Home / Animais / Cachorro Com Cheiro De Carniça: Qual a Causa? Como Resolver?

Cachorro Com Cheiro De Carniça: Qual a Causa? Como Resolver?

Seu pet está sempre limpo, mas o famoso cheiro de carniça não sai? Isso pode ser sinal de alguma infecção grave, ou não.

O mal cheiro é inconfundível. Conhecido como cheiro de carniça, por ser tão forte que lembra animais em decomposição. Animais de rua possuem esse cheiro característico, já que infelizmente comem qualquer coisa que encontram e dificilmente tem o privilégio de tomar banho regularmente.

Mas e se o pet ter dono, que pode ser você, vai ao veterinário e tem acesso a melhor ração? Mesmo com esses privilégios, ele tiver um cheiro ruim que não passa? A dúvida surge na cabeça dos donos que passam a se preocupar com um odor que incomoda e afasta você do seu pet.

O pior, é que não dá pra saber imediatamente de onde esse cheiro de carniça vem: se é de cavidades, como orelhas, se vem do hálito ou se é da pele mesmo. E é aí que as investigações, normalmente longas começam. Não é normal que o bichinho tenha um odor estranho e isso denuncia problemas de saúde.

Na maioria das vezes, infecções incomodam a pele ou a boca do animal, por isso o cheiro é tão forte: são partes do corpo que está em constante contato com bactérias externas. A falta de cuidado só potencializa o mal cheiro e se não for tratado a tempo, essa infecção pode levar a mortem já que se espalha.

Neste post traremos de forma específica alguns problemas que podem ser a causa do cheiro de carniça e como você pode resolver com ações simples. Caso não surta efeito, é sempre recomendado procurar o médico veterinário. Vamos as dicas!

Problemas de Pele

Existem diversos problemas de pele que tem como consequência o mal cheiro. Doenças como a malassezia, deixam a pele com aspecto de elefante e coçam muito. As secreções se espalham e trazem um odor forte e persistente. A míase, conhecida popularmente como bicheira, é marcada pelo cheiro de carniça fortíssimo. Normalmente, esse cheiro é relacionado a essa doença.

Infecções Nas Cavidades

A famosa otite é silenciosa. Como o ouvido é muito bem escondido pelas orelhas, fica difícil perceber a presença de alguma infecção. Normalmente só é perceptível quando a secreção amarela aparece, assim como um odor forte. Existe também problemas relacionados a glândulas anais dos bichinhos.

Cães e gatos têm glândulas laterais que guardam um líquido, liberado quando sentem medo (assim como os gambás!). Esse líquido pode gerar uma inflamação quando liberado, o que gera um cheiro horrível. O tratamento é simples com remédios antibióticos.

Mau Hálito

Assim como os humanos, os animais de estimação acumulam bactérias e outros microorganismos nos dentes e nas gengivas. Como cuidamos disso? Com escovação! E isso também vale para os bichinhos. Cada refeição, ou onde ele decidir morder, irá acumular essas bactérias.

Sem higienização, essas bactérias pioram a situação e trazem mau hálito para os cachorros ou gatos. Após tanta bactéria acumulada, isso pode se tornar uma infecção, ainda mais se ele tiver alguma ferida na boca ou perto dali. Sem o devido cuidado, cada vez que ele abrir a boca irá gerar um problemão.

Relação Com Outros Cães

Cachorros não tem noção do perigo que podem se meter. Quando convivem com outros animais, não importa o cheiro, as condições, eles se relacionam, se encostam de todas as maneiras. Infelizmente, o cheiro de carniça impregna e quando o contato é constante, piora a situação do seu cãozinho.

É importante que seu bichinho se relacione com outros, mas é preciso tomar cuidado quando ele está machucado e entra em contato com outros animais. Isso pode transmitir infecções, cheiros ruins e vários problemas de saúde.

Dicas Para Resolver O Mau Cheiro Dos Pets

Dando Banho no Cachorro
Dando Banho no Cachorro

Existem maneiras simples, que precisam se tornar rotina para que o cheiro de carniça desapareça, ou, nem comece. Além disso,  procurar o médico veterinário regularmente para cuidados preventivos evitam qualquer problema futuro. Vamos a algumas dicas que você pode utilizar em casa e cuidar do seu pet

Escovação Dos Dentes

A dica é utilizar a pasta de dente que você usa em casa mesmo, mas antes, é preciso ver se eles irão se acostumar com o gosto da pasta de dente. Primeiro, faça testes fazendo ele provar antes. Depois, comece a escovar com o dedos e introduza a escovação com escovas de cerdas leves. Repita o procedimento todos os dias.

Escovando os Dentes do Cachorro
Escovando os Dentes do Cachorro

Mantenha O Ambiente Limpo

Evite acúmulo de sujeiras do cãozinho mas também dos humanos, mesmo. Lixo doméstico, fezes do bichinho, até um ambiente úmido é propício para a proliferação de doenças e maus odores. A rotina precisa ser de limpeza e secura, para que o cão viva tranquilamente, sempre limpo.

Banhos Regulares

Compre os produtos próprios para animais de estimação e se ele já viver em um ambiente limpo, os banhos são necessários apenas uma vez por semana. Se puder, aumente a frequência dos banhos, lembrando sempre de higienizar as partes escondidas, órgãos genitais, orelhas, etc.

Procure produtos de higiene que matam bactérias, sem agredir a saúde do pet, claro, além de vitaminas que aumentam a imunidade e fortalecem o organismo do cãozinho. Assim, ele será sempre saudável e consequentemente, cheiroso.

Mantenha Os Locais Secos

O inimigo do cheiro agradável é um local molhado. A sujeira se espalha e torna tudo pior, o mau cheiro, principalmente. No lugar onde seu pet vai passar mais tempo, que seja longe de gramados, piscinas, ou ambientes que demoram pra secar. Mesmo que ele esteja cheiroso, a mistura com umidade suja vai trazer de volta o cheiro de carniça.

A dica universal é, se o cheiro de carniça persistir sem causa aparente, leve para o veterinário. Mesmo com os cuidados, só ele saberá o que fazer e de que maneira tratar esse tipo de problema. Caso sejam problemas relacionados a higiene é mais fácil, mas se o mau cheiro for parte da sua rotina, ligue o sinal de alerta: seu cãozinho ou gatinho pode estar com alguma infecção, grave, ou não.

Veja também

Lhasa Apso

Tudo Sobre a Raça Lhasa Apso: Características e Fotos

Hoje vamos falar da raça de cachorro Lhasa Apso, conhecer um pouco mais sobre as …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.