Home / Animais / Reprodução dos Crustáceos, Filhotes e Tempo de Gestação

Reprodução dos Crustáceos, Filhotes e Tempo de Gestação

Constituindo um conjunto diversificado de animais, os crustáceos são mais conhecidos pelos seus representantes comuns, como camarões, lagostas e caranguejos, mas também incluem muitas formas menos familiares, mas biologicamente importantes.

Espécies marinhas que ocupam nichos ecológicos diversificados em zonas tropicais e temperadas se reproduzem sob condições ambientais definitivas.

Como os Crustáceos se Reproduzem?

Os crustáceos se reproduzem através de ovos fertilizados externamente. Crustáceos fêmeas produzem ovos em seus ovários. Os machos fertilizam os ovos depois de deixarem o corpo da fêmea. O período gestacional varia por espécie. Pequenas larvas de crustáceos se defendem desde o nascimento.

Algumas espécies de crustáceos liberam seus ovos diretamente na água e os deixam. Outros carregam os ovos fertilizados em uma “ninhada”, carregam os ovos com um par de seus membros ou os arrastam junto com uma corda presa a um saco de ovos. Branchiuras parasitas, ou piolhos de peixe, colam seus ovos em pedras e detritos enterrados.

O aspecto mais incomum da reprodução de crustáceos é a capacidade de algumas espécies de mudar de gênero. Segundo a Universidade de Edimburgo, outros crustáceos praticam a partenogênese. As fêmeas dessas espécies produzem e fertilizam seus próprios ovos sem envolvimento masculino.

Os crustáceos não crescem constantemente à medida que amadurecem porque seus exoesqueletos duros impedem isso. Os juvenis passam por uma série de muda, durante os quais eles perdem seus exoesqueletos e desenvolvem novos. Os novos exoesqueletos são inicialmente moles e, durante esse período, os crustáceos crescem.

Crustáceo
Crustáceo

A principal defesa de um crustáceo é seu exoesqueleto ósseo. Consequentemente, os animais são extremamente vulneráveis durante cada fase de crescimento. Os crustáceos normalmente se escondem até que seus novos exoesqueletos se endurecem.

Ontogênese

Vamos tratar, no que diz respeito às diferentes formas de crustáceos, as modificações de forma que a maioria desses animais sofrem durante o seu desenvolvimento; Digamos apenas que essas modificações são muitas vezes tão consideráveis, que muitas formas larvares foram descritas pela primeira vez como espécies distintas e que podemos comparar as metamorfoses de crustáceos com aquelas de insetos.

Geralmente e de acordo para um princípio que não sofre de exceções reais, os diferentes tipos de crustáceos passam, durante o seu desenvolvimento, fases durante as quais sua forma lembra completamente a dos tipos inferiores que eles em organização, de modo que pode comparar os diferentes membros de uma dada série, nos estágios que sucessivamente assumem a forma que é o termo da série.

A reprodução de crustáceos é feita por ovos; em algumas formas, freqüentes em água doce, os machos são muito raros, ou são desconhecidos em certas épocas do ano, de modo que entram na partenogênese em sua reprodução nesses momentos, ou mesmo em seu modo usual de reprodução. Os sexos são separados como regra (exceção aos cirrideides, cymothoids).

O dimorfismo sexual é muitas vezes considerável, ao ponto de, para alguns tipos, homens e mulheres terem sido descritos como formando gêneros diferentes (por exemplo, ancea). É especialmente entre os parasitas que essas diferenças são exageradas (cirrípedes, bopare, etc.).

Os Caranguejos Põem Ovos?

Sim, os caranguejos botam ovos. Existem muitos tipos de caranguejo, mas suas atividades reprodutivas são semelhantes. Límulos femininos situavam-se entre 60.000 e 120.000 ovos. Os límulos se reproduzem na primavera. Eles migram para as planícies de areia durante as marés altas, onde acasalam e põem ovos.

Os límulos machos caminham pelas praias à espera que os caranguejos fêmeas cheguem. Quando um caranguejo fêmea chega à costa, o macho se fixa às costas da fêmea usando pernas especializadas chamadas de pedipalpos. O límulo fêmea, em seguida, cava um ninho na areia e o macho fertiliza os ovos quando ela os joga no ninho.

As fêmeas podem colocar várias garras de ovos a cada temporada. Leva os ovos entre duas e cinco semanas para chocar. Límulos estão em estado larval quando emergem.

O Camarão é Macho ou Fêmea?

Os camarões são unissexuais (podem ser machos e fêmeas). Ou seja, alguns machos podem virar fêmeas por algum tempo, geralmente por cerca de dois anos. E depois que se torna fêmea, esse camarão que era macho pode até acasalar logo depois da primeira muda (troca de casca).

Algo assim geralmente só é visto particularmente em caranguejos, mas agora nota-se que não é exclusividade deles. Em tais circunstâncias, porém, a fêmea não deve acasalar mais do que três vezes por ano e nesses casos respeita-se os períodos do inverno, primavera e verão.

A quantidade de ovos postos pela fêmea aumenta com a idade. Assim, com a idade de três anos, uma fêmea de camarão pode colocar mais de 25.000 ovos. Uma vez fertilizado, os ovos são suspensos pelo abdômen feminino com um muco secretado naturalmente pegajosa em sedas, protegendo futura prole enfrentar seus pares, ou outros predadores. Ela vai levar os ovos protegidos até eles chocarem.

A duração da eclosão varia de acordo com a temperatura da água e, portanto, das estações do ano ; no verão, o processo pode durar quatro semanas, enquanto no inverno pode durar até três meses. Pode-se conhecer o progresso da maturação de um ovo graças à sua cor; na verdade, quanto mais escuro o ovo, mais maduro ele está e mais próximo da eclosão. Uma vez que os ovos eclodem, o camarão não cai no chão; nada na água e só se acomodará depois de alguns meses no fundo da água.

Reprodução de Outros Crustáceos

Quer saber um pouco mais sobre a reprodução de outros espécies de crustáceos? Nosso blog ‘Mundo Ecologia’ já possui vários outros artigos explanando o tópico com abrangência. Por exemplo, veja a seguir alguns títulos que podem lhe interessar:

Esse são apenas alguns dos muitos outros artigos sobre crustáceos em nosso blog, e ainda vem mais por aí! Continue curtindo aqui conosco todas as principais informações que pudermos disponibilizar pra seu proveito cabal.

Mundo Ecologia‘, o blog mais completo sobre temas de nossa fauna e flora, pelo Brasil e no mundo. Seja bem vindo, caro leitor e que tenha conosco as melhores impressões!

Veja também

Qual É o Tamanho e o Peso de um Elefante Bebê Quando Nasce?

Os elefantes fazem parte da lista dos animais mais pesados do mundo. Junto de animais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *