Home / Animais / Feneco Pode Ser Domesticado No Brasil? Posso ter um?

Feneco Pode Ser Domesticado No Brasil? Posso ter um?

Vamos combinar que o bichinho é uma fofura. Essas orelhas e cauda grande e felpuda com essa carinha miudinha de carente deve deixar os fãs sem noção louco pra ter um em casa. Mas será que pode, quero dizer, será que o feneco pode viver em sua casa?

Vulpes Zerda ou Feneco

Essa raposa é a menor de todos os caninos selvagens, e seu habitat natural encontra-se nos desertos arenosos do norte da África. A espécie apresenta inúmeras adaptações ao clima do deserto, como o pequeno tamanho corporal, solas peludas e orelhas grandes, que servem à regulação do calor.

O feneco é um omnívoro noturno e crepuscular, alimentando-se de invertebrados e pequenos vertebrados, bem como frutas e tubérculos. O parente mais próximo do feneco é a vulpes cana (raposa afegã), que vive na Península Arábica, no Irã e no Afeganistão.

Os fenecos são regularmente capturados por suas peles ou para exibição de turistas. E tem sido amplamente capturado também como animal de estimação especialmente traficado com essa intenção para as Américas, principalmente para a América do Norte.

Como já foi dito, o feneco é bem pequeno. Seu comprimento médio varia de 30 a 40 cm, com uma cauda variando de 12 a 25 cm de comprimento. Pesa entre um quilo a um quilo e meio.

Seu focinho e pernas são finos e pequenos. O crânio corresponde proporcionalmente a outras espécies do gênero mas seu grande destaque está nas orelhas. Possui cavidades timpânicas muito grandes, uma característica típica dos habitantes do deserto. As orelhas compõem 20% da superfície do corpo.

Habitat e Comportamento do Feneco

O habitat dos fenecos consiste principalmente de areias hiper áridas, onde em terra rasa ou em dunas estáticas aplica as suas tocas.

Como o feneco depende de solo macio para cavar sua construção, ele quase nunca habita em áreas sem areia. São pouquíssimas as vegetações que sobrevivem à sua escolha de habitação. O feneco não parece precisar de acesso direto à retenção de água.

A comida do feneco é variada. Compreende principalmente insetos, lagartos, pequenos roedores, ovos e aves pequenas, além de frutas e alguns tubérculos vegetais. Fenecos vão em busca de comida durante o crepúsculo e à noite e evitam o calor do dia. No inverno, a fase de atividade se estende pela manhã.

Eles cavam regularmente na areia para insetos e pequenos vertebrados. As cavidades timpânicas aumentadas permitem-lhes perceber até mesmo sons muito profundos e, assim, ouvir movimentos na areia. Os assentamentos e acampamentos humanos são frequentemente visitados à noite para alimentação.

Feneco se Alimentando
Feneco se Alimentando

Fenecos vivem em grupos familiares menores, que incluem os pais e os filhotes da última ninhada. Associações sociais maiores se formam apenas em espaço confinado em cativeiro. Em cativeiro eles mostram um alto grau de ligação social e geralmente dormem juntos.

Os Humanos e os Fenecos

O uso econômico e a recepção cultural de feneco remontam à história humana. Em um sítio neolítico egípcio no deserto da Líbia foram encontrados ossadas de fenecos com cerca de 7000 anos de idade, que comprovam o uso alimentar já desde então.

Já desde o antigo Egito existe a tentativa de domesticar o feneco para usá-lo como uma carne e para o fornecimento de peles. Uma ilustração de um canídeo na capela funerária do Nefermaat, o vizir do rei egípcio Snofru (4ª dinastia do Egito Antigo), pode ser provavelmente de um feneco.

A importância econômica e cultural do feneco estava também entre a população árabe do Norte da África, no entanto, muito menor do que entre as tribos nômades do Saara. No norte da África, o feneco ainda é consumido hoje e caçado por seu casaco. No Saara Ocidental filhotes são normalmente capturados, engordados e comidos.

Com o crescente interesse das sociedades europeias e americanas pelo Oriente, o feneco acabou entrando na cultura e ganância dos outros continentes. O turismo de massa no norte da África, que começou no século 20, fez com que fenecos fossem cada vez mais capturados para fotografá-los, exibi-los por dinheiro ou vendidos a viajantes em mercados.

Fenecos Podem ser Domesticados no Brasil

Se você decidir adotar uma raposa dessas, há muito o que se saber sobre esses pequeninos, então, antes de sair e adotar um, é imperativo que considere algumas informações que você precisará para garantir a saúde e a felicidade do seu feneco.

Se você está pensando em conseguir uma raposa, o habitat é a sua primeira consideração. Estes são animais construídos para prosperar no deserto, então eles podem não se dar bem em climas mais frios. Além disso, tenha em mente que essas raposas são saltadores prolíficos.

Fenecos são animais extremamente curiosos. Eles são capazes de causar grandes estragos em seus móveis e seus bens, se você não estiver prestando atenção. Seu feneco pode estar solto na casa com você, mas quando você precisar sair, será melhor prendê-los para sua própria segurança.

Uma caixinha de cachorro grande funcionará bem para seus fenecos quando você não estiver por perto. Você pode colocar cobertores, brinquedos, água e qualquer outro item que seu animalzinho ame na caixa com ele quando você não estiver em casa ou não puder supervisioná-lo.

Feneco Domesticado e De Roupinha
Feneco Domesticado e De Roupinha

Fenecos são escavadores fervorosos e excelentes saltadores, e uma vez que eles escapem, é quase impossível recapturá-los devido às suas orelhas e velocidade afiadas. Ao construir um recinto ao ar livre portanto, você vai querer criar um espaço que não permita escavar ou escalar o cercado. Os habitats ao ar livre devem ser construídos especificamente com as habilidades do seu feneco em mente.

Fenecos podem ser domesticados ou treinados a fazer suas necessidades nos locais adequados, mas é preciso muita paciência. Como animais selvagens, eles não são tão domesticados quanto cães e gatos. Hábitos de higiene precisam ser continuamente treinados durante toda a vida. O treinamento do feneco é muito semelhante ao de cães ou gatos.

Seja vigilante sobre seus hábitos de higiene. Quando seu feneco vai na caixa de areia ou onde deseja ensiná-lo a ir, dê muitos elogios e um deleite ou dois de recompensa. Se acontecer de você pressentir a necessidade iminente, mova-os imediatamente para o local desejado para ir ao banheiro. Você precisará repetir isso constantemente, mas eles geralmente pegam o jeito.

Nunca use violência para intimidar seu feneco. Isso geralmente tem resultados adversos, fazendo com que o animal urine em agressividade ou medo. Fenecos podem ser agressivo quando necessário. Os machos ficam agressivos com o território e marcam com urina. Eles também se tornam agressivos durante a época de acasalamento. As fêmeas serão agressivas quando se trata de defender seus filhotes.

Encontrar um veterinário que possa tratar seu feneco é fundamental. Os fenecos são suscetíveis a todas as doenças de cães domésticos. Como os cachorros portanto, os fenecos precisarão de exames de rotina e vacinas para se manterem saudáveis. Fenecos também podem carregar a raiva, então a vacina contra a raiva é da maior importância.

Alguns veterinários não se sentem confortáveis em tratar essa espécie devido à falta de experiência. Antes de trazer um feneco para casa então, você deve encontrar um veterinário com experiência e estabelecer um relacionamento com eles.

Fenecos são inquisitivos e vão alegremente rasgar um cômodo inteiro em um frenesi de investigação. Seu comportamento quase nunca é malicioso. Eles são simplesmente curiosos sobre tudo, incluindo você, seus pertences, seus outros animais de estimação e sua família.

Eles também são muito rápidos! Por favor, tome muito cuidado para não deixar seu feneco se soltar porque será quase impossível recapturá-los. É preciso dedicação e paciência para manter um bichinho desse, então esteja preparado para gastar muito tempo com os seus.

Veja também

Jacaré Americano: Características, Nome Cientifico e Fotos

Os jacarés são animais que induzem as pessoas a sensações muito extremas e totalmente únicas, …

Um comentário

  1. JORDANO BRAGA VALOTA

    Onde encontro ele para comprar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *