Home / Animais / Salamandra Verde: Características, Nome Científico e Fotos

Salamandra Verde: Características, Nome Científico e Fotos

O animal salamandra é pertencente à família caudada de anfíbios da qual também fazem parte os animais chamados de tritões. Juntos, salamandras e tritões somam 500 espécies. As salamandras em especial, vivem em ambientes terrestres, aquáticos e semiaquáticos que existem em regiões temperadas.

A salamandra verde, no caso, é um conjunto desses anfíbios – representados por animais com o corpo, é claro, na cor verde, apesar de algumas serem multicoloridas.

Que tal saber mais sobre essa espécie? Fique por aqui e conhecer as características, nome cientifico, fotos e muito mais sobre as salamandras verdes!

Características Gerais da Salamandra Verde

A salamandra verde é um animal anfíbio que costuma ter hábitos noturnos, tem postura oportunista e em seu cardápio alimentar, diversos animais. Não são todas as espécies de salamandras que apresentam respiração pulmonar.

Em seu período de acasalamento, a salamandra fêmea bota geralmente 30 ovos.

A mamãe salamandra fica junto aos ovos por cerca de 3 meses e somente depois os coloca em locais próximos dali, como rendas em rochas ou rachaduras por exemplo.

Esta espécie de salamandra é carnívora, sempre se alimentando de animais pequenos, em sua maioria, invertebrados. Entre eles estão besouros, formiga e cupins. Para localizarem suas presas, as salamandras verdes utilizam seu aguçado olfato e visão.

O corpo das salamandras verdes tem, prioritariamente, a coloração esverdeada. Mas, podem apresentar outras tonalidades, juntamente com a cor verde. Entre as cores secundárias: preto, marrom, branco, amarelo, etc.

Salamandra Verde Características

As salamandras verdes têm tamanhos de pequeno a médio. Em geral, encontramos essa espécie de anfíbio variando de 15 cm a 30 cm.

Sua locomoção é parecida com a dos tetrápodes. Ou seja, a salamandra verde se locomove com ondulações laterais do corpo, em sintonia com as patas.

Uma característica interessante sobre o grupo da salamandra verde é um mecanismo de defesa. Tal característica também é encontrada em outras salamandras, além das verdes.

Esses animais costumam ser confundidos com lenhas e quando estão prestes a ser queimados, conseguem fugir – mesmo em meio das chamas. Esse é um mecanismo de defesa, acionado em situações d perigo.

Um líquido é expelido pela pele da salamandra verde, que protege o corpo do animal até que ele consiga fugir, sem se queimar.

Nome Científico da Salamandra Verde

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Amphibia
  • Ordem: Caudata
  • Família: Salamandridae
  • Gênero: Salamandra
  • Espécie: Salamanddra verde ou green salamander

O nome científico da Salamandra verde, assim como toda a sua classificação foi elaborada por André Marie Constant Duméril, médico e cientista francês, no ano de 1806. Também professor de  professor de Herpetologia e Ictiologia.

Curiosidades Sobre as Salamandras

1 – A salamandra verde, como também as demais espécies, se movimentam lentamente e quando precisam atravessar as rodovias ou estradas no período em que estão mais ativas que seria a noite, correm o risco de serem atropeladas.

2 – Na idade média, este exótico animal era considerado diabólico, pois acreditavam que ela renascia em meio ao fogo. A crença nisso era tão forte que pessoas procuravam a prática do exorcismo para se libertarem desse estranho efeito.

3 – Nas estações primavera e verão, principalmente durante noites mornas e chuvosas, as salamandras saem de suas “residências” e andam em meio a folhagens mortas a procura de alimento.

4 – Elas têm a capacidade de regeneração corporal.

5 – Possuem, sempre, o corpo alongado – se assemelhando ao dos lagartos. Mas, lembre-se: lagartos são répteis e não anfíbios, como a salamandra verde e as salamandras em geral.

6 – Esta espécie de animal tem estado a muitas gerações em nosso planeta. Isso porque foram encontrados fósseis da espécie com aproximadamente 160 milhões de anos.

7 – Saiba que algumas salamandras são venenosas? E as com cores mais fortes e brilhantes são as mais propensas à isso, como por exemplo, as que apresentam coloração laranja, amarelo e vermelho intenso.

8 – Elas utilizam vocalização para espantar possíveis predadores.

9 – A salamandra-de-fogo é considerada uma das salamandras mais venenosa. Seu nome científico é Salamandra salamandra, tem o corpo de coloração preta com manchas amarelas e vive em locais específicos na Europa.

10 – Algumas salamandras apresentam a chamada pedomorfose, uma condição onde o animal mantém inalteradas características que tinha na fase larval como por exemplo ausência de pálpebras, sistema de linha lateral e padrões larvais de dentes.

11 – A salamandra-cega-do-Texas costuma viver em cavernas. Ela é cega, sem coloração corporal e tem brânquias externas.

12 – Cientistas encontraram uma salamandra-gigante vivendo em uma caverna na China tendo surpreendentemente 200 anos de idade! Seu comprimento era de 1,3 metros e pesava cerca de 50 quilos.

13 – As salamandras podem variar de 10 cm a 75 cm, em geral. No caso da salamandra verde, o tamanho costuma ir de 15 cm a 30 cm.

14 – As salamandras foram citadas pelos filósofos Aristóteles e Plínio. De acordo com manuscritos, eles se referiram ao anfíbio como aquele que não resiste ao fogo, mas também o apaga…

Algumas Espécies de Salamandras

Além da salamandra verde, outras espécies mais conhecidas são:

  • Salamandra salamandra alfredschmidti (Espanha)
Salamandra Salamandra Alfredschmidti
  • Salamandra salamandra almanzoris (Espanha)
Salamandra Salamandra Almanzoris
  • Salamandra salamandra hispanica (Espanha)
Salamandra Salamandra Hispanica
  • Salamandra salamandra bejarae (Espanha)
Salamandra Salamandra Bejarae
  • Salamandra salamandra beschkovi (Bulgária)
Salamandra Salamandra Beschkovi
  • Salamandra salamandra bernardezi (Espanha)
Salamandra Salamandra Bernardezi
  • Salamandra salamandra fastuosa (ou bonalli) (Espanha)
Salamandra Salamandra Fastuosa
  • Salamandra salamandra crespoi (Portugal)
Salamandra Salamandra Crespoi
  • Salamandra salamandra gigliolii (Itália)
Salamandra Salamandra Gigliolii
  • Salamandra salamandra gallaica (Portugal e Espanha)
Salamandra Salamandra Gallaica
  • Salamandra salamandra longirostris (Espanha)
Salamandra Salamandra Longirostris
  • Salamandra salamandra gallaica (Portugal e Espanha)
Salamandra Salamandra
  • Salamandra salamandra werneri (Grécia)
Salamandra Salamandra Werneri
  • Salamandra salamandra salamandra (França, Alemanha, Áustria, Republica checa, Suíça, e zonas balcânicas)
Salamandra Salamandra Salamandra
  • Salamandra salamandra terrestris (França, Bélgica, Holanda e Alemanha)
Salamandra Salamandra Terrestris

Você Sabia?

Que em muitos lugares a salamandra é bastante confundida com a lagartixa? Isso mesmo! Mas, como já sabemos, estamos falando de dois animais bem diferentes, sendo que apenas à aparência, em alguns casos, pode ser um tanto semelhante.

Primeiramente, a salamandra é um anfíbio, enquanto a lagartixa é um réptil. As lagartixas costumam apresentar escamas, enquanto as salamandras têm a pele lisa.

Além disso, a lagartixa é muito mais comum em áreas urbanas que as salamandras.

Talvez, a semelhança esteve no fato da capacidade de regeneração de membros, que algumas salamandras possuem, assim como as lagartixas.

Veja também

Alimentação do Dachshund: o Que Eles Comem?

O nome dessa raça é Dachshund, mas muitos chamam de salsichinha ou salsicha. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *