Home / Natureza / Bromélia Aechmea Fasciata: Fotos, Características e Nome Popular

Bromélia Aechmea Fasciata: Fotos, Características e Nome Popular

A bromélia Aechmea fasciata é uma planta ornamental, utilizada para conferir aos ambientes um aspecto natural e bonito, pois suas cores são fascinantes, que caracteriza vida nos locais onde é inserida, seja em ambientes internos, como salas, escritórios e recepções, ou em externos, como jardins e varandas.

A Aechmea fasciata é uma bromélia de coloração rosa, e chama muito atenção por ter inúmeras pétalas com pontas que a deixam com um aspecto estrelar, que se sobressai em meio às suas folhas verdes, como uma bela árvore que está circundada por montanhas de ambos os lados.

As folhas da bromélia Aechmea fasciata são largas e verdes com manchas brancas padronizadas distribuídas em todos os seus entalhes.

As folhas da bromélia Aechmea fasciata são proeminentes, o que significa que as mesmas exigem bastante luz solar, pois as folhas tem o intuito de captar bastante calor para que a bromélia cresça plena e saudável.

O formato da bromélia também é exclusivo para a captação de água, que se concentra em seu miolo, e a planta se encarrega de distribuir perfeitamente essa água ao longo de seus filamentos, mantendo, dessa forma, todas as folhas, caules e brotos hidratados.

O fato da bromélia Aechmea fasciata reter a água da chuva, faz com que a mesma não tenha a exclusiva necessidade em receber regas constantes.

Fotos, Características e Nome Popular da Bromélia Aechmea fasciata

A Aechmea fasciata pode ser chamada de Arquímea, Bromélia-Arquímea, Planta-de-Urna ou Vaso-Prateado, como a chamam, dependendo da região, sendo cada nome estritamente relativo ao local em que as mesma cresce, e como no Brasil a Aechmea fasciata nasce mais proeminentemente na Bahia, lá ela possui esses nomes exclusivos, que pode não ser muito bem compreendido em outros lugares do País.

A Aechmea fasciata é uma planta amante de sol, mas sua exposição prolongada ao calor pode ser prejudicial à planta, por isso é importante manter um bom controle da incidência de luz.

A luz é necessária para a Aechmea fasciata principalmente depois de dias chuvosos, pois os tanques da planta estarão sobrecarregados de água, e o ideal é que essa água evapore, pois pode acumular insetos, fungos e bactérias que precisam ser evitados para o bem da própria planta.

Em dias de muito calor em que não haja chuva para a planta, é necessário que haja a rega manual, onde o centro da planta permaneça levemente molhado.

Na hora de regar a Aechmea fasciata, não é indicado molhar a flor, pois é ali que encontra seu pólen, ou seja, é um local que precisa estar seco para que os insetos e pássaros sejam atraídos.

Curiosidades Sobre a Aechmea fasciata Que Pouca Gente Sabe

A Aechmea fasciata é uma planta nativa do Brasil, e seu tamanho varia entre 30 cm e 90 cm, com largura que pode alcançar 60 cm, além de conter folhas que podem atingir até 90 cm de comprimento e 15 de largura.

A Aechmea fasciata é uma espécie de bromélia que pode causar irritação, pois é mesma é considerada perigosa ao contato direto com a pele, causando irritação intensa, dermatites, dermatite fitotóxica e alergias variadas.

O solo ideal para o crescimento da Aechmea fasciata é aquele presente nas densas florestas do Brasil, tal como a Floresta Amazônica.

A bromélia Aechmea fasciata começa a adquirir cores a partir da sexta semana em que começa a brotar, adquirindo tons fracos de vermelho, e a partir da oitava semana, o rosa assumirá a tonalidade oficial da bromélia.

Como a maior parte das bromélias, a Aechmea fasciata também é uma planta epífita, e é possível encontra-la tanto no solo quanto da copa ou galhos das árvores.

Muitas espécies de sapos e insetos se reproduzem nos reservatórios de água da bromélia Aechmea fasciata, tornando tal planta essencial para a propagação e reprodução da vida selvagem.

Fatos Interessantes Sobre a Bromélia Aechmea fasciata

Nome Científico: Aechmea fasciata

Nome Comum: Arquímea, Bromélia-Arquímea, Planta-de-Urna ou Vaso-Prateado

Família: Bromeliaceae

Planta do Tipo: perene, arbórea, herbácea

Origem: América do Sul e Central

Usos: ornamentação, criadouro de insetos e anfíbios.

A Aechmea fasciata é um tipo de planta que pode viver agarrada a outra planta, mas ela não é invasiva, isto é, ela não removerá os nutrientes da planta hospedeira, mas simplesmente se criará sob sua presença.

A inflorescência da Aechmea fasciata é o que mais chama a atenção, crescendo de forma piramidal, ela se revela no meio das folhas coriáceas que se abrem para dar passagem à linda roseta que se cria em seu centro.

Quando a bromélia Aechmea fasciata fica desidratada, ela começa a ficar com suas folhas amarelas, soltando-as uma a uma, e isso ocorre pelo fato dela se desfazer do máximo possível de ramificações, pois assim ela consegue distribuir o pouco de água que retém aos seus órgãos principais.

O excesso de água na bromélia não é positivo para a mesma, já que o solo encharcado, por exemplo, pode eliminar o oxigênio da mesma, e por isso elas se criam mais facilmente em galhos de árvores.

Como Plantar e Cultivar a Bromélia Aechmea fasciata Em Casa

Por mais exótica que pareça ser, a Aechmea fasciata é fácil de ser cultivada, bastando encontrar as sementes ou talos corretos da mesma, pois ela nasce a partir da semente, ou mais rapidamente, a partir de um talo do caule cortado de uma outra planta.

Elas podem ser plantadas no solo ou em vasos, que podem ficar suspensos ou atracados em árvores, podendo ser removidos depois que a planta que se ligar com os galhos.

A terra para a bromélia precisa ser muito bem nutrida e possuir fácil escoamento, pois o excesso de água nas raízes é fatal para a planta.

Assim como outras espécies de bromélias, a Aechmea fasciata irá florescer apenas uma vez durante a sua vida, mas deixará muitos brotos durante esse processo, que continuarão a florescer continuamente.

Quando a Aechmea fasciata floresce, ela esperará ser polinizada, e a partir de então ela começará a definhar, já que sua missão na natureza já foi executada.

Quer aprender mais sobre bromélias? Acesse:

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *