internet para os navegadores sobre como tirar essas coisas. Existem até produtos comerciais apenas para velejadores que alegam remover cocô de aranha.

Existe Algum Risco À Saúde?

Aranha Encontrada Dentro do Banheiro de Uma Casa
Aranha Encontrada Dentro do Banheiro de Uma Casa

Existem controvérsias. É inegável que, caso haja uma infestação considerável de aranhas em um mesmo ambiente, algo precisa ser feito. Isso porque as aranhas se alimentam basicamente de insetos e, se existem aranhas em grande quantidade num mesmo ambientes, é certamente porque a fonte de alimentos ali é por demasia abundante e o lugar precisa, portanto, de um bom asseio e cuidados. Não são as aranhas o maior mal, mas certamente a quantidade inadmissível de pragas como moscas e outros indesejáveis proliferando no local, atraindo as aranhas.

As aranhas comem esses insetos, como as moscas, e todas as impurezas ou toxicidade de uma mosca pode ou não ser expelida junto as fezes da aranha e isso é prejudicial. Há controvérsias a esse respeito e maiores pesquisas precisam ser feitas pra concluir até que ponto aranhas podem ou não neutralizar os elementos tóxicos dos insetos que compõem a sua dieta nas fezes.

Mas enquanto isso não fica melhor definido, o excesso de fezes de aranhas no recinto pode ser potencialmente arriscado a saúde humana. Nós todos sabemos que as moscas são mais como portadoras de doenças. Eles espalham doenças de uma pessoa para outra.

O fato, portanto, de as moscas serem a fonte alimentar número um de aranhas, quando as aranhas comem moscas, elas também consomem esses patógenos causadores de doenças, e esses patógenos causadores de doenças podem se transferir de seu sistema digestivo e finalmente alcançar a superfície de sua casa na forma de fezes de aranha.

A Melhor Forma De Resolver O Problema

Se buscar na internet ou em outros meios de informação, certamente encontrará muitas dicas de como resolver problemas com excesso de aranhas em seu ambiente local. Aqui mesmo em nosso blog Mundo Ecologia já existem alguns artigos explicitando as técnicas comumente usadas e notará que a sugestão principal é, acima de tudo, livrar-se do que atrai as aranhas pra sua casa. Entenda que, por mais que seu ambiente ofereça uma “acomodação” perfeita para uma aranha, com temperatura adequada, umidade e sossego, a aranha não permanecerá ali se não encontrar uma abundante fonte de alimento. E o que alimenta uma aranha?

Portanto, ao invés de se preocupar com as aranhas, preocupe-se principalmente em eliminar de sua casa as possíveis fontes de alimentos para as aranhas. Casas com proliferação de insetos que só se instalam também em ambientes propícios pra eles, com resíduos, excesso de umidade e restos de alimentos atrairão as aranhas, aumentando assim o incômodo pessoal dos habitantes humanos. Higienize sua casa e procure meios de extinguir, portanto, os insetos dela! Eis algumas sugestões de remédios caseiros que podem, não só ajudar a livrar-se de aranhas, como também dos outros insetos que favorecem a dieta dos aracnídeos:

Basta criar uma mistura de vinagre branco com água e pulverizar a solução nos pontos de entrada, janelas, portas e outras áreas onde você pode pensar que as aranhas podem estabelecer sua casa. Isso ajudará você a repeli-los. Existem também vários óleos essenciais que podem ser usados para repelir aranhas longe de suas casas como óleo de lavanda e óleo de hortelã-pimenta. Crie uma mistura usando água e qualquer um desses óleos essenciais e pulverize a solução em vários lugares da sua casa. Outros remédios caseiros podem ser usados para repelir aranhas e outros insetos longe de sua casa, feitos a base de pimenta preta, açafrão, cravinho, sal, limão, laranja ou spray de alho.

Veja também

Alimentação do Tubarão: O Que Eles Comem?

Os hábitos alimentares dos tubarões são muito diferentes se você levar em conta o número …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *