Home / Animais / Até Que Idade os Cachorros Roem? Quando Eles Param?

Até Que Idade os Cachorros Roem? Quando Eles Param?

Os cachorros gostam de morder tudo o que veem pela frente, em geral como uma forma de brincadeira. O movimento acontece até mesmo quando já adultos, embora seja mais comum quando os cães são filhotes. Porém, você já parou para pensar por que o cachorro se mostra mais propenso a morder e roer quando jovem?

A verdade é que, nessa fase da vida, o animal ainda não possui todo o corpo plenamente formado. Assim, os dentes estão em fase de formação nos primeiros meses de vida, fazendo com que os cães se tornem roedores, seja para testar a nova arma que possuem ou para diminuir a dor – os dentes, quando crescendo, podem pressionar a gengiva canina e gerar muita dor.

Portanto, saiba que, antes de tudo, o seu cachorro é um animal e deve ter comportamento livre, seguindo seus instintos. Uma dica para possibilitar isso sem perder os móveis da casa é comprar brinquedos para o cachorro. Porém, quando saber o momento exato em que o animal parará de roer tudo o que vê pela frente? Esse momento existe? Se você possui interesse no tema, veja todas as informações abaixo.

Até Quando o Cachorro Roerá Tudo?

Cães gostam de morder e roer em praticamente qualquer idade, exceto quando já idosos e sem força para fazê-lo; nessa fase mais avançada da vida, até mesmo os dentes perdem força. Por isso é tão importante que você compre brinquedos para o seu cachorro, de forma a dar liberdade ao animal sem perder os móveis ou objetos pessoais.

Contudo, a partir de uma certa idade os cães passam a necessitar menos das mordidas, certo? A verdade é que sim, e isso costuma acontecer quando os dentes já estão completamente firmes e solidificados. No caso, é importante estar atento ao tempo de crescimento dos dentes para as mais diferentes raças de cachorros, pois esse período pode variar de acordo com o tipo de animal.

Cachorro Roendo

Em linhas gerais, nos primeiros 4 ou 8 meses de vida o seu cachorro deverá roer como uma maneira de responder à dor do crescimento dentário. Passada essa fase, o cachorro até pode seguir roendo tudo o que vê pela frente, mas, em geral, isso se dá por mau comportamento e não mais para diminuir a dor. Em todo caso, há alguns truques que podem ser feitos para controlar melhor os seus cães e a forma como se comportam em relação às mordidas. Quer saber mais?

Faça o Cão Parar de Roer

O cachorro, mesmo quando jovem e nos primeiros meses de vida, pode morder brinquedos em vez de acabar com a sua casa. Portanto, o primeiro passo para fazer com que o cão não seja um roedor é comprar alguns brinquedos; tenha pelo menos dois ou três, pois assim o seu cachorro poderá escolher o favorito.

Depois disso, há alguns movimentos que podem se realizados para diminuir a hiperatividade do cão em relação às mordidas. Uma delas é manter o foco do cachorro em outras coisas. Brinque bastante com o animal, leve-o para passear e crie momentos divertidos.

A atenção dada pelo dono provavelmente fará com que o cachorro passe a roer menos. Ademais, é importante deixar claro para o animal que roer é errado, o que pode ser feito a partir de alguns gestos simples de reprovação – agredir o cão nunca deve ser uma opção.

Por último, você pode fazer uma solução leve de pimenta e aplicar sobre os locais que o animal mais gosta de morder, pois isso criará sensação negativa para o cachorro e, no longo prazo, fará com que o animal deixe de roer naquele lugar.

Motivos Que Levam o Cachorro a Roer

Há motivos que levam o cachorro a roer. Assim, entre eles está o crescimento dos dentes, mas isso só acontece quando o animal é jovem. Se o seu cão tiver mais de um ano, saiba que não se trata disso.

Adiante, é possível que o tédio crie muitos problemas emocionais para o cachorro, o que leva o animal a roer móveis e morder objetos com duas intenções: chamar a atenção do dono e ocupar o momento tedioso. Além disso, a frustração e a ansiedade são dois dos problemas mais comuns na vida do cão, sendo também responsáveis por fazer com que o animal passe a roer. Por fim, o incentivo errado pode levar o cachorro a morder tudo o que vê pela frente.

Em outras palavras, caso você não reprove a atitude do animal, é provável que ele siga mordendo. Há maneiras claras e óbvias de acabar com cada um desses problemas, mas a dica geral é dar atenção e carinho ao animal. Sempre que possível, brinque com o seu companheiro, leve-o para passear e crie momentos divertidos para o cão. Se sentir amado costuma ser muito bom para acabar com os problemas de um cachorro.

As Raças Que Mais Roem

Todas as raças podem roer e morder, mas há aquelas que o fazem com mais intensidade. O labrador, por exemplo, é conhecido como um cão que gosta de roer. Porém, isso não deve ser um problema, desde que o dono saiba controlar o animal e transmitir a mensagem de que morder é errado. Todavia, essa não é a única raça que gosta de mordidas.

Na realidade, o grande e bonito golden retriever também está entre as raças mais conhecidas por roer tudo o que vê pela frente. O animal costuma ser conhecido por suas demonstrações de amor em relação às pessoas, mas saiba que o retriever também pode ser bastante malcriado. O pit bull é outro animal que morde objetos com muita naturalidade, sobretudo no começo da sua vida.

Golden Retriever

Esse animal, por ter dentes muito fortes e formados para o ataque, é um dos mais ferozes quando se trata de morder móveis. Porém, o comportamento da raça pode ser muito bem controlado a partir de algumas medidas simples. Assim como acontece com outras raças, o pit bull pode ser muito bem treinado em questões de comportamento, chegando a se comportar com bastante simpatia e educação.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *