Home / Animais / Reprodução do Glutão: Filhotes e Período de Gestação

Reprodução do Glutão: Filhotes e Período de Gestação

Os glutões parecem uma mistura de cachorro, gambá e urso, com pernas curtas, pelos longos e focinhos alongados. Esses animais também têm uma forma distinta escura ao redor dos olhos e da testa. Entretanto, independente dessas questões físicas, a reprodução do glutão é o mais interessante sobre ele.

Os exemplares da espécie são os da família das doninhas. Contudo, de acordo com o Sistema Integrado de Informações Taxonômicas (ITIS), eles ainda são muito pequenos. Isso não os impede de se reproduzirem e terem um ciclo de vida produtivo.

Descrição do Glutão

O glutão tem um corpo musculoso e pesado, que mede 65 a 105 cm de comprimento, excluindo a cauda. Ele pesa cerca de 9 a 17 kg. O macho é 30% maior que a fêmea.

Glutões têm pernas curtas e grossas e garras longas, curvas e não retráteis. A cabeça e a cauda ficam em um nível baixo, sendo que as costas formam um arco alto.

Glutão Características Físicas
Glutão Características Físicas

Eles têm uma cabeça redonda e rombuda, com um focinho curto e pontudo. A cauda curta, mas muito espessa, medindo de 17 a 26 cm. Os pelos individuais em suas caudas medem até 20 cm de comprimento.

Esses animais possuem pelos espessos, marrons escuros e brilhantes. Uma faixa de cor mais clara percorre todo o comprimento de cada lado do corpo.

Seu pelo é longo e denso e não retém muita água, tornando-o muito resistente à geada. Seus olhos são bem afastados e suas orelhas projetam-se apenas uma curta distância da cabeça.

Além da reprodução do glutão, outro fato interessante sobre ele é seu olfato altamente desenvolvido, podendo cheirar comida até debaixo da neve. Ele se mostra como um animal muito rápido, correndo com uma velocidade exorbitante.

Comportamento do Animal

Este animal é de natureza tímida, cautelosa e prudente, levando uma vida solitária. Somente no período do acasalamento é que forma um casal com outro exemplar, vivendo junto por algumas semanas. É assim que ocorre a reprodução do glutão.

Todo indivíduo frequenta e usa um grande território. São cerca de 500 a 1000 km² para machos e aproximadamente de 200 a 300 km para as fêmeas. Geralmente segue caminhos fixos e marca repetidamente diferentes pontos do território com excrementos e secreção de glândulas.

No entanto, dada a sua extensão, seu território não é frequentado de maneira estável e rígida. Ele pode percorrer de 40 até 50 km por dia. Mesmo apenas para descansar, sempre que usa um abrigo ou cava um novo buraco raso.

Por conta dos parâmetros da reprodução do glutão, o macho permite que apenas fêmeas entrem em seu território. Entretanto, normalmente são apenas 2 ou 3, portanto a densidade populacional é muito baixa.

Seus hábitos são diurnos, mas não são restritos, sendo que o animal pode se mover até à noite. Durante o dia, ele alterna períodos de atividade com outros de descanso, com sucessões médias de 3 a 4 horas.

Reprodução do Glutão

A reprodução do glutão ocorre de forma poligâmica. Isso quer dizer que o macho vai acasalar com muitas fêmeas, no período de maio até agosto.

Nesta espécie, existe a nidificação diferida dos óvulos fertilizados. Tal ação representa que, todo o período, da fertilização ao parto, com o período de repouso no meio, dura aproximadamente 9 meses. Contudo, o verdadeiro desenvolvimento embrionário e fetal é de 50 a 60 dias.

A fêmea dá a luz anualmente no mesmo período. Mas antes disso, ela procura um lar fixo e seguro. Em geral, este lugar é:

  • Uma cavidade entre as rochas;
  • Dentro dos troncos;
  • Nos covis de outros animais;
  • Entre as raízes das árvores;
  • Cavando diretamente um covil sob a neve.

Dentro da reprodução do glutão, cerca de 2 a 3 filhotes nascem em uma cama de ervas e musgos. Eles são cuidados pela mãe, que os alimenta e prepara para a vida.

Filhotes de Glutões

Os filhotes de glutões, ao nascer, ficam de olhos fechados. Eles são cor de areia com focinho mais escuro, orelhas e pés. Enquanto as fêmeas cuidam da maior parte da criação, os machos visitam de vez em quando para cuidar dos “bebês”.

Com 3 a 4 semanas, eles abrem os olhos. Por 10 semanas se alimentam apenas de leite materno e, mesmo que a amamentação continue, a mãe dá aos filhos outros alimentos. A fêmea tem dois pares de seios e defende a prole ferozmente.

Depois da reprodução do glutão, aos três meses, os bebês acompanham a mãe com quem permanecerão pelo menos 1 ano. Geralmente, as fêmeas dão a luz a cada dois anos. A maturidade é alcançada em torno de 3 a 4 anos e a vida útil é estimada em 15 a 16 anos.

Glutão Filhotes
Glutão Filhotes

Alimentação e Dieta dos Animais

Sua alimentação é uma adaptação a potencial escassez de alimentos, especialmente no inverno. O animal come de forma oportunista, de quase qualquer alimento animal que encontra.

A maior parte de sua dieta consiste em carniça, embora cacem quase todas as outras espécies. A preferência é por bichos menores ou do mesmo tamanho. Os glutões também atacam animais muito maiores, como cervos adultos, especialmente se estiverem enfraquecidos ou incapacitados pela neve profunda.

Eles são carnívoros muito bem equipados, com garras fortes e afiadas, mandíbulas poderosas e uma pele grossa. Defendem bem sua comida, independente se mataram ou a encontraram pelo caminho.

Estado de Conservação

O glutão, infelizmente, é uma espécie em declínio. Ele está mais presente nas regiões do extremo norte, onde a presença do homem é menos constante. A espécie é caçada porque é considerada prejudicial para o gado criado, às vezes morto em grande número. Os humanos matam o animal por conta de sua pele cobiçada, mesmo ele sendo considerado diabólico e nefasto por algumas populações nórdicas.

Em muitas áreas, onde os glutões estavam presentes em um passado recente, a espécie se extinguiu. Só não foi extinta por completo devido à baixa densidade natural da população combinada com a inteligência típica dos exemplares.

Infelizmente, mesmo com a reprodução do glutão, a quantidade dos animais não aumenta exponencialmente. Ele continua sendo misterioso e fascinante.

 

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *