Home / Animais / Formiga Carpinteira: Características, Nome Cientifico, Fotos e Tamanho

Formiga Carpinteira: Características, Nome Cientifico, Fotos e Tamanho

As formigas podem ser muito ameaçadoras para as pessoas, mas não de forma direta. Isso porque, por mais que as formigas possam ter ataques tidos como agressivos em algumas espécies, o certo é que elas não chegam sequer a assustar o ser humano dessa forma.

Porém, o grande perigo das formigas é outro. Isso porque esse pequeno e numeroso inseto tem a capacidade de atacar plantações em massa e acabar com áreas realmente grandes de cultivo, fazendo com que muitas pessoas percam a única fonte de renda que possuem, além de estragar diversos alimentos e ainda tornar o valor dos produtos mais caro para o consumidor final.

Portanto, as formigas são muito temidas quando se trata de pragas e ataques a plantações, sendo necessário tomar atitudes para que esse inseto não cause danos e prejuízos completamente irreversíveis para quem está cultivando e também para quem deseja comprar.

Formiga Carpinteira Como Praga

Assim, existem algumas espécies de formigas que são mais propícias a realizar ataques a plantações, sendo essas mais acompanhadas pelos agricultores. Diversas espécies se enquadram nesse cenário no Brasil, fazendo com que a lista de formigas que podem gerar pragas para o cultivo de alguma cultura seja realmente grande.

Contudo, é possível citar as mais perigosas, para que o produtor rural saiba quando está sendo atacado e por quem está sofrendo esses ataques. Dessa forma, a formiga carpinteira está entre aquelas que mais podem gerar prejuízos para as plantações, sendo que as pragas dessa espécie de formiga são muito comuns em muitos locais do Brasil, sendo elas capazes de acabar com plantações enormes em um espaço de tempo muito pequeno.

Formiga Carpinteira

Dessa maneira, esse tipo de formiga costuma ser facilmente reconhecido pelos moradores do campo, embora alguns possam não saber ainda como é a formiga carpinteira. Ademais, existem muito práticas formas de acabar com essa formiga.

Como Acabar Com a Formiga Carpinteira

Para acabar com a formiga carpinteira na sua plantação, o meio mais rápido é encontrar o ninho do inseto.

Contudo, como essas formigas são capazes de se locomover por distâncias relativamente grandes, pode ser difícil encontrar o formigueiro à primeira vista, mas isso não impede nada. Isso porque a formiga carpinteira pode ser contida de outras formas, embora essas sejam menos velozes.

Antes de tudo, porém, é importante ter em mente que a formiga carpinteira se movimenta à noite e sempre de forma rápida, algo que dificulta um pouco a ação direta contra ela. Logo, uma boa maneira de exterminar a formiga carpinteira é montar armadilhas com iscas. Nesse sentido, as iscas de gel são muito eficazes contra as formigas.

Porém, não é recomendado usar spray sobre esses insetos, já que isso dispersaria a formiga carpinteira e faria com que novos ninhos fossem abertos por elas. Logo, com mais ninhos para exterminar, o agricultor certamente teria mais problemas.

Após a série de armadilhas usadas constantemente, a formiga carpinteira deve levar cerca de 5 a 10 semanas para desaparecer por completo, sendo esse trabalho bastante árduo.

Veja abaixo mais informações e características sobre a formiga carpinteira, esse tipo de formiga que tanto assusta quem vive da plantação e tem dificuldade para acabar com o inseto.

Nome Científico e Características da Formiga Carpinteira

A formiga carpinteira atende pelo nome científico de Camponotus spp.

A formiga carpinteira é considerada grande para os padrões das formigas nacionais, sendo que a sua rainha pode chegar a medir 20 milímetros. Já as operárias costumam medir cerca de 3 a 17 milímetros. A cor dessa formiga varia entre o preto e um amarelo claro, sendo que o seu ninho se adapta bem a diferentes ambientes.

Camponotus Spp

Dessa forma, por ter um ninho de adaptação simples e rápida, a formiga carpinteira consegue fazer com que o seu processo de adaptação seja muito veloz a qualquer ambiente, o que a torna muito forte e resistente na luta pelo espaço natural. Ademais, a formiga carpinteira ainda constrói ninhos em madeira e na parede de casas, o que pode tornar a vida de famílias inteiras um verdadeiro problema.

Embora a formiga carpinteira tenha hábitos mais relacionados à noite, há também alguns pequenos grupos diurnos, embora aquelas que vivem à noite sejam mais perigosas para as plantações em geral.

Alimentação da Formiga Carpinteira

Ao contrário do que muitos pensam, a alimentação da formiga carpinteira não é realizada com madeira. Assim, o inseto gosta mesmo é de comer a seiva doce das plantas e alguns outros insetos menores, sendo um predador bastante forte. Por ter um esôfago fino, a formiga carpinteira não é sequer capaz de comer alimentos sólidos e grandes, já que isso simplesmente é impossível para a espécie.

Dessa forma, a seiva das plantas surge como uma fonte de alimentos de fácil acesso e de fácil digestão, o que faz com que a formiga carpinteira busque as plantações com frequência.

Quando em cativeiro, porém, a formiga carpinteira consegue se alimentar de forma mais abrangente, comendo frutas, mel, doces, açúcar e outros insetos.

A grande verdade é que, apesar da limitação corporal imposta a ela, a formiga carpinteira consegue se alimentar de maneira bastante diversificada, desde que o alimento em questão não seja grande ou muito sólido.

Habitat e Colônia da Formiga Carpinteira

A formiga carpinteira possui hábitos muito bem conhecidos por quem se aventura a estudar esse tipo de formiga, algo até comum devido aos ataques frequentes que a espécie realiza contra plantações. Assim, a formiga carpinteira se divide em colônias. Dessa forma, essa colônia pode ter apenas uma rainha ou pode ter várias rainhas, embora o mais comum seja ver as formigas da espécie carpinteira com apenas uma rainha. De qualquer maneira, o certo é que os ninhos costumam chegar a milhares de insetos, algo que torna a formiga carpinteira muito forte contra ataques de inimigos.

Formiga Carpinteira em seu Habitat

Já em relação ao habitat natural, a formiga carpinteira prefere ambientes de madeira ou que tenham madeira por perto, pois madeira serve como uma importante defesa para o ninho. Contudo, nada impede que a formiga carpinteira se estabeleça em local aberto e limpo. Ademais, ambientes quentes e úmidos servem melhor ao objetivo dessas formigas.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *