Home / Animais / O Que Nasce do Cruzamento do Cavalo Com a Jumenta?

O Que Nasce do Cruzamento do Cavalo Com a Jumenta?

O homem tem como uma característica bastante marcante se enxergar como superior aos outros animais, sendo capaz de cometer verdadeiras atrocidades com todo tipo de animal.

Cruzamentos Controlados

Por vezes essa atrocidade sequer se relaciona com a morte daquele animal, mas acaba por ter prejuízos muito relevantes. É isso que costuma acontecer quando se fala em cruzamentos animais comandados pelas pessoas, que muitas vezes fazem com que os animais cruzem apenas para gerar filhotes de uma forma ou de outra mais específica, sem imaginar o quanto isso pode ser negativo e prejudicial para esse filhote gerado.

Isso porque, muitas vezes, os descendentes desses animais possuem muitos problemas e acabam por até mesmo falecer em pouco tempo após esses cruzamentos elaborados pelo homem. Quando a morte não é imediata, muitas vezes o animal gerado leva problemas físicos por toda a vida e convive com dores para sempre.

Isso acontece muito no universo dos cachorros, onde muitas raças são geradas de forma controlada pelo homem e, depois de problemas, acabam por sofrer muito ao longo de toda a vida. Seria possível citar inúmeros casos de raças que sofrem com problemas de saúde em razão da decisão das pessoas de forçar os cruzamentos anormais, mas isso sequer é necessário.

Cruzamentos Com Cavalos

Cruzamentos Com Cavalos
Cruzamentos Com Cavalos

Além dos cães, outros animais que sofrem com tal problema são cavalos, asnos, burros, éguas, jumentos, bardotos e demais animais do tipo.

De qualquer forma, no mundo desses animais o problema ainda acaba por ser inferior ao problema que vivem os cães, até mesmo pela relativa aproximação genética que todos esses animais citados possuem. De qualquer maneira, algumas das raças novas geradas não podem procriar e, ademais, muitas delas são incapazes de viver por mais de 8 ou 10 anos, servindo apenas para o trabalho pesado até a morte.

Uma dessas possiblidades é realizar o cruzamento entre um cavalo e uma jumenta, que acaba por gerar o bardoto, um animal esquisito que possui traços de ambos os pais.

Veja abaixo mais informações a esse respeito, sendo capaz de entender melhor como funciona os cruzamentos e como se dá a vida de muitos desses animais gerados.

O Que Nasce do Cruzamento do Cavalo Com a Jumenta?

Cavalo Com a Jumenta
Cavalo Com a Jumenta

O cruzamento de um cavalo com uma jumenta gera o que se conhece como bardoto, um animal que possui claramente as características do pai e da mãe, tendo problemas de saúde com certa frequência. O bardoto é o inverso da mula, já que os pais são trocados em sua origem para gerar os dois animais.

O bardoto é muito usado para o trabalho no campo, sedo capaz de carregar grandes quantidades de coisas por dia, além de servir para o transporte em locais mais afastados e, em alguns casos, ainda servir para o trabalho na terra. Isso acontece pelo fato de o bardoto ser mais resistente que os cavalos para o trabalho manual, servindo de forma mais interessante ao proposto das pessoas que geraram o bardoto.

Dessa forma, o animal consegue trabalhar por mais tempo e de forma mais pesada que o cavalo ou até mesmo que a mula, embora seja mais comum ver uma mula realizando os trabalhos manuais e de força nas pequenas propriedades do campo.

O bardoto, ademais, ainda é estéril e, portanto, não consegue gerar novos descentes. Isso acontece pelo fato de bardoto não possuir todos os cromossomos que deveria, havendo um déficit que torna o animal incapaz de procriar e de passar o seu código genético adiante. Porém, em alguns casos mais isolados já houve histórias e relatos de bardoto que conseguiram gerar filhotes, apesar de isso ser bastante raro.

Características do Bardoto

Bardoto na Grama
Bardoto na Grama

O bardoto possui características muito claras, embora seja um animal que guarda o código genético de diferentes espécies. Assim, o bardoto é tido como um animal bastante calmo, sendo muito mais calmo e fácil de lidar que os cavalos, por exemplo.

Isso porque o bardoto não se estressa tão facilmente quanto os cavalos, sendo capaz de suportar melhor a carga emocional. Ademais, o bardoto também apresenta a orelha mais curta e a cabeça também mais reduzida, fazendo com que o animal tenha detalhes muito próprios que transformam o seu visual em algo diferente do que estamos acostumados a ver. Além de tudo isso, o bardoto também tem as narinas alongadas e mais fechadas, além de um olho mais saliente e projetado para fora.

Em comparação ao cavalo, como explicado, o bardoto consegue receber melhor as cargas emocionais e também as cargas de trabalho manual, sendo mais fortes e mais resistentes para o serviço no campo, além de serem relativamente baratos de produzir. Ademais, sua capacidade de recuperação é muito maior e, dessa forma, o bardoto é capaz de descansar menos e trabalhar mais, gerando resultados melhores para os donos.

Motivo de o Bardoto Ser Raro

O bardoto é um animal bastante útil para o homem do campo, sendo mais forte e mais resistente que o cavalo, além de ser muito mais eficaz para o trabalho manual. Dessa maneira, diante de tudo isso, é importante pensar como o bardoto, mesmo com tal cenário, ainda é tido como raro. Isso se deve a alguns fatores e não pode ser respondido de maneira 100% direcionada, mas um dos motivos é o fato de o bardoto incapaz de gerar filhotes. Dessa forma, o bardoto não consegue passar os seus genes adiante de maneira natural, precisando sempre que um cavalo e uma jumenta cruzem para gerar o filhote.

Além disso, o parto e gravidez da jumenta são tidos como complicados para gerar o bardoto. Como o cruzamento se dá com um cavalo, ou seja, um animal grande, costuma ser complicado fazer o parto e retirar o bardoto, que muitas vezes morre.

Já quando o caminho é inverso e uma égua cruza com um jumento, tudo se torna mais fácil: com mais espaço para o filhote, a égua é capaz de parir de maneira mais fácil e menos perigosa. Logo, por isso há mais mulas e menos bardoto em todo o interior do Brasil, algo notório em qualquer lugar.

Veja também

Pato-de-Crista: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

A criação de patos é muito comum no Brasil, já que não exige grande trabalho …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *