Home / Plantas / Ficha Técnica da Erva-Gateira: Raiz, Folhas e Caule

Ficha Técnica da Erva-Gateira: Raiz, Folhas e Caule

A erva-gateria (Nepeta cataria) é um planta herbácea perene que recebeu esse nome comum devido ao fato dos gatos domésticos terem uma forte atração pela mesma.

Quem possui gatos sabe que os mesmos sempre são atraídos por plantas e até mesmo muitos gostam de morder.

Inclusive, em pet stores é possível encontrar pequenos recipientes onde cresce um tipo de matinho que atrai os gatos. Adivinha que tipo de matinho é esse?

Não exatamente a erva-gateria, mas uma planta induzida ao óleo extraído da erva-gateria através da condensação da planta.

Os mesmos possuem esse costume por duas razões: quando estão com desconfortos estomacais, plantas auxiliam na realização das necessidades biológicas ou os gatos consomem as plantas para auxiliar os mesmos a vomitarem e eliminar pelos e outros elementos que os estão prejudicando.

A erva-gateira tem origem na Eurásia, onde nascem em climas secos, se espalhando até a África.

Na América do Norte também é muito comum e no Brasil, assim como na América do Sul, está amplamente distribuída.

Os principais usos da erva-gateira estão relacionados com ornamentações, já que suas folhas e flores são atrativas e enfeitam ambientes internos e externos.

Nepeta Cataria

Não obstante esses usos, a erva-gateira é utilizada na confecção de produtos que são desenvolvidos exclusivamente para os felinos.

A atração que os mesmos sentem pela planta, que também é comumente chamada de erva-dos-gatos, fez com que as indústrias produzissem brinquedos e enchimentos com o aroma das plantas par atrair a atenção do felino.

Ficha Técnica da Erva-Gateira e Felinos

  • Nome Comum: Erva-gateira, erva-do-gato
  • Nome Científico: Nepeta cataria
  • Reino: Plantae
  • Ordem: Lamiales
  • Família: Lamiaceae
  • Gênero: Nepeta
    Distribuição Geográfica: América do Norte, América Central, América do Sul, Europa, África, Ásia, Austrália, Nova Zelândia.

A planta erva-gateira possui um óleo chamado nepetalactona, sendo que esse óleo possui um aroma tênue que atrai a atenção de gatos domésticos e até mesmo de felinos selvagens.

Os felinos, no intuito de liberar mais o aroma do óleo, mordiscam a planta.

Nesse momento é necessário ter muito cuidado ao ter plantas em casa, já que os felinos possuem costumes distintos de mordiscarem vários tipos de plantas e até mesmo a coroa do abacaxi, por exemplo.

Com isso em mente, se a ideia for ter plantas como a espada-de-São-Jorge e outras plantas que possuem toxinas, é melhor deixar as mesmas fora do alcance dos felinos, caso contrário os mesmos podem ser envenenados.

Para adquirir uma erva-gateira é muito fácil, pois a mesma é amplamente comercializada por todos os Países do mundo.

Se você possui felino, adquira a planta para que os mesmos se refestelem e tenham a atenção atraída pela planta.

Se o seu gato é do tipo que costuma sair de casa (o que é um perigo), a erva-gateira talvez os ajude a permanecer dentro do lar por mais tempo.

Características da Erva-Gateira: Raiz, Folhas e Caule

A erva-gateira costuma atingir cerca de 60 centímetros de altura e também possui uma propagação intensa.

Ela solta sementes no terreno e se espalha rapidamente, por isso é fácil ter bastante erva-gateria em um jardim, mas se essa não for a intenção, é necessário realizar podas.

O solo ideal para plantar a erva-gateira é um solo seco ou com a umidade baixa. A planta cresce em sol constante ou meia-sombra.

A erva-gateria é muito versátil e resistente, ou seja, é possível tê-la em vasos em diferentes partes de uma casa ou de um apartamento, até mesmo de um escritório, assim como em jardins e quintais.

Além disso, a mesma pode ser uma opção formidável para ornamentação, onde combina perfeitamente com margaridas, rosas e jasmins.

Nepeta Cataria Características

A raiz da erva-gateria não se expande e é frágil, podendo ser facilmente arrancada do solo, o que torna sua mudança prática, mas ao mesmo tempo sensível.

As folhas da erva-gateira lembram muito o hortelã, e por determinado período na história, a mesma já foi confundida com a menta.

Sua folha verde é dentada, se espalhando em ramificações de 4 folhas grandes com um epicentro de folhas menores.

O caule da erva-gateira é sensível e precisa ser manejado com delicadeza. Também apresenta pequenos filamentos aveludados que os gatos adoram se refestelar.

O Que é o Óleo Nepetalactona?

Quando se fala em erva-gateira, é impossível não falar sobre seu óleo.

Esse óleo é o responsável pelo comportamento “esquisito” apresentado pelos gatos.

Não se sabe ao certo porquê, mas os gatos sentem uma atração exclusiva e se comportam como se estivessem no “cio”. Apesar dos machos não terem esse período, os mesmos também se comportam de forma diferente.

Isso ocorre por um componente presente no óleo funciona como um tipo de pseudo-feromônio que ativa o senso sexual dos felinos.

Gostaria de conhecer mais informações sobre a erva-gateira? Acesse em nosso site:

Benefícios da Erva-Gateira Para a Saúde

Apesar da exclusividade relativa ao mundo dos felinos, a erva-gateira também possui propriedades que são benéficas para os seres humanos também.

Suas propriedades contam com ácidos tais como o ácido acético, nepetálico, valérico e fólico, além de proteínas e vitaminas como a vitamina A e vitamina B.

Esses nutrientes agem diretamente, mas de forma superficial no sistema-nervoso, atuando como um calmante natural, além do chá de erva-gateira promover um descanso ao corpo assim como relaxa os músculos.

Erva Gateira para Saúde

Agindo no sistema-nervoso, o corpo além de ficar relaxado, também se torna propenso a sentir sono, o que indica que a erva-gateria é eficiente quando se trata da insônia.

Logo, dores de cabeça, dores musculares, dores nas costas por má-postura, dores nos joelhos e vários outros tipos de desconfortos corporais podem ser ajudados com o consumo da erva.

Vale lembrar que tudo o que é natural é sempre bem-vindo ao organismo.

Se você ficou interessado em saber como seu gato agiria na presença das erva-gateira, adquira uma e coloque em sua casa, pois também ajudará a dar um ar mais natural ao ambiente.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *