Home / Plantas / Como Cuidar da Erva-Gateira, Fazer Mudas e Podar

Como Cuidar da Erva-Gateira, Fazer Mudas e Podar

Nepeta cataria, conhecida popularmente como erva-gateira, erva-dos-gatos ou gataria é originária da Europa e algumas regiões da Ásia. Porém, se dá bem inclusive no Brasil, por gostar de climas mais temperados.

Ela é uma planta herbácea, do tipo invasora, sendo encontrada em canteiros e outros locais. Alcançam até 30 centímetros e possuem um cheiro bem característico, mas que só é lançado quando a planta é esmagada ou os felinos ou qualquer outro tipo de afinal se esfrega nela. Recebeu esse nome em homenagem aos bichanos, pois dá um efeito estimulante sobre eles, os deixando agitados.

Em alguns locais, ela é utilizada como enchimento de brinquedos para os pets, além de óleo mesmo, e eles podem até mesmo ingeri-la, ou pessoas fazem chás de erva-gateira, já que essa planta era muito utilizada pela medicina tradicional para fins relaxante para tratamentos de doenças psicológicas ou problemas de origem estomacal.

Características da Erva-Gateira

Hoje sua popularidade cresceu, pois ela ficou muito famosa na América do Norte, mais precisamente dos Estados Unidos. Suas folhas são verdes, levemente arredondadas com algumas dentições e cortes como se tivessem sidos feitos à mão. Possui alguns pelinhos tanto nas folhas como em suas hastes.

Suas flores são bem pequenas, na cor branca ou purpura, com alguns pontinhos vermelhos e nascem ao final das hastes em grande quantidade. São essas folhas que quando apertadas, pisoteadas, ou qualquer ação que fira sua estrutura soltam uma fragrância forte.

Erva Gateira Características

Fica muito bonito em paisagismo quando utilizada em conjunto com flores maiores, ou até mesmo ambientes mais rochosos.

Existem Contraindicações da Erva Gateira?

Embora ela seja de grande benefício para os seres humanas, por ajudar a relaxar, e diminuir febres  ela impulsiona o corpo a transpirar e dessa maneira, diminuir a temperatura  além de purificar o organismo em caso de intoxicações alimentares e gastrite nervosa, pelo menos motivo citado acima, de relaxar.

Ela também pode ter seu cheiro utilizado em repelentes de algumas marcas ou vendido como óleo manipulado já que seu odor atrai os felinos, mas claramente, afasta as moscas, pernilongos, entre outros insetos que não são bem-vindos  apenas insetos polinizadores como borboletas e abelhas são atraídos pelo cheiro, então caso esteja indo para um acampamento ou trilha, prefiro outros tipos e cheios de repelente.

Porém, seu consumo como de qualquer outra planta, deve ser indicado por um profissional da área, da saúde tradicional ou de homeopatia. Já de conhecimento prévio, essa planta possui funções que podem induzir o aborto, então caso a mulher esteja grávida ou tentando engravidar, seu consumo obviamente não é indicado e se possível evitar contato até mesmo com o cheiro é recomendado.

Como Cuidar da Erva-Gateira

Essa é uma planta que não necessita de grandes cuidados, se adapta a todas as temperaturas, sejam elas quentes ou até mesmo em pequenas geadas. Obviamente que o clima mais parecido com o Japão, que é mais presente na cidade de São Paulo e na região Sul é o mais indicado, pois une Sol na medida e frio também.

Precisa de 4 horas de Sol por dia, ou seja, coloque naquele canteiro em que o Sol da manhã  que não é tão forte como a luz solar da tarde  está presente todos os dias. Seu solo requer mais atenção e precisa de adubos fortes com húmus de minhoca a cada um mês ou 45 dias.

Ou seja, você precisa saber um pouco mais do universo das plantas, mas nada que com a prática, você não aprenda. Não é nenhuma missão impossível cuidar da erva-gateira.

Ela precisa de regas diárias, porém seu solo que deve ter uma drenagem adequada, nunca deve ter encharcada, pois assim ela irá se desfazer, por serem muito pequenas. Também não deixe os pets por perto, até que ela esteja em um nível de crescimento adequado, já que mesmo pequenas eles com certeza terão interesse em cheira-la, mexer nos seus caules com suas patinhas, então, espere um pouco para apresentar a ele essa nova diversão.

A melhor época para planta-la é no verão, porém como dissemos anteriormente, ela não pode ficar com o sol forte, pois ficará ressecada. Por se tratar de uma erva daninha, sua poda deve ser frequente, pois senão, em qualquer momento elas estão sobre suas outras plantas. Mas, abordaremos sobre suas mudas e podas mais abaixo.

Como Fazer Mudas da Erva-Gateira

Essa é uma planta de fácil propagação, no caso, até demais, pois se trata de uma erva daninha. Seu solo possui algumas exigências como estar sempre enriquecido com húmus, de preferência de minhoca, e se necessário acrescentar uma dose de areia a terra, já que o solo não pode ser como uma lama e precisa estar arejado.

  • Plante as mudas em horário de Sol, para que no final do dia já haja uma boa evaporação da água e suas raízes não apodreçam.
  • Plante em um local separado se possível, por duas razões: caso tenha gato, eles poderão rolar sobre elas e não estragarão o restante do jardim. Ela é uma erva daninha e pode prejudicar flores próximas.
  • Caso esteja plantando mais de uma muda, coloque-as em uma distância de mais ou menos 50 centímetros.
  • Se você não tiver um canteiro, pense na ideia de planta-las em um vaso.
  • Para fazer mudas é muito simples, retire hastes que possuam brotos de flores aparentes.
  • Retire as folhas, e coloque as hastes dentro da água, porém menos da metade e deixe de um dia para o outro.
  • Transfira aquela muda para um vaso ou canteiro e espere enraizar. Durante esse período, não regue de forma frequente, apenas quando o solo estiver muito seco.
Mudas da Erva-Gateira

Como Podar a Erva-Gateiro

Como ela gosta de se espalhar por todo o jardim, as podas são extremamente necessárias para que isso não aconteça. Esses cortes devem ser feitos na primavera, e se necessário também no verão, períodos em que elas crescem mais. Corte um pouco das hastes para que possa ventilar, e nada mais.

Além das podas servirem para controle, também servem para evitar fungos, ou outras doenças nas plantas que geralmente aparecem com o seu excesso e falta de respiração.

Para saber mais sobre a catnip e outros tipos de ervas que deixarão seu quintal ainda mais lindo, continue acessando o Mundo ecologia!

Veja também

Flores que Começam com a Letra T: Nome e Características

As flores são um dos maiores presentes que a natureza pode nos proporcionar. Elas encantam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *