Home / Animais / Com Quanto Tempo a Maritaca sai do Ninho e Choca?

Com Quanto Tempo a Maritaca sai do Ninho e Choca?

As maritacas são aves não tão populares na boca do povo brasileiro, mas mesmo assim fazem parte da nossa fauna e tem uma extrema importância para nós. Elas são semelhantes a algumas espécies de papagaios, principalmente a Amazonas, a mais conhecida. Suas características são interessantíssimas e mostram o quão inteligentes e atenciosos são.

No post de hoje iremos falar um pouco sobre essas maritacas, mas especificamente em relação ao seu crescimento e desenvolvimento. Iremos falar sobre suas características gerais, seu nicho ecológico e habitat. E principalmente explicaremos com quanto tempo a maritaca sai do ninho e choca, indo viver sua própria vida independente. Continue lendo para descobrir tudo isso.

Características Gerais da Maritaca

A maritaca, também conhecida por uma outra enorme variedade de nomes como baetá, curica, guaracinunga, maetá e outros dependendo da região é uma ave muito conhecida no Brasil. Elas são aves psitaciformes, da família de nome semelhante Psittacidaes. O gênero é o Pionus, e elas são bem parecidas com os papagaios.

O nome maitaca vieram do tupi e significa “coisa barulhenta, ruidosa”. Elas são aves neotropicais, e ocorrem principalmente no Nordeste do Brasil. Mas também podem ser visto pela região sudeste, sul e centro-oeste. Seu corpo tem em torno de 27 a 29 centímetros, sendo um representante grande, pesando cerca de 250 gramas, sendo os machos levemente maiores que as fêmeas.

Sua caracterização começa pela cauda curta, que costuma ser azul. O bico tem uma cor cinza escuro e nas laterais da mandíbula possui algumas marcas vermelhas, quase como se tivessem o apertado ou estivesse com vergonha. Quanto mais jovens, mais forte é essa mancha. Sua expectativa de vida é de trinta anos, o que é considerado uma boa quantidade comparado a outros animais. Sua cabeça é verde escuro, e tem pouquíssimo azul pelo corpo.

Habitat e Nicho Ecológico da Maritaca

O habitat de um ser vivo é basicamente onde ele é encontrado. Como falamos anteriormente, ele está em uma grande variedade de locais. Desde savanas até florestas úmidas. Sempre se mantendo a no máximo 2.000 metros de altitude. Quanto ao nicho ecológico, esse se refere aos hábitos desse determinado ser, o que ele faz, incluindo alimentação, reprodução e outros.

As maritacas, ou maitacas, são animais sociais e costumam voar juntas em grupos de seis a oito aves. São animais diurnos, o que significa que dormem de noite e saem de dia. Seu período de maior atividade é na parte da manhã. Entretanto, quando há uma abundância de comida no local, esse grupo aumenta, podendo chegar em até cinquenta aves juntas. Para se manter no ar, elas batem as asas e levantam-as mais abaixo do corpo, diferente de outras aves. Essa característica faz com que elas consigam voar sem fazer praticamente nenhum som. O que é uma boa vantagem para não se tornarem avos de seus predadores. Entretanto, isso só ocorre em voos de pequena duração.

Em voos mais longos, são extremamente barulhentas. Sua voz emite um som parecido com “vrak” bem alto.

Quando o calor está forte, vão até lagos e lugares semelhante para se banhar e assim conseguir se refrescarem. Fazem isso muitas vezes, e quando não estão lá, estão comendo ou brincando. Sua alimentação consiste em frutos e sementes, dos mais variados tipos e de cada região, mas as sementes ainda são suas preferidas. Costumam procurar seu alimento em árvores mais altas, e utilizam seu próprio bico como um terceiro pé para se apoiarem. Depois utilizam as patas para levar a comida até a boca.

Com Quanto Tempo a Maritaca Sai do Ninho e Choca?

A reprodução desses animais começa em agosto e vai até janeiro, dependendo da região em que ela está. São aves monogâmicas, ou seja, o par fica junto pelo resto da vida. Para nós, o sexo do animal não é visível. É preciso realizar exames como sexagem, teste do DNA ou até a laparoscopia para conseguir identificar o órgão sexual interno da ave. Depois de se escolherem, o casal vai para um local longe de seu grupo, procurando por um ninho. Os lugares preferidos são em partes ocas nas árvores. Lá, eles ficam juntos o tempo todo durante o dia todo.

Após o acasalamento, a fêmea coloca de três a cinco ovos de coloração branca. O ninho é forrado com as penas da fêmea, que caem naturalmente. Qualquer sinal de perigo, ambos já ficam em alerta e colocam meio corpo para fora do buraco da árvore. Fazem a inspeção de todo o local para certificar que não haja nada. Caso vejam algo, saem um atrás do outro, completamente silenciosos e ficam horas na entrada do ninho espionando tudo para evitar ataques. Quando se sentem assustados, seu corpo todo fica arqueado mostrando-se pela plumagem.

Eles permanecem em período de incubação em torno de 23 a 25 dias. Depois disso, o ovo choca e fica dependente dos pais o tempo todo por um curto período de tempo. 55 dias depois, já saem do ninho e conseguem ir atrás de seu próprio alimento sem precisar de ninguém. Elas podem se juntar ao grupo dos pais, como ocorre na maioria das vezes, mas depois costumam se separar ao encontrar seu parceiro de vida.

Esperamos que o post tenha te ensinado um pouco mais sobre a maritaca e em relação ao período em que ela sai do ninho e choca. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre maritacas e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

8 comentários

  1. Se a maritaca faz o ninho dentro do forró de uma residência então ela ficará 55 dias fazendo barulhos.?

    • Gostei muito deste artigo! Entrei aqui porque tem uma família que chocaram no meu telhado!!! Que baruulhoiooo principalmente ao amanhecer ….mas pelo vi aqui tenho que esperar esses 55 dias mesmo. Pois consigo perceber o chilrearr de vários bebês

    • Infelizmente não só 55 dias. Estão cada vez ficando mais e mais, estão vindo em meados de Setembro e ficando até Abril. Vi isso no último ano e estão aqui até agora. (Cerca de 7-8 meses) Não tem motivo para elas irem embora, já que a vida aqui é moleza.

  2. Criei dois bebês maritaca sempre com a intenção de devolver pra natureza , e assim foi feito. Só que eles passam todo dia voando no meu quintal. Será que eles lembram de mim?

  3. Josiane de andrade

    Obrigada por mim esclarecer foi muito bom, muito grata por isso.

  4. SAMUEL DAS NEVES CAMPOS

    e esse os filhotes cairem do ninho? os pais vao ficar chateados se eu criar ate eles irem embora?

  5. Tem um casal aqui no meu telhado (dentro da telha), ali a fêmea botou os ovos e o casal está aguardando os filhotes crescerem um pouquinho. Moro em Hortolândia e esta ave tem aos milagres aqui na região. Amo essas aves.

  6. estou abrigando unm casal no meu chifre de viado. Aninharam por aqui e já escuto os filhotes criarem. Apaixonada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *