Home / Natureza / Reprodução do Caranguejo

Reprodução do Caranguejo

O caranguejo é um artrópode que se reproduz através da cópula entre macho e fêmea.

Todas as espécies de caranguejos se reproduzem botando milhares de ovos, e durante o processo de acasalamento, o caranguejo macho carrega o caranguejo fêmea em suas costas durante, mais ou menos, duas semanas.

Nesse processo, a fêmea irá armazenar o esperma do caranguejo macho em seu abdômen, mas não irá chocar os ovos, deixando isso para outro momento.

Isto é, apesar de ocorrer a cópula, a fêmea simplesmente armazena o esperma para utilizá-lo em outro momento.

A fêmea só irá se reproduzir após a troca de sua carapaça, ou de seu exoesqueleto, processo esse marcado pela liberação de feromônios, que irão atrair a atenção dos caranguejos machos, que irão lutar pela fêmea.

O caranguejo fêmea irá ficar sendo carregada pelo caranguejo macho até suas nova carapaça estar rígida o suficiente, momento em que ela aceitará o esperma e o armazenará em seu abdômen.

Assim que a fêmea e o macho se separam, a fêmea irá escolher um local próprio para deixar seus ovos, que são soltos em uma espécie de esponja, que será formada em um processo de duas horas, e que irão manter os milhares de ovos unidos (esses ovos variam entre 100 mil e 2 milhões de unidades, dependendo do tamanho do caranguejo), e em seguida ela depositará o esperma por cima desses ovos, levando ao processo de fertilização.

Apesar do número extraordinário de ovos depositados, apenas uma pequena porcentagem dos mesmos irá conseguir sobreviver, onde alguns serão levados por correntezas e outros se tornarão alimentos de outros seres marinhos.

Reprodução Do Caranguejo: O Ciclo De Vida Do Caranguejo

A fêmea irá selecionar um local adequado para depositar seus ovos, analisando o ambiente para assegurar a sobrevivência da prole.

Assim que os ovos são fertilizados pelo esperma que estava armazenado em seu abdômen, os ovos levarão cerca de duas semanas até eclodirem em pequenas larvas.

Quando as larvas do caranguejo eclodem, as mesmas estarão dispersas no oceano para viver de forma independente, e a duração estimada do primeiro estágio da larva é de 40 dias, até ela começar a se desenvolver plenamente.

Durante esse processo de desenvolvimento, a larva passará por troca de exoesqueletos, até o ponto de desenvolver suas patas, migrando, assim, para as costas, onde irão ter contato com a terra.

Para que um caranguejo atinja esse processo de sair da água, o tempo estimado é de 2 meses, onde os mesmos são chamados de caranguejos imaturos, e onde se desenvolverão tanto na terra quanto no solo para atingirem sua fase adulta.

Após esse processo de desenvolvimento, o caranguejo irá trocar de carapaça mais umas 15-18 vezes, até atingir sua maturidade.

Quantas Vezes Ocorre A Reprodução Do Caranguejo Durante A Sua Vida? Qual A Estimativa De Vida do Caranguejo?

Os caranguejos são crustáceos, e todas as espécies de crustáceos não formam famílias, como outros tipos de animais, eles simplesmente perpetuam a espécie através da reprodução.

O caranguejo macho sempre irá produzir esperma e copular com qualquer caranguejo fêmea que estiver em processo de liberação de feromônios, processo esse que pode se repetir durante vários períodos da sua vida.

Isto é, não há um limite para a reprodução dos caranguejos, e muitas reproduções podem ocorrer durante a vida dos mesmos.

Estima-se que um caranguejo viva até mais de 30 anos, e se for em cativeiro, com os cuidados necessários, esse tempo pode ser ainda superior. Dessa forma, pode-se concluir que durante a vida inteira os caranguejos estarão em processo de reprodução.

Não existe um número exato de vezes em que um caranguejo pode se reproduzir, mas estima-se que a reprodução do caranguejo aconteça de 2 até 3 vezes no ano, podendo, dessa forma, estabelecer um critério mais exato.

Controle Da Reprodução Do Caranguejo

O IBAMA proíbe a caça do caranguejo nos períodos fora da época de reprodução em determinados locais do Brasil, por exemplo, com o intuito de que as fêmeas e nem os filhotes venham a ser retirados da natureza, pois dessa forma o homem estará interferindo diretamente para a extinção da espécie.

É necessário consultar no IBAMA a época permitida para caça de caranguejos e outros tipos de animais marinhos.

O controle da reprodução do caranguejo também precisa ser feito em aquários, por exemplo. Se houver caranguejo macho e caranguejo fêmea, é possível que o aquário seja tomado por milhões de caranguejos que irão se reproduzir.

O indicado é separar os caranguejos de sexos diferentes para evitar a alta reprodução e descontrole de natalidade em ambientes fechados.

Não somente os aquários sofrem com esse descuido, mas ecossistemas artificiais também, assim como espécies em cativeiros.

Curiosidades Sobre A Reprodução Do Caranguejo

– O caranguejo macho carrega a fêmea nas costas durante 2 semanas enquanto ela troca de carapaça, para então ocorrer a copulação.

– Um caranguejo fêmea pode botar de 100 mil até 2 milhões de ovos por vezes, e o número irá depender do tamanho do caranguejo.

– O que faz um caranguejo macho se distinguir de um caranguejo fêmea, é o formato dos seus abdomens, pois o macho possui um abdômen quase que excluso, enquanto a fêmea possui um abdômen avantajado. O abdômen da fêmea possuirá uma forma de concha, enquanto o do macho possuirá uma forma triangular e pequena.

– A fêmea não engravida do macho após a copulação, ela só armazena o esperma do macho para fertilizar os ovos quando encontrar um lugar seguro para soltá-los, podendo durar de semanas a meses.

Caranguejo na Praia
Caranguejo na Praia

– Os caranguejos machos irão disputar a fêmea, em rituais que envolvem danças e brigas.

– O ovo do caranguejo irá chocar dentro de semanas, levando alguns meses para atingirem os primeiros estágios e mais alguns meses para se tornarem maduros, totalizando cerca de um ano para serem considerados adultos.

– Apesar de milhões de ovos serem depositados, uma porcentagem que gira em torno de 5 a 10% desses ovos irão sobreviver, devido a fatores externos como o ambiente e predadores, além do fato da maioria deles pairarem no oceano como plânctons, que é um dos principais alimentos da cadeia alimentar marinha.

– O abdômen do caranguejo fêmea é semelhante a uma calda, onde a mesma consegue abrir e fechar, por isso a mesma deposita o esperma em tal área.

Veja também

Reprodução do Macaco: Filhotes e Período de Gestação

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a reprodução dos macacos, entender como funciona a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *