Home / Animais / O Que o Chihuahua Gosta de Comer? Como é Sua Alimentação Ideal?

O Que o Chihuahua Gosta de Comer? Como é Sua Alimentação Ideal?

Nosso amigo peludo precisa de tanto cuidado quanto em nossa dieta. Como tudo, de fato, o Chihuahua é ganancioso pelos chamados “junk food”, como frituras, chocolate, queijos muito gordos, alimentos açucarados, como sobremesas e qualquer coisa que também possa prejudicar seriamente a saúde; como tal, esses alimentos devem ser cuidadosamente evitados e não devem ser mantidos ao seu alcance.

A Dieta Ideal para o Chihuahua

O chihuahua, como acontece com todos os outros cães, requer cuidados específicos e atenção especial à alimentação, para que não desenvolva doenças e não leve muito peso.Os filhotes de Chihuahua precisarão ser desmamados especificamente, tentando usar alimentos semiúmidos para ajudá-los a mudar do leite materno para alimentos sólidos para adultos.

Esta raça de cão é considerada um filhote  até sete meses, então será possível alimentá-lo como um cão adulto. A administração dos alimentos deve ocorrer, principalmente durante a fase de crescimento, cerca de três vezes ao dia, verificando as porções, enquanto a água deve obviamente sempre estar sempre disponível.

A partir do sétimo mês, será possível alimentar seu chihuahua com croquetes e alimentos para cães adultos pequenos, não excedendo duas  ou  três doses por dia. Será necessário escolher alimentos, principalmente no que se refere à parte seca, compatível com a delicada dentição deste cãozinho, e é sempre recomendável não alterar abruptamente o tipo de alimento, para não danificar seu sistema digestivo.

Se você deseja cozinhar ou preparar comida para o seu cachorrinho em casa, pode fazê-lo facilmente. Você precisará usar alimentos seguros, como carne branca e vermelha, que pode ser cozida ou grelhada (mas sem sal), peixe cozido (principalmente peixe azul), legumes cozidos e até arroz, que sempre deve ser cozido sem adicionar sal.

A administração de laticínios, alimentos açucarados, carne crua e até toda a carne que pode conter muitos ossos deve ser evitada. De fato, todo corte de carne deve ser desossado antes de ser cozido e dado ao seu amiguinho para comer .

Croquetes para Chihuahuas

O alimento mais recomendado pelos veterinários é geralmente croquetes. A maneira mais simples e segura de alimentar o cão, independentemente da raça, tamanho e idade, é sempre este alimento industrial seco. Esse alimento atende às necessidades nutricionais totais do cão, seja adulto ou filhote, resolvendo todos os problemas das dietas desequilibradas, muitas vezes preparadas e embaladas pelos mesmos donos em casa ao mesmo tempo.

No croquete, os fabricantes já pensaram em incluir todos os nutrientes, vitaminas, sais minerais e fibras necessários ao cão e, nos últimos anos, as mesmas indústrias formularam rações cada vez mais específicas para cada necessidade e tipo de cão, de acordo com a raça do cão, tamanho, idade e necessidades específicas de saúde (por exemplo, os alimentos curativos prescritos pelos cirurgiões veterinários), incluindo as fórmulas específicas para apoiar a atividade física realizada pelo cão. Os croquetes também desempenham outra função muito importante: a limpeza dentária devido à mastigação da mesma.

Temos certeza de que um cão alimentado com croquetes nunca terá grandes problemas com a formação de placas e tártaros, enquanto um cão alimentado com alimentos esses problemas em breve, com sérias consequências à saúde devido à perda precoce dos dentes. Os croquetes são um toque saudável para a higiene dental, porque dificilmente causam problemas de sedimentação de tártaro e placa bacteriana. O Chihuahua não tem um requisito muito alto de proteína, pois é um cão que normalmente não é muito ativo e, portanto, não funciona o dia todo fazendo intensa atividade física.

Croquetes para Chihuahuas

O fato da consistência diferente dos excrementos não é desprezível: um cão alimentado com croquetes terá dejetos mais compactos e sujará pouco e com menos cheiros desagradáveis, enquanto um cão alimentado com alimentos úmidos em geral, certamente terá dejetos muito úmidos, encharcados e fedorentos , muito menos administrável, especialmente para os cães que moram no apartamento (e também para seus donos!).

Portanto, considerando o que foi dito, mesmo os chihuahuas de nossa criação são alimentados com ração seca na forma de croquetes específicos para o tamanho e a idade do cão em questão e com precisão.

A nutrição certa para o nosso chihuahua, portanto, começa com a escolha certa de uma marca de ração para chihuahua adequada às suas necessidades, gostos e, convenhamos, até o nosso portfólio. Os croquetes são alimentos projetados especificamente para a comida de nossos amigos de quatro patas, contendo todos os nutrientes de que precisam, incluindo vitaminas e sais minerais.

Também devemos prestar atenção à porcentagem de gordura contida no alimento, novamente pelo motivo mencionado acima, se você não quiser ter problemas de obesidade que prejudicariam seriamente a saúde do cão. Cuidado com as marcas de baixo custo de alimentos secos, porque você corre o risco de comprar um alimento de qualidade muito baixa que traria mais problemas do que qualquer outra coisa.

Filhote de Chihuahua

Começamos o desmame do leite materno com o produto específico para esta fase delicada: mini starter (mãe e filhotes) em forma de croquete. Nesta fase delicada do desmame, é possível ajudar o filhote a passar do leite para alimentar com uma fórmula úmida, como a o mousse de cachorro para iniciantes.

Nos cinquenta dias, os filhotes se familiarizarão com a tigela dos croquetes, depois passarão gradualmente ao croquete mini júnior sempre e permanecerá até o sexto-sétimo mês de vida do filhote, período em que começará a transição. Para alimentar o chihuahua durante a fase de desmame, recomendamos administrar alimentos não menos que três  vezes ao dia, nas quantidades recomendadas pelo fabricante. Água sempre disponível.

Chihuahua Adulto

Aos seis ou sete meses da vida do filhote, gradualmente começamos a inserir o croquete mini adult, especialmente projetado para dentição, tamanho pequeno e necessidades metabólicas de um cão adulto (menos proteína e menos comida calórica). Nesta fase da vida do cão, e no nosso caso ao longo da vida, é aconselhável fazer duas refeições diárias sempre seguindo as doses do fabricante.

Durante a vida do nosso chihuahua, se ocorrerem circunstâncias especiais (por exemplo, esterilizações, gestações, intervenções cirúrgicas, várias doenças como obesidade ou alergias, etc.), é  possível usar alimentos curativos específicos – dietas veterinárias (prescritas pelo seu médico veterinário).

Tente evitar, se possível, as mudanças bruscas de qualidade e a “marca” do alimento que você pretende alimentar: essa mudança repentina causa um forte estresse de adaptação do intestino do cão, tanto que causa alterações como diarreia, relações sexuais alternadas, agitação, nos casos  de cólica abdominal extrema  do tipo gasoso.

Veja também

Canguru-Cinza-Ocidental

Cangurus São Violentos? Eles São Perigosos Para Humanos?

Para quem não conhece a vida fora do próprio país, conhecer lugares do outro lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *