Home / Plantas / Como Cuidar de Bromélias Aéreas e em Vasos?

Como Cuidar de Bromélias Aéreas e em Vasos?

As bromélias estão entre as flores ornamentais mais bonitas que existem. No entanto, exige uma peculiaridade em relação a elas: há tipos que se dão melhor em vasos, e outras que são chamadas de aéreas, ou seja, são adaptadas para serem criadas fora do chão.

Como Funcionam as Bromélias Aéreas?

A seguir, vamos descobrir como cuidar de cada uma delas, e saber algumas de suas particularidades para que qualquer bromélia que você conseguir (seja aérea, seja de vaso), possa florescer da maneira vistosa possível.

Você já comprou uma bromélia aérea? Se já, é muito provável que ela tenha vindo em um vaso com pedras e cascas de árvore, ao invés de terra, não é? Isso porque, originalmente, o habitat dessa bromélia era o tronco ou uma rocha bem longe do chão. Além disso, pode perceber: em comparação a outras espécies de bromélias, esta aqui é bem mais dura.

Esse tipo de flor simplesmente suga tudo o que precisa do ar, seja a própria umidade, sejam nutrientes para a sua subsistência. Isso porque a maioria das bromélias aéreas não consegue extrair tudo o que precisa apenas das raízes, muitas vezes, necessitando estar em uma madeira seca para manter a sua posição, que precisa ser sempre ereta. São justamente variações menores dessas bromélias que podem se segurar em pedregulhos e outros objetos.

É bom ficar atento, pois boa parte das bromélias que são vendidas como aéreas podem ter sistemas de raízes bem extensos, servindo ou como suporte, ou como uma ferramenta maior para sugar os nutrientes do ar. Por isso, se as folhas parecerem secas, umedeça ao redor da base da planta.

Em geral, as bromélias aéreas crescem em ambientes desertos, o que significa que são espécies que podem tomar mais sol do que outros tipos de bromélias. Só que isso não vale para todos os tipos dessas plantas. Por isso, é saber exatamente que bromélia aérea é a que você comprou. Uma boa dica é ver se as folhas dela secam com a exposição contínua ao sol. Se sim, ela precisa ficar mais à sombra.

Mais Cuidados com as Bromélias Aéreas e suas Vantagens

Uma das vantagens em se ter bromélias aéreas ornamentado seus ambientes é que a maioria delas possui um tamanho pequeno, o que as torna ótimas como flores caseiras. Mesmo assim, tratam-se de plantas que podem ser cultivadas sem problema algum no quintal de uma residência. Bromélias aéreas são bem mais resistentes do que outros tipos de bromélias, porém, conseguem se adaptar ainda melhor em ambiente quentes.

Outra questão que você precisa ter em mente é que as bromélias aéreas precisam de mais umidade extra do ar. Portanto, para ajudá-la nisso, você pode usar um spray, borrifando água na superfície da planta de vez em quando. Esse procedimento pode ser feito tanto diariamente, quanto a cada dois ou três dias, a depender do clima da região. Só tome cuidado para não deixar água parada no local das raízes das bromélias aéreas, pois isso pode apodrecê-las.

Bom lembrar que as bromélias em geral crescem lentamente, e, muitas vezes, não exigem fertilizantes. Agora, claro que você pode encorajar o florescimento ou o crescimento mais acelerado de sua bromélia aérea, o que pode ser bom fertilizá-la de vez em quando, de duas em duas semanas, pelo menos. Como essas bromélias não puxam nutrientes pelas raízes, você pode fazer isso com fertilizantes líquidos. Ressaltando que o ideal é diluir todo e qualquer fertilizante de uma a três partes de água antes de borrifar o produto.

Quando essa bromélia finalmente floresce (algo que pode durar anos), ela irá produzir alguns brotos. Dica? Utilize uma faca desinfetada para cortar as flores que estiverem mortas ou mesmo estruturas pontudas de apoio. Remova, então, os brotos após eles terem crescido, e quando a planta começar a morrer.

Como Cuidar das Bromélias em Vasos

Ao contrário das bromélias aéreas, as que são típicas de vasos precisam de cuidados mais específicos. Um desses cuidados é quanto às regas. Para que essas flores fiquem sempre bonitas, as raízes precisam estar sempre úmidas (mas, de forma moderada, diga-se). Uma dica é molhar as folhas, o que faz manter a central da planta sempre com água. Já, em dias quentes, aproveite também para borrifar as folhas com água.

Com relação à luminosidade, as bromélias de vasos preferem muita claridade. Uma dica para poder saber se o quanto a sua bromélia precisa de luz é verificar a coloração das folhas. Se elas estiverem muito escuras ou “pobres” em termos de coloração, isso significa que a planta precisa de muito mais luz.

Em termos de adubação, é bom se ter certo cuidado, pois as bromélias de vasos são bem sensíveis, e acabam absorvendo nutriente com muita facilidade. Não custa lembrar que o adubo precisa ser de ótima qualidade, e precisa ser feita com uma periodicidade semanal nos meses cuja luz e o calor são mais intensos. Adubos específicos podem ser facilmente encontrados em algumas floriculturas.

Em se tratando de temperatura, as bromélias apreciam umidade em locais bem ventilados. No entanto, é bom ficar atento, pois alguns tipos de bromélias não apreciam temperaturas muito elevadas.

Doenças e Floração das Bromélias de Vasos

Se aparecerem problemas relacionados a doenças ou pragas, é bom destacar que as bromélias são bastante sensíveis a fungicidas e inseticidas. A melhor maneira de combater isso é usar uma solução de fumo diluída em água e borrifar. Especificamente para os fungos, uma boa dica é usar uma esponja umedecida em sabão de coco dissolvido com um pouco de água. Por serem plantas tão sensíveis, evite colocá-las em locais muito poluídos.

Em se tratando da floração, em si, ela se dá apenas uma única vez em toda a sua vida. Logo depois da floração, a planta já começa a “preparar terreno” para a substituição da flor quando esta morrer. As bromélias, como muitas flores, crescem com diferentes idades, e de acordo com cada espécie. Portanto, assim, que adquirir uma dessas, procure saber esses detalhes para não esperar demais por sua floração, e se frustrar.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis, seja se você já tem algum desses tipos de bromélia, ou pretende comprar algumas para enfeitar a sua casa, ou o seu ambiente de trabalho, enfim.

Veja também

Como Plantar, Cultivar e Fazer Muda de Pé de Ameixa em Vaso?

Será que se pode plantar o caroço que sobrou da ameixa que a pessoa comeu? …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *