Home / Animais / O Que Fazer Para o Cachorro Não Pular o Muro?

O Que Fazer Para o Cachorro Não Pular o Muro?

Cachorros são animais ativos e energéticos que sempre estão procurando uma atividade para saciar suas vontades e na maioria das vezes essas atividades consistem em fugir pela porta, correr pelo quintal e ir para a rua, mesmo tendo um mundo de atividades para realizar dentro de casa ou do quintal.

Muitas casas possuem muros no Brasil, mas isso, muitas vezes, não é o suficiente para impedir o cachorro de pular por cima do mesmo.

Afinal, o que leva o seu cachorro a pular o muro? Muitas vezes o cachorro possui um quintal pelo qual percorrer, mas ainda assim ele deseja ir para a rua e para isso precisa pular o muro. O que fazer numa situação dessas?

Aqui no site Mundo Ecologia nós possuímos muitas dicas sobre como educar corretamente os cachorros, através de muitas pesquisas, não obstante o conhecimento empírico de nossos redatores. Confira alguns desses links abaixo:

Seu cachorro pula o muro por motivos específicos e não por simples vontade. Algo lá fora chama a sua atenção e é necessário saber o quê, pois assim a tarefa de educa-lo será muito mais fácil para ambos (cão e tutor).

O Que Leva Seu Cachorro a Querer Pular o Muro?

Cachorros, apesar de se entreterem com apenas um assovio e um movimento de mão, também tendem a ficar entediados facilmente, e basta alguns momentos de tédio para que algo lá na rua os atraia, e um muro não os impedirá.

Quando se fala no fato do cachorro pular o muro, devemos levar em consideração a altura do muro e também aquilo que está próximo do muro. Muros com elementos vazados e ornamentos servirão como apoio para o animal pular por cima do mesmo.

Tijolos, andaimes, areia, pó de pedra e outros materiais de construção também podem facilitar a escapatória do cão, assim como sua própria casinha se ela servir de apoio próximo ao muro.

Quando o cachorro se sente solitário ele pode ver lá fora outros cães, coisa que ele nunca vê do lado de dentro, e a vontade de se aproximar de outros cães pode ser insaciável a ponto de fazê-lo querer pular o muro.

O que fazer nessas horas? Simples: leve seu cachorro para passear, para interagir com outros cães e outras pessoas, mas só faça isso depois de ter vacinado seu cachorro com todas as vacinas obrigatórias.

Canse Seu Cachorro e Brinque Diariamente Com Ele

Um cachorro que recebe atenção dentro de casa não vai achar necessário ir para a rua e nem pular o muro para se sentir vivo.

A partir do momento em que se pensa em ter um cão, seja comprado, adotado, recebido ou resgatado, há a necessidade de entender que o cachorro é como um filho, que precisa de atenção diária, caso contrário, deixe que uma pessoa mais disposta se encarregue dessa função.

Um cachorro não merece viver sem amor e sem atenção, apenas convivendo próximo aos humanos ou para proteger a casa. Um cão necessita de atenção, de carinhos, que chamem seu nome inúmeras vezes durante o dia.

Cachorro Pular o Muro
Cachorro Pular o Muro

Se você não tem espaço suficiente em sua casa ou apartamento para seu cachorro correr ou brincar, leve ele para passear todos os dias, pelo menos por 10 minutos, no mínimo.

Cachorros necessitam de exercícios, para esticar seus músculos, para desgastarem suas unhas, para sentirem cheiros, para escutarem sons e ter uma noção melhor de espaço e de liberdade.

Um cão feliz dentro de casa não vai pensar em pular o muro, mas nunca se esqueça de que levar seu cachorro para passear é muito importante.

Solução: Faça Seu Cachorro Reconhecer o Ambiente Externo

Cachorros são movidos pela curiosidade.

Às vezes o cachorro pula o muro porque vive o tempo todo dentro de casa e do quintal enquanto inúmeros outros vagueiam pelas ruas, indo para todos os lados.

Essa euforia vai passar a partir do momento em que seu cachorro souber o que há do outro lado.

Quando o cachorro conhece todos os cheiros que existem do portão para fora, sua ânsia de pular o muro será menor e até mesmo intermitente e não mais obrigatória.

Passeando Com o Cachorro
Passeando Com o Cachorro

Porém, não solte seu cachorro para ele perambular da maneira que ele quiser pela vizinhança. Esteja próximo do seu cachorro com uma coleira, porque acidentes são muito fáceis de acontecer, principalmente com cachorros que vivem dentro de casa.

Nunca solte seu cachorro na rua, nem por efêmeros momentos. Sempre o tenha na coleira para a sua própria proteção. Solte seu cão apenas em locais apropriados, longe de movimentação de automóveis, de outros cachorros e de transeuntes que não estejam praticando a mesma atividade que você e seu cachorro, por isso parques são os locais apropriados.

Soluções Práticas: Impeça Seu Cão de Pular o Muro

Primeiramente, faça uma varredura do muro e veja como seu cão pula o muro e quais métodos ele usa para realizar tal ato.

Por mais que essa ação seja mais comum nos felinos, muitos cães tem a capacidade de pular alturas inimagináveis sem se machucar, além de se estreitarem em pequenas passagens.

Se perto do seu muro não existe nada que impulsione ou que apoie seu cachorro de pular o muro, significa que a altura não está boa o suficiente, e como construir um muro maior é muito dispendioso e demorado, basta elevar com grades ou telas.

Se na sua casa não é muro e sim cerca de grade ou de madeira, então é necessário verificar aberturas e frestas. É indicado usar telas ou grades ao redor e acima, impedindo que seu cachorro consiga pular por cima do mesmo.

Se o muro é de pilastra, use grades ou telas entre as mesmas, pois até cachorros de grande porte conseguem se esgueirar por entre algumas pilastras.

É importante ter consciência de que um cachorro não foi feito para viver preso em uma coleira, pois essa é uma das soluções que as pessoas acham para fazer com que seu cachorro não pule o muro e vá para a rua.

Cachorro preso em coleira é maltrato e maltrato aos animais é crime. Denuncie.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *