Home / Natureza / Para Que Serve o Óleo de Groselha Negra? Benefícios

Para Que Serve o Óleo de Groselha Negra? Benefícios

A groselha é uma fruta de origem europeia e pouco difundida no Brasil, onde muitas pessoas as conhecem e já as provaram, mas que nem sempre tem fácil acesso à mesma, exceto em alguns mercados durante as estações de inverno na Eurásia, de onde geralmente são importadas.

O fato da groselha não ser um tipo de fruta que cresce com afinco no Brasil se dá pelo fato de que as mesmas crescem plenamente em climas frios e não em climas tropicais, e geralmente nos mercados são vendidas em potes exclusivos que ficam refrigerados.

As groselhas mais comuns no Brasil são as groselhas vermelhas, que também são comumente chamadas de cerejas-europeias, e dessa fruta são feitos xaropes e doces de compotas, assim como sorvetes e sucos.

A groselha negra é ainda mais rara na América do Sul, com contáveis exemplares na América do Norte, já que as mesmas são amplamente cultivadas na Eurásia em geral, principalmente em Países da Escandinávia, onde a fruta é venerada devido aos seus aspectos medicinais.

A groselha negra, Ribes negrum, é chamada de Black Currant, e não de Gooseberry, como todos os outros tipos de groselhas. Ela possui características únicas quando comparada às outras groselhas, já que é um tipo de planta com aspectos curativos acentuados, tanto da fruta quanto da planta em si, assim como suas folhas.

Óleo de Groselha Negra: Conheça Suas Propriedades Medicinais

Muitas pessoas usam as sementes, as folhas, a fruta, o bagaço e o caule da groselha negra em variadas formas, seja em formas de chá, seja em forma de pasta ou xarope, no entanto, muitos usos da groselha negra tem relação superficial, como em formas de cremes, para retardar o envelhecimento da pele, assim como passar uma pasta com as folhas e bagaço da fruta em ferimentos para que a pele se refaça mais rapidamente.

No óleo da groselha negra, existe uma propriedade química chamada de Ácido Gamalinolênico, que segundo pesquisas, acelera e fortalece o sistema imunológico, tornando-o muito mais resistente à doenças, assim como combate facilmente enfermidades como febre, gripe, enjoos, dores e indigestões, mas principalmente a turgidez.

Óleo de Groselha Negra
Óleo de Groselha Negra

O óleo da groselha negra também contém antocianina, que é um derivado que ajuda contra efeitos oxidantes, sendo protetores naturais contra o envelhecimento da pele e combatentes das rugas, mesmo essas já existindo no rosto.

Apesar do óleo ser a forma mais eficaz de ajudar na hora de combater enfermidades, picadas, inchaços e envelhecimento precoce da pele, o chá das folhas de groselha negra também é muito utilizado como calmante e anestésico, porém, a mesma pode causar a baixa de pressão, então é necessário levar em consideração o uso de seu chá caso a pessoa sofra com pressão baixa.

Conheça os Benefícios do Óleo de Groselha Negra

Aqui será listado os principais benefícios da groselha negra, assim como as principais enfermidades que ela combate.

  • Auxilia no Sistema Cardiovascular 

Manter uma boa dieta baseada em frutas, exercícios físicos e comer groselha negra com regularidade irá reduzir drasticamente o risco de problemas cardiovasculares, assim como ataques cardíacos e descompasso no batimento do coração. Isso ocorre principalmente pela presença de componentes polifenóis, tais como flavonoides.

  • Auxilia na Limpeza das Artérias 

O fato do óleo de groselha negra ser altamente rica em antioxidantes faz com que as mesmas previnam que as paredes arteriais sejam danificadas, fazendo com que o sangue flua de forma fácil e natural, minimizando as chances de que toxinas sejam criadas e de que gorduras entupam as artérias.

https://www.youtube.com/watch?v=asRUlJAAYRU

  • Auxiliar no Controle da Pressão Sanguínea

Já foi comprovado que a quantidade de potássio presente no óleo de groselha negra é altamente benéfica para pessoas que sofrem com problemas de pressão, onde esse elemento atua como um dilatador dos vasos sanguíneos, permitindo que o sangue circule de forma mais leve.

  • Fonte de Ómega 3 

A presença de Ómega 3 no óleo de groselha negra é altamente benéfico para regular o nível do colesterol no sangue, onde ele baixa o nível de colesterol LDL e aumenta o nível de colesterol HDL. Vale lembrar que o colesterol LDL é o responsável por criar bloqueios nas veias e acumular depósitos de gorduras nos mesmos.

  • Possui Características Anticancerígenas 

O principal fator que combate diretamente o risco de adquirir câncer e até mesmo combate as células já existentes é a grande quantidade de vitamina C presente no óleo da groselha negra, assim como antioxidantes como o betacaroteno, a criptoxantina e a zeaxantina.

Essas propriedades combatem os agentes radicais presentes no corpo, impedindo que os mesmos provoquem danos oxidantes às células,  proibindo que esses agentes maléficos roubem elétrons presentes em tais.

  • Ajuda na Recuperação de Infecções 

O constante uso do óleo faz com que o corpo adquira porcentagens de vitamina C elevadas que irão atuar diretamente como antioxidantes em cima de possíveis infecções, livrando o hospedeiros de seus efeitos com uma rapidez muito mais elevada do que acontece com um corpo normal, consequentemente, pode-se afirmar que o óleo da groselha negra faz com que a pessoa seja muito mais resistente ao frio, à gripes e à febres.

  • Reduz e Combate a Anemia
    Combate a Anemia 
    Combate a Anemia

O presença elevada de ferro no óleo de groselha negra ajuda no processo de produção de células vermelhas e bombeia sangue para todas as partes do corpo, reduzindo o risco de anemia. Os principais efeitos da anemia são a fadiga, fraqueza, enjoos, dores de cabeça e arritmia, enfermidades que a vitamina C faz questão de combater, já que a mesma equivale a 335% da dose diária de vitamina necessária para o corpo.

  • Possui Propriedades Anti-Inflamatórias 

Como pôde ser visto anteriormente, a vitamina C é um forte combatente à inúmeras enfermidades, não obstante auxiliar em variados aspectos positivos para o corpo, combatendo até mesmo células cancerígenas. Como se não fosse suficiente, o óleo de groselha negra também demonstra ser rico em ácidos graxos gamalinoleicos, que atuam diretamente em áreas afetadas por inchaços, feridas e cortes, além de atuar no alívio de dores.

  • Auxilia no Controle do Nível de Açúcar no Sangue

O uso do óleo de groselha negra é altamente indicado para pessoas que sofrem de diabetes, e isso ocorre pelo fato de que esse óleo apresenta baixo índice glicêmico, significando que o mesmo controla a entrada de açúcar no sangue, estabilizando a quantidade que entra na corrente sanguínea.

Veja também

Ácido Linoleico

Quais os Benefícios do Ácido Linoleico Para a Saúde?

Quando se fala em ácido linoleico, se fala em ômega-6, e provavelmente você já ouviu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *